Jornalismo Cultural e o webreview do século XXI, inovação ou tradição?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.56822

Palavras-chave:

Jornalismo Cultural, Literatura, Jornalismo, Peixe Elétrico, Suplementos

Resumo

Com o olhar que contempla as configurações sociais e históricas em torno das aproximações e intercomunicabilidade (Lajolo; Zilberman, 1996) entre Jornalismo e Literatura, em espaços constituídos pelo Jornalismo Cultural (Hohlfeldt, 2003; Lima, 2013; Soares, 2014), traçamos o questionamento desta reflexão. Debruçamo-nos em caracterizar etapas históricas vividas por suplementos literários e webreviews, do século XIX ao século XXI. Utilizamos como metodologia, a investigação exploratória, de caráter histórico-crítico-bibliográfica, em uma análise qualitativa e de conteúdo (Herscovitz, 2012; Bardin, 1977). Nossas reflexões estão centradas em seis edições (Krippendorff, 1990) do webreview Peixe Elétrico. Inspiramo-nos nas particularidades para identificarmos as tendências do Jornalismo Cultural do século XXI. Evoluiu-se do suplemento, que buscava um público amplo, mas indistinto, porque vinha encartado em jornais de referência, para publicações específicas, dirigidas diretamente para o interessado. Apesar das mudanças de suporte, da modernização das mídias, no que se refere aos aparatos tecnológicos, ao longo de cinquenta anos, os suplementos continuam basicamente com o mesmo formato. Considerando o impacto das mudanças tecnológicas nos comportamentos de leitores e modos de produção do jornalismo digital, o tipo de conteúdo proposto e a divisão de editorias do Jornalismo Cultural tiveram apenas mudanças de suporte – do impresso ao digital, e de layout. Peixe Elétrico não possui as características do ciberjornalismo, logo, visualizamos uma tendência à manutenção do estilo de se fazer Jornalismo Cultural no Brasil.

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Biografia do Autor

  • Larissa Bortoluzzi Rigo, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, campus Frederico Westphalen, RS, Brasil

    Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação, PUCRS. Pós-doutoranda em Educação pelo PPGEDU, da URI, câmpus Frederico Westphalen;

  • Antonio Hohlfeldt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Porto Alegre, RS, Brasil

    Doutor em Letras pela PUCRS; Realizou estágio pós-doutoral em 2008, na Universidade Fernando Pessoa. Atua nos PPGs de Escrita Criativa (Faculdade de Letras, PUCRS) e de Comunicação Social (FAMECOS, PUCRS), Porto Alegre, RS. 

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Publicado

14-06-2025

Declaração de Disponibilidade de Dados

Os dados de pesquisa foram utilizados com a base do trabalho de conclusão de uma tese de Doutorado. 

Como Citar

RIGO, Larissa Bortoluzzi; HOHLFELDT, Antonio. Jornalismo Cultural e o webreview do século XXI, inovação ou tradição?. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 18, p. e56822, 2025. DOI: 10.1590/1983-3652.2025.56822. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/56822. Acesso em: 15 jul. 2025.

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