v. 18 (2025): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia

					Visualizar v. 18 (2025): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia

Belo Horizonte-MG, Brasil

Publicado em: 29/11/2024

Publicação contínua

Publicado: 29-11-2024

Artigos

  • Atitudes e percepções o papel da inteligência artificial na formação de futuros professores de línguas estrangeiras do ensino secundário

    Noelia Mª Galán-Rodríguez, María Bobadilla-Pérez, Eduardo Barros-Grela
    e51692
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.51692
  • Validação de uma lista de verificação para o projeto de uma Nubeteca

    Blanca Florido Zarazaga, Manuel Francisco Romero Oliva
    e54211
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.54211
  • Proposta de modelo para votação eletrônica utilizando Blockchain e Contratos Inteligentes

    José Alves de Lima Neto, Rafael Oliveira Vasconcelos
    e50815
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.50815
  • Padlet mural digital para melhorar o processo de ensino-aprendizagem no nível superior?

    Ricardo-Adán Salas-Rueda, Eduardo Domínguez-Herrera, Ricardo Castañeda-Martínez
    e49123
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.49123
  • Metodologias educacionais e tradução audiovisual didática resultados de uma implementação de dublagem e legendagem combinadas em uma turma do Ensino Fundamental com o método Montessori

    Edurne Goñi-Alsúa, Galder Rejas Vicente
    e51717
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.51717
  • Perfil dos grupos de pesquisa no Piauí entrelaçando linhas de saberes

    Márcio Nannini da Silva Florêncio, Romario Martins de Sousa, Benedita Marta Gomes Costa
    e54310
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.54310
  • A netnografia na investigação linguística

    Marco Lovón
    e46890
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.46890
  • O software “AutorIA” análise da usabilidade por estudantes de um curso de Geografia

    Marília de Carvalho Caetano Oliveira, Fernando Augusto Teixeira
    e55336
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.55336
  • Emergência da extensão universitária digital boas práticas e direcionamentos

    João Alexandre Peschanski, Amanda Chevtchouk Jurno, Alexander Maximilian Hilsenbeck Filho
    e56372
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.56372
  • Proposta de algoritmo de classificação automática de papéis semânticos em português no âmbito do modelo Abstract Meaning Representation

    Jackson Wilke da Cruz Souza, Pedro Semcovici, Thiago Alexandre Salgueiro Pardo
    e55346
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.55346
  • Tecnologias assistivas aplicadas à educação matemática inclusiva para estudantes com Transtorno de Espectro Autista nos anos iniciais do ensino fundamental

    Camila Rezende Oliveira, Cjanna Vieira Lopes, Guilherme Saramago de Oliveira
    e56096
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.56096
  • Verso romântico? Revisitando o decassílabo sáfico com ferramentas digitais

    Gabriel Esteves, Leandro Scarabelot, Ana Paula Nunes de Sousa
    e55787
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.55787
  • Teletandem no Brasil uma descrição dos cenários de aprendizagem em instituições brasileiras

    Laura Rampazzo
    e57003
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.57003
  • Desafios de grandes modelos de linguagem generativa na reprodução de complexidade textual um estudo com editoriais jornalísticos

    André Luis Antonelli
    e58530
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.58530
  • Jornalismo Cultural e o webreview do século XXI, inovação ou tradição?

    Larissa Bortoluzzi Rigo, Antonio Hohlfeldt
    e56822
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.56822
  • As tecnologias digitais no ensino de língua portuguesa

    Jose Isavam Oliveira Silva, Albina Pereira de Pinho
    e56954
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.56954
  • Cognição universitária framework para infraestrutura de um campus

    Tiago Giuriatti, João Artur de Souza, Gilberto Luiz de Souza Paula, Chirley de Miranda Giuriatti
    e56958
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.56958
  • Inteligência Artificial em estudos de tradução uma pesquisa transversal sobre conhecimento, atitudes e práticas de acadêmicos jordanianos

    Dana Mahadin, Sameer Naser Olimat, Zakaryia Almahasees
    e57583
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.57583
  • “Sua graça não cai bem” impolidez e ressonância em comentários do YouTube em relação a uma comediante de stand-up

    Cherish How, Najah Zainal Abidin , Nur Azwin Zulkarnain
    e58180
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.58180
  • Emoções e mudanças climáticas no Instagram um estudo em contexto brasileiro

    Geilson Fernandes de Oliveira, Luisa Massarani, Graziele Scalfi , Marcelo Alves dos Santos Junior , Thaiane Oliveira
    e58661
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.58661
  • Ecossistema desinformacional em canais de extrema-direita no Telegram sobre as enchentes no RS em 2024 abordagem semiótico-interacional

    Conrado Moreira Mendes, Carolina Gouvêa de Almeida, Maria Ângela Mattos
    e58644
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.58644
  • Geração de textos dinâmicos e criativos com Grandes Modelos de Linguagem (LLMs) uma revisão sistemática

    Patrick Fernandes Rezende Ribeiro, Denise Fukumi Tsunoda
    e60103
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.60103
  • Autoetnografia a trajetória de um professor de inglês em plataformas digitais de ensino

    Clayton Oliveira
    e59089
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.59089
  • Impacto da tecnologia na aprendizagem no ensino superior uma revisão sistemática da literatura

    Vicente Gabarda Méndez, Cristina Gabarda Méndez, Nuria Cuevas Monzonís, Andrea Cívico Ariza
    e51463
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.51463
  • Redes de comunicação universitária sNOOC para educação midiática de idosos

    Javier Gil-Quintana, Eduardo García Blazquez, José Javier Hueso Romero, Luis Miguel Romero Rodríguez
    e53823
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.53823
  • A convergência das artes no gênero discursivo songfic dialogismo, multimodalidade e literatura infanto-juvenil na era digital

    Vinicius Viana Busatto, Márcia Helena de Melo Pereira
    e53269
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.53269
  • Análise de ambiguidade linguística em modelos de linguagem de grande escala (LLMs)

    Lavínia Moraes, Irene Cristina Silvério, Rafael Alexandre Sousa Marques, Bianca de Castro Anaia, Dandara Freitas de Paula, Maria Carolina Schincariol de Faria, Iury Cleveston, Alana de Santana Correia, Raquel Meister Ko Freitag
    e53181
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.53181
  • Realidade mista, virtual e aumentada tecnologias para aprendizagem

    Julio Cabero-Almenara, Margarita Rodríguez Gallego, Carmen Llorente-Cejudo
    e49561
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.49561
  • Estruturas de apoio às humanidades abertas

    Andrey Anderson dos Santos, Edna Karina Lira, Eliana Maria dos Santos Bahia, Edgar Bisset-Alvarez
    e53776
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.53776
  • Entre fatos e relatos as dimensões da identidade profissional e da competência digital docente

    Daiane Padula Paz, Edilson Pontarolo, Rosa Vázquez Recio, Franciele Clara Peloso
    e53547
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.53547
  • Transformação digital no ensino superior sob uma perspectiva internaciona mapeamento sistemático da literatura

    Vannessa Lucía Sandoval Benavides, Maricela López-Ornelas
    e51996
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.51996
  • Aprendizagens repercutidas a partir da metodologia Digital Storytelling estudo de caso em uma turma de Pedagogia

    Marina Rodrigues da Silva Lopes, Késsia Mileny de Paulo Moura
    e51865
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.51865
  • Letramento digital no ensino de língua inglesa uma revisão bibliográfica

    Daniela de Paula Farias, Taisa Pinetti Passoni
    e54765
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.54765
  • Tecnologia, inovação e modelos de negócio nos jornais regionais portugueses

    Marta Santos Silva, Adriana Gonçalves, Ricardo Morais
    e55812
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.55812
  • Uma avaliação de abordagens de aprendizado de máquina em ambientes educacionais uma revisão sistemática da literatura

    Lucio Agostinho Rocha
    e54910
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.54910
  • Videoaulas e produção de artigo acadêmico o que é ensinado?

    Gabriel Nicolau de Souza, Elizabeth Maria da Silva
    e55494
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.55494
  • No rastro dos conceitos de competência digital docente

    Monalisa Pivetta da Silva; Nathalie Assunção Minuzi
    e54501
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.54501
  • Avaliação de aplicações e concepção de um recurso tecnológico para a aprendizagem de música

    Antonio León Garrido, Julio Manuel Barroso-Osuna
    e56904
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.56904
  • As TIC no centro da (re)configuração social do século XXI

    Jean Carlos da Silva Monteiro, Luciano da Silva Façanha
    e56501
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.56501
  • Videogames na sala de aula um estudo avaliativo de um curso de treinamento sobre o uso de videogames para professores na Extremadura

    Mario Cerezo-Pizarro, Francisco Ignacio Revuelta-Domínguez, Jorge Guerra-Antequera
    e56657
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.56657
  • O papel da pesquisa espanhola na produção científica internacional sobre competência digital docente (2010-2023) tendências, problemáticas e desafios

    Alfons Medina Cambrón, Sonia Ballano Macías
    e56425
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.56425
  • As novas fronteiras do dizível a linguagem impolida contra figuras femininas das esferas política e judiciária

    Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira, Monique Vieira Miranda, Tímea Drinóczi, Gustavo Ximenes Cunha
    e58111
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.58111
  • EnemIA correção de redações do Enem com Inteligência Artificial

    Andréia dos Santos Sachete, Alba Valéria de Sant'Anna de Freitas Loiola , Ânderson Martins Pereira, Fábio Diniz Rossi, Raquel Salcedo Gomes
    e58426
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.58426
  • Percepções, experiências e implicações de professores universitários para o uso do ChatGPT em ESL

    Oksana Chugai, Iryna Lytovchenko, Oksana Synekop
    e56839
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.56839
  • O uso e as percepções de estudantes de graduação em ESL sobre o ChatGPT para fins de escrita acadêmica

    Lakshmana Rao Pinninti
    e58320
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.58320
  • Realidade aumentada no ensino de modelos atômicos engajamento e motivação no ensino fundamental

    Karla Angélica Silva do Nascimento, Viviane dos Santos Marques
    e59011
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.59011
  • Jornalismo local na era digital revisão sistemática de uma década de pesquisa

    Pedro Jerónimo, Luísa Torre
    e59031
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.59031
  • A abordagem triangular no ensino de arte uma proposta educacional integrada

    Laura Paola Ferreira, Danilo Rodrigues Zinatelli Cesar, Eloiza Mara de Paula Rossoni
    e58366
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.58366

Ensaios

  • O algoritmo é um texto

    Julio Araujo
    e58505
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.58505

Relatos de experiência

  • Avaliação formativa com TIC em Filosofia um estudo de caso no ensino médio chileno

    Gustavo Herrera-Urízar, Ainara Moreno-González, Souly Cisternas-Negrete
    e55865
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.55865
  • Integrando a Internet das Coisas na Robótica Educacional por meio da Abordagem da Aprendizagem Criativa

    Monica Aparecida Asquino, Janine Kniess
    e60367
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.60367

Resenhas críticas

  • Resenha de Hacking hybrid media: power andpractice in an age of manipulation

    Joao Carlos Sousa
    e56424
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.56424

Dossiê 2025: Contribuições das tecnologias para novas abordagens didáticas no ensino de línguas estrangeiras e tradução em situações de pandemia e pós-pandemia