Educação ambiental para o Ensino Fundamental II

criação de um aplicativo para aulas de poluição ambiental

Autores

  • Thais Lemos dos Santos Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Ensino em Biociências e Saúde, Rio de Janeiro, RJ, Brasil https://orcid.org/0009-0005-7358-9252
  • Paulo Roberto Soares Stephens Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB), Rio de Janeiro, RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6389-1371

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2026.57811

Palavras-chave:

Materiais digitais, Poluição, Ensino de Ciências, Educação Ambiental

Resumo

A poluição ambiental se destaca como uma das problemáticas socioambientais mais urgentes e visíveis na realidade cotidiana, esse fenômeno está frequentemente relacionado às atividades econômicas em escala mundial. Nesse contexto, a Educação Ambiental desempenha um papel fundamental ao abordar essas questões de forma crítica e reflexiva, destacando-se a vertente crítica, que busca aprofundar a compreensão sobre as relações de poder e os conflitos socioambientais. Além disso, a tecnologia tem se consolidado como uma ferramenta essencial para potencializar a aprendizagem e estimular novas formas de ensino, tornando-se uma estratégia promissora para o ensino de Ciências. Este trabalho investiga o desenvolvimento do aplicativo Gaia em Alerta como ferramenta para o ensino de Ciências e Educação Ambiental, com foco no conteúdo de poluição ambiental e no estímulo ao pensamento crítico dos alunos. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada em uma escola estadual na Zona Norte do Rio de Janeiro, com alunos do 9º ano, utilizando o aplicativo já disponível no Google Play para explorar conceitos e abordagens sobre Poluição Ambiental. A implementação do aplicativo demonstrou seu potencial pedagógico, estimulando reflexões críticas e ampliando a compreensão dos alunos sobre a temática. A análise da nuvem de palavras revelou que alguns estudantes passaram a relacionar a poluição a fatores estruturais, como consumo indevido e indústria, alinhando-se à Educação Ambiental Crítica. Apesar desses avanços, observou-se a necessidade de aprofundar discussões sobre soluções sustentáveis, reforçando a importância da tecnologia na construção de aprendizagens dinâmicas e contextualizadas.

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Biografia do Autor

  • Thais Lemos dos Santos, Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Ensino em Biociências e Saúde, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2022). Tem experiência na área de Meio Ambiente onde acompanhou monitoramentos de fauna e flora e trabalhos de Divulgação Científica dessa área. Aluna de pós-graduação (mestrado) do curso de Ensino em Biociências e Saúde, Stricto Sensu, IOC - Fiocruz

  • Paulo Roberto Soares Stephens, Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

    Doutor em Neurociências pela Universidade Federal Fluminense (2015), Mestre em Ciências com ênfase em Microbiologia e Imunologia pela UFRJ (1995), e Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas. Possui também uma especialização em Controle da Qualidade de Vacinas pelo Instituto Biken da Universidade de Osaka, Japão (2000). Desde 1996, é concursado e atualmente está lotado no Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB) do Instituto Oswaldo Cruz, vinculado à Fundação Oswaldo Cruz. Atua na área de Microbiologia com foco em Virologia, investigando os mecanismos de ação de substâncias naturais e sintéticas como potenciais microbicidas virais e bacterianos. É docente permanente no Programa de Pós-graduação em Ensino de Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (PPG-EBS), orientando estudantes de Mestrado e Doutorado. Também coordena os Cursos Técnicos em Biotecnologia e o Curso de Especialização em Biologia Parasitária e Biotecnologia, ambos no Instituto Oswaldo Cruz.

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Publicado

13-11-2025

Declaração de Disponibilidade de Dados

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Como Citar

SANTOS, Thais Lemos dos; STEPHENS, Paulo Roberto Soares. Educação ambiental para o Ensino Fundamental II: criação de um aplicativo para aulas de poluição ambiental. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 19, p. e57811, 2025. DOI: 10.1590/1983-3652.2026.57811. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/57811. Acesso em: 26 dez. 2025.