Teletandem no Brasil

uma descrição dos cenários de aprendizagem em instituições brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.57003

Palavras-chave:

Telecolaboração, Aprendizagem de línguas, Contato intercultural, Cenário de aprendizagem, Cenário pedagógico

Resumo

O teletandem caracteriza-se como uma proposta de intercâmbio virtual (IV), uma reconhecida iniciativa pedagógica que conecta estudantes de idiomas que estão distantes geograficamente a fim de que compartilhem suas línguas e culturas. Com trajetória de quase 20 anos de aplicação, o projeto foi pioneiramente proposto na Universidade Estadual Paulista (Unesp) e tornou-se o modelo de IV mais popular no contexto brasileiro, sendo hoje ofertado nas cinco regiões brasileiras. A fim de apresentar uma descrição dos cenários de aprendizagem do teletandem nas instituições do Brasil para que se tenha uma visão abrangente de sua aplicação, foram investigados 45 trabalhos publicados entre 2021 e 2024 e as características que compõem os cenários foram identificadas. Os resultados sugerem que a iniciativa conecta principalmente estudantes universitários em parcerias de português-espanhol e português-inglês, é sustentada pelos princípios delineados por Vassallo e Telles (2006) e composta pelas macrotarefas sessão oral de teletandem e sessão de mediação. A aplicação do modelo difere-se, sobretudo, quanto às microtarefas e recursos que são utilizados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Laura Rampazzo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), São Paulo, SP, Brasil

    Professora Assistente Doutora junto ao Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESP, onde atua no curso de graduação em Letras-Inglês. É doutora em Estudos Linguísticos (2021) e mestra em Estudos Linguísticos (2017) pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - UNESP. Possui licenciatura em Letras (habilitação Português/Inglês) (2014) pela Faculdade de Ciências e Letras de Assis - UNESP. Foi professora do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) (2017-2024), onde lecionou nos cursos técnicos integrados ao ensino médio e cursos tecnológicos de graduação. Tem experiência na promoção de projetos de intercâmbio virtual para a aprendizagem de línguas e culturas. Fez parte da turma de 2022 da Stevens Initiative Virtual Exchange Academy, tem treinamento em facilitação online para intercâmbios entre culturas pela Soliya (2021) e é membro do grupo de pesquisa InviTe (Intercâmbio Virtual e Teletandem): Línguas Estrangeiras para Todos. Em colaboração com Viviane Moore, publicou o livro "Guia teórico-prático do intercâmbio virtual" pela Pontes Editores como estratégia de divulgação científica e de contribuição para a formação de educadores para atuarem em contextos de intercâmbio virtual. Seus interesses de pesquisa são nos seguintes temas: linguística aplicada, ensino e aprendizagem de línguas, intercâmbio virtual/telecolaboração, gêneros textuais, comunidades discursivas e comunidades do intercâmbio virtual, polidez linguística e autonomia.

Referências

ANIKINA, Zhanna; SOBINOVA, Liubov; PETROVA, Galina. Integrating Telecollaboration into EFL Classroom: Theoretical and Practical Implications. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 206, p. 156–161, 2015. DOI: 10.1016/j.sbspro.2015.10.045.

AQUINO, Marceli Cherchiglia; MECHTENBERG, Franz; TASSINARI, Maria Giovanna. Fremdsprachenlernen im Teletandem: Ein deutsch-brasilianisches Kollaborationsprojekt aus der Sicht teilnehmender Studierender. Pandaemonium Germanicum, v. 25, n. 47, p. 122–147, 2022. DOI: 10.11606/1982-883724547122.

ARANHA, Solange; CAVALARI, Suzi Marques Spatti. A trajetória do projeto Teletandem Brasil: da modalidade institucional não-integrada à institucional integrada. The ESPecialist, v. 35, n. 2, p. 183–201, 2014.

ARANHA, Solange; CAVALARI, Suzi Marques Spatti. Teletandem. In: PANORAMA da contribuição do Brasil para a difusão do português. [S. l.]: Funag, 2021.

ARANHA, Solange; CAVALARI, Suzi Marques Spatti; CUNHA, Jessica Nunes Caldeira. Task Design Within Virtual Exchange: The Case of Institutionally Integrated Teletandem. In: LANGUAGE, Culture and Literature in Telecollaboration Contexts. [S. l.]: Springer & Editora Unesp, 2023.

ARANHA, Solange; LEONE, Paola. The development of DOTI (Databank of oral teletandem interactions). In: FISHER, Darja; BEIBWENGER, Michael (ed.). Investigating computer-mediated communication: corpus-based approaches to language in the digital world. [S. l.]: Ljubljana University Press, Faculty of Arts, 2017. p. 172–190.

ARANHA, Solange; RAMPAZZO, Laura. Research methods in teletandem context: approaches and possibilities. The ESPecialist, v. 43, n. 1, 2022.

ARAÚJO SILVA, Rickison Cristiano de. Crenças e expectativas acerca da aprendizagem colaborativa de línguas estrangeiras no teletandem. Revista X, v. 17, n. 3, p. 929–949, 2022.

ARAÚJO SILVA, Rickison Cristiano de; SOUZA, Fábio Marques. A formação do professor interculturalista de língua espanhola mediada pelo Teletandem. Revista Letras Raras, v. 11, n. 2, p. 139–160, 2022.

ATHANASIOU, Androulla; ADJICONSTANTINOU, Stravoulla; CHRISTOFOROU, Maria (ed.). Innovative Language Teaching Practices in Higher Education in a Post-COVID Era. [S. l.]: Ubiquity Press, 2024.

BARBOSA, Marcelo Werneck; FERREIRA-LOPES, Luana. Emerging trends in telecollaboration and virtual exchange: a bibliometric study. Educational Review, v. 75, n. 3, p. 558–586, 2023. DOI: 10.1080/00131911.2022.2041234.

BOZHINOVA, Krastanka. Télecollaboration en langues et émergence d’une communauté virtuelle d’apprentissage. Alsic. Apprentissage des Langues et Systèmes d’Information et de Communication, v. 27, n. 2, 2024. DOI: 10.4000/alsic.4596.

BRAMMERTS, Helmut. Tandem language learning via the internet and the international e-mail tandem network. In: LITTLE, David; BRAMMERTS, Helmut (ed.). A Guide to Language Learning in Tandem via the Internet. [S. l.]: Trinity College, 1996. v. 46. (CLCS Occasional Paper). p. 9–21.

BRAMMERTS, Helmut. Aprendizagem autónoma de línguas em tandem: desenvolvimento de um conceito. In: DELILLE, Karl Heinz (ed.). Aprendizagem autónoma de línguas em tandem. [S. l.]: Edições Colibri, 2002.

BRASIL. Lei n° 14.945, de 31 de julho de 2024. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), a fim de definir diretrizes para o ensino médio, e as Leis nºs 14.818, de 16 de janeiro de 2024, 12.711, de 29 de agosto de 2012, 11.096, de 13 de janeiro de 2005, e 14.640, de 31 de julho de 2023. [S. l.: s. n.], 2024. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/lei-n-14.945-de-31-de-julho-de-2024-575696390.

CALVO, Luciana Cabrini Simões; HARTLE, Lynn C. Virtual exchange in teacher education programs from Brazil and USA: outcomes and challenges. Texto Livre - Linguagem e Tecnologia, v. 17, 2024. DOI: 10.1590/1983-3652.2024.47921.

CAMPOS, Bruna da Silva; KAMI, Camila Maria da Costa; SALOMÃO, Ana Cristina Biondo. A mediação no Teletandem durante a pandemia da COVID-19. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, v. 20, n. 1, 2021. DOI: 10.26512/rhla.v20i1.36452.

CAPPELLINI, Marco; ELSTERMANN, Anna-Katharina; MOMPEAN, Annick Rivens. Reciprocity 2.0: How reciprocity is mediated through different formats of learners’ logs. In: HORGUES, Claire; TARDIEU, Céline (ed.). Redefining Tandem Language and Culture Learning in Higher Education. [S. l.]: Routledge, 2020.

CAVALARI, Suzi Marques Spatti. Integrating telecollaborative language learning into Higher Education: a study on teletandem practice. Brazilian English Language Teaching Journal (BELT), v. 9, n. 2, p. 417–432, 2018. DOI: 10.15448/2178-3640.2018.2.31927.

CAVALARI, Suzi Marques Spatti; ARANHA, Solange. Learners’ diaries as a tool for teachers’ assessment in teletandem. In: CZURA, Anna; DOOLY, Melinda Ann (ed.). Assessing virtual exchange in foreign language courses at tertiary level. [S. l.]: Research-publishing.net, 2022. p. 65–78.

CHANIER, Thierry; WIGHAM, Ciara. A scientific methodology for researching CALL interaction data: Multimodal LEarning and TEaching Corpora. In: CAWS, Catherine; HAMEL, Marie-Josée (ed.). Language-Learner Computer Interactions: Theory, methodology and CALL applications. [S. l.]: John Benjamins, 2016.

CRUZ, Jheniffer da Silva. “Teletandem com Literatura” na formação inicial de professores de espanhol como língua estrangeira em contexto telecolaborativo. 2024. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual Paulista (UNESP). Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/252719.

CUNHA, Jéssica Nunes Caldeira. A tarefa de troca de textos em TTDii em perspectiva processual (task-in-process): um estudo de caso. 2024. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual Paulista (UNESP). Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/257620.

DOOLY, Melinda. Language Teaching, Language Learning, and Virtual Exchange in an Age of Complexity. International Journal of Computer-Assisted Language Learning and Teaching, v. 12, n. 3, p. 1–18, 2022. DOI: 10.4018/ijcallt.316459.

DUTRA, Anelise Fonseca; FERREIRA, Michael J. O desenvolvimento da competência intercultural em alunos envolvidos em interação via teletandem. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 63, n. 3, p. 476–489, 2024. DOI: 10.1590/1984-6398202463487.

ELSTERMANN, Anna-Katharina. Peer group mediation sessions as an assessment tool in teletandem. In: CZURA, Anna; DOOLY, Melinda Ann (ed.). Assessing virtual exchange in foreign language courses at tertiary level. [S. l.]: Research-publishing.net, 2022. p. 79–91.

FERNANDES, Fabiane Cristina. Políticas públicas para o ensino/aprendizagem de língua espanhola nas escolas técnicas estaduais do Centro Paula Souza. 2023. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/97d57c33-1e19-4a62-b12b-316b13af822b.

FERRO, Priscilla. Genre dynamics in teletandem chats: a longitudinal study of English <» Portuguese partnerships at UNESP-SJRP. The ESPecialist, v. 45, n. 5, p. 20–41, 2024. DOI: 10.23925/2318-7115.2024v45i5e65898.

FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de. O uso da pedagogia de projetos em sessões de teletandem: o ponto de vista de alunos brasileiros e argentinos. Domínios de Lingu@gem, v. 18, 2024. DOI: 10.14393/DLv18a2024-26.

FOUCHER, Anne-Laure. Didactique des Langues-Cultures et Tice: scénarios, tâches, interactions. [S. l.]: Université Blaise Pascal - Clermont-Ferrand II, 2010.

FUNK, Hermann; GERLACH, Manja; SPANIEL-WEISE, Dorothea. Handbook for Foreign Language Learning in Online Tandems and Educational Settings. [S. l.]: Peter Lang, 2017. (Foreign Language Teaching in Europe, Volume 15). ISBN 978-3-631-71448-5. DOI: 10.3726/b10732.

GARCIA, Daniela Nogueira Moraes. A logística das sessões de interação e mediação no teletandem com vistas ao ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras. Estudos Linguísticos, v. 44, n. 2, p. 725–738, 2015. DOI: 10.17851/1981-4381.44.2.725-738.

GARCIA, Daniela Nogueira Moraes; O’CONNOR, Katheleen; CAPPELLINI, Marco. A typology of metacognition: Examining autonomy in collective blog compiled in a Teletandem environment. In: LTD, Equinox Publishing (ed.). Learner Autonomy and Web 2.0. United Kingdom: Equinox Publishing Ltd, 2017. p. 69–92.

GARCIA, Daniela Nogueira Moraes; OLIVEIRA, Victor César; SANTOS, Douglas Cunha. Ocorrências da (não) separação de línguas no Teletandem. The Especialist, v. 43, n. 1, p. 1–20, 2022. DOI: 10.23925/2318-7115.2022v43i1e65897.

GONZÁLEZ-LLORET, Marta. The future of language learning teaching in a technology-mediated 21st century. The Modern Language Journal, v. 108, n. 2, p. 541–547, 2024. DOI: 10.1111/modl.12928. HELM, Francesca; BEAVEN, Ana. Designing and implementing virtual exchange - a collection of case studies. Padova, Italy: Research-publishing.net, 2020. DOI: 10.14705/rpnet.2020.45.1110.

KÓRIS, Rita. Twenty-first-century methods for twenty-first-century skills: Developing students’ ESP competencies through virtual exchange projects. In: VÁRÁNOVÁ, Mária (ed.). New to the LSP classroom? A selection of monographs on successful practices. Wilmington: Vernon Press, 2023.

LEE, Jonathan; LEIBOWITZ, Jami; REZEK, Jon. The Impact of International Virtual Exchange on participation in Education Abroad. Journal of Studies in International Education, v. 26, n. 2, p. 202–221, 2022. DOI: 10.1177/10283153211052777.

LEWIS, Tim; O’DOWD, Robert. Online Intercultural Exchange and Foreign Language Learning: A Systematic Review. In: O’DOWD, Robert; LEWIS, Tim (ed.). Online intercultural exchange: Policy, pedagogy, practice. New York e London: Routledge, 2016. p. 29–72.

LIMA-LOPES, Rodrigo Esteves de; ARANHA, Solange. Language Separation in Teletandem: What corpus analysis can tell us. Ilha do Desterro, v. 76, n. 3, p. 329–351, 2023. DOI: 10.5007/2175-8026.2023.e94574. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8026.2023.e94574.

LITTLE, David; BRAMMERTS, Helmut. A Guide to Language Learning in Tandem via the Internet. Edição: David Little e Helmut Brammerts. [S. l.]: Trinity College Dublin, Centre for Language e Communication Studies, 1996. (CLCS Occasional Paper, 46). Disponível em: https://www.academia.edu/98368662/A_Guide_to_Language_Learning_in_Tandem_via_the_Internet_CLCS_Occasional_Paper_No_46.

LOPES, Queila Barbosa. MulTeC: A construção de um corpus multimodal em teletandem. 2019. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São José do Rio Preto, Brasil. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/27ac4bd2-4cd8-447d-ba12-28a27f7dcece.

LOPES, Queila Barbosa; QUEIROZ, Rodrigo Nascimento; FERNANDES, Eugênia Magnólia da Silva. Learning experiences in a virtual exchange project: the University of California, Davis’ and the Federal University of Acre’s first partnership. The Especialist, v. 43, n. 1, p. 1–20, 2022. DOI: 10.23925/2318-7115.2022v43i1a16.

MACIEL, Helaine de Souza. Interculturalidade e cinema: uma experiência de formação de professores de espanhol mediada pelo teletandem. 2024. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Campina Grande.

MESSIAS, Rozana Aparecida Lopes; TELLES, João Antonio. Teletandem como “terceiro espaço” no desenvolvimento de professores de línguas estrangeiras. Educação Temática Digital, v. 22, n. 3, p. 731–750, 2020. DOI: 10.20396/etd.v22i3.8655293.

MOORE, Viviane Klen-Alves; RAMPAZZO, Laura. Teletandem principles in focus: documenting how learners act during the oral sessions. Revista (Con)Textos Lingüısticos, v. 17, n. 38, p. 182–202, 2023. DOI: 10.20396/etd.v22i3.8657382.

MUÑOZ, Ángela María Erazo; ÁLVAREZ, Graciela Uribe; RIBEIRO, Jocenilson; TIRLONI, Larissa Paula; MARTÍNEZ, Zahyra Camargo; RAMMÉ, Valdilena. Enfoques plurales y aplicaciones didácticas en contexto universitario. In: PINHEIRO-MARIZ, Josilene; TAVARES, Tássia; RODRIGUES, Fábio (ed.). Literaturas, Línguas e Tradução. Forjando Identidades. Uberlândia, MG, Brasil: Editora Projetium, 2022. p. 267–287.

O’DOWD, Robert. From telecollaboration to virtual exchange: state-of-the-art and the role of UNICollaboration in moving forward. Journal of Virtual Exchange, v. 1, 2018. DOI: 10.21827/jve.1.1.1-22.

O’DOWD, Robert. Virtual exchange: moving forward into the next decade. Computer Assisted Language Learning, v. 34, n. 1, p. 1–17, 2021. DOI: 10.1080/09588221.2021.190 201. O’DOWD, Robert; WARE, P. Critical issues in telecollaborative task design. Computer Assisted Language Learning, v. 22, n. 2, p. 173–188, 2009. DOI: 10.1080/09588220902778369.

OLIVEIRA, Rosângela Aparecida Dantas de. O uso do espanhol em sessões orais de Teletandem português-inglês no corpus MulTeC: um estudo à luz do conceito de translanguaging. The ESPecialist, v. 45, n. 3, p. 154–182, 2024. DOI: 10.23925/2318-7115.2024v45i3e65912.

OLIVEIRA, Victor César de. Encontros transculturais e histórias na terceira idade: uma experiência em teletandem. 2022. Mestrado em Educação – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Presidente Prudente, SP, Brasil. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/236799.

OLIVEIRA PAIVA, Vera Menezes de. O uso da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras: breve retrospectiva histórica. [S. l.: s. n.], 2008. http://www.veramenezes.com/techist.pdf. Accessed: 2025-04-14.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2019. ISBN 9788579341694.

PEREIRA, Gabriel Maciel. A implementação do projeto Teletandem na Universidade Nacional de Assunção. Ñemitỹrã, Revista Multilingüe de Lengua, Sociedad y Educación, v. 5, n. 3, p. 38–45, 2023. DOI: 10.47133/NEMITYRA20232d12-3A4. Disponível em: https://revistascientificas.una.py/index.php/nemityra/article/view/3970.

PICOLI, Fabiana; SALOMÃO, Ana Cristina Biondo. O princípio da separação de línguas no Teletandem: o que as teorias propõem e como ele funciona na prática. Revista Estudos Linguísticos, v. 49, n. 3, p. 1605–1623, 2020.

RAMOS, Karin Adriane Henschel Pobbe; CARVALHO, Kelly Cristiane Henschel Pobbe. Preface. In: LANGUAGE, Culture and Literature in Telecollaboration Contexts. [S. l.]: Springer & Editora Unesp, 2023.

RAMPAZZO, Laura. Gêneros do intercâmbio virtual: recorrência retórica e uso de polidez no primeiro encontro síncrono. 2021. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São José do Rio Preto.

RAMPAZZO, Laura. Virtual Exchange Genres: what can genre theories inform us about the first synchronous session? Folios. Revista de la Facultad de Humanidades, v. 60, p. 35–51, 2024.

RAMPAZZO, Laura; CUNHA, Jéssica Nunes Caldeira. Telecollaborative practice in Brazil: what has been published about teletandem? Brazilian English Language Teaching Journal (BELT), v. 12, n. 1, p. 1–12, 2021.

RAMPAZZO, Laura; MOORE, Viviane Klen-Alves. Turning Tables: Redesigning Virtual Exchange through the Learners’ Experience. In: ATHANASIOU, Androulla; HADJICONSTANTINOU, Stravoulla; CHRISTOFOROU, Maria (ed.). Innovative Language Teaching Practices in Higher Education in a Post-COVID Era. [S. l.]: Ubiquity Press, 2024. p. 123–150.

RAMPAZZO, Laura; SOUZA KLEN-ALVES MOORE, Viviane de. Guia teórico-prático do intercâmbio virtual. [S. l.]: Pontes Editores, 2024. RENÓ, Aline Fernandes da Silva. Contribuições das mediações coletivas em intercâmbio virtual: um estudo de caso sobre o contexto Teletandem (português/espanhol) na perspectiva de estudantes de Institutos Federais. 2024. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

RUBIN, Jon. Preface to an evolving international educational landscape. In: RUBIN, Jon; GUTH, Sara (ed.). The Guide to COIL Virtual Exchange: Implementing, Growing, and Sustaining Collaborative Online International Learning. New York: Routledge, 2023.

RUBIN, Jon; GUTH, Sara. Collaborative Online International Learning. An Emerging Format for Internationalizing Curricula. In: MOORE, Alexandra Schultheis; SIMON, Sunka (ed.). Globally Networked Teaching in the Humanities: Theories and Practices. [S. l.]: Routledge, 2015.

SADLER, Randall; DOOLY, Melinda. Twelve years of telecollaboration: what we have learnt. ELT Journal, v. 70, n. 4, p. 401–413, 2016.

SALOMÃO, Ana Cristina Biondo. Perspectivas de internacionalização em casa: intercâmbio virtual por meio do Programa BRaVE - Unesp. Edição: José Celso Freire Junior. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2020.

SALOMÃO, Ana Cristina Biondo. Foreign Language Communication in Virtual Exchanges: Reflections and Implications for Applied Linguistics. International Journal of Computer-Assisted Language Learning and Teaching, v. 12, n. 3, 2022.

SALOMÃO, Ana Cristina Biondo; SILVA, Andressa Carvalho; GÊNOVA DANIEL, Fátima de. A aprendizagem colaborativa em tandem: um olhar sobre seus princípios. In: TELLES, J. A. (ed.). Teled@ndem: um contexto virtual, autônomo e colaborativo para aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI. Campinas: Pontes, 2009.

SARTORI, Jéssica Sordi. A sessão de mediação no teletandem: um estudo sobre sua estrutura com base na Análise da Conversação. 2021. Diss. (Mestrado) – Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Universidade Estadual Paulista ’Júlio de Mesquita Filho’.

SATAR, Müge; ARANHA, Solange; CAVALARI, Suzi Marques Spatti; ALMIJIWL, Wala. Low proficiency level learners’ translingual and transmodal practices in teletandem: challenging the separation of languages principle. System, v. 120, p. 1–17, 2023.

SOUZA, Micheli Gomes. Teletandem na Uenp: primeiras experiências de implementação. Revista Aproximação, v. 2, n. 3, 2020.

STEVENS INITIATIVE. Virtual Exchange Typology. Washington, 2021.

SUCCI JUNIOR, Osvaldo. Projetos colaborativos internacionais na unidade de ensino superior de graduação: a evolução dos intercâmbios virtuais no Centro Paula Souza. Regit, v. 14, n. 2, p. 126–140, 2020.

TELLES, João Antonio. Learning foreign languages in teletandem: Resources and strategies. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (DELTA), v. 31, n. 3, 2015.

TELLES, João Antonio; VASSALLO, Maria Luísa. Foreign language learning in-tandem: Teletandem as an alternative proposal in CALLT. The Especialist, v. 27, n. 2, p. 189–212, 2006.

VASSALLO, Maria Luísa; TELLES, João Antonio. Foreign language learning in-tandem: Theoretical principles and research perspectives. The Especialist, v. 27, p. 83–118, 2006.

WARSCHAUER, Mark (ed.). Telecollaboration in foreign language learning: proceedings of the Hawaii Symposium. Honolulu, HI: University of Hawaii Second Language Teaching e Curriculum Center, 1996.

WILLIMA, Kleverson Gonçalves; FRANZOSO, Ileana Celeste Fernández; SILVA, Daniel Vasconcelos Corrêa. Internacionalización en Casa: una propuesta para desarrollar la competencia intercultural y promover la ciudadanía global. In: 8º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. CONEPE 2021. [S. l.: s. n.], 2021.

ZAKIR, Maisa A.; FERREIRA, Michael; SOUZA, Micheli Gomes; MESSIAS, Rozana Aparecida Lopes. Apresentação Volume Temático. Telecolaboração em Educação para o Ensino de Línguas Estrangeiras. The Especialist, v. 43, n. 1, 2022.

Downloads

Publicado

30-04-2025

Declaração de Disponibilidade de Dados

Os dados de pesquisa constituem-se de trabalhos publicados. São, pois, acessíveis pela lista de referências. O conjunto de dados de análise está disponibilizado em um Google Doc de acesso público, cujo link está adicionado ao corpo do texto.

Como Citar

RAMPAZZO, Laura. Teletandem no Brasil: uma descrição dos cenários de aprendizagem em instituições brasileiras. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 18, p. e57003, 2025. DOI: 10.1590/1983-3652.2025.57003. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/57003. Acesso em: 24 jun. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 543

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.