O uso e as percepções de estudantes de graduação em ESL sobre o ChatGPT para fins de escrita acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.58320

Palavras-chave:

ChatGPT, Ferramentas de escrita com IA, Letramento em I, Escrita acadêmica, Percepções de estudantes de graduação de ESL

Resumo

Enquanto a pesquisa sobre o papel do ChatGPT na instrução tem crescido rapidamente nos últimos anos, poucos estudos têm explorado as percepções de estudantes de graduação sobre o ChatGPT em contextos de escrita acadêmica em inglês como segunda língua (English as a Second Language  – ESL). Para preencher essa lacuna, o presente estudo investiga o uso do ChatGPT por estudantes universitários de ESL para a escrita acadêmica e suas percepções sobre sua confiabilidade e utilidade. Um questionário foi aplicado a alunos matriculados em uma turma regular de um curso intensivo de escrita acadêmica em uma instituição pública de ensino superior em ciências e engenharia na Índia. Utilizando perguntas em escala Likert e de múltipla escolha, além de uma questão aberta, o estudo coletou dados de 51 participantes (13 mulheres e 38 homens) e os analisou por meio de estatísticas descritivas para identificar tendências e padrões nas respostas. A maioria dos participantes relatou usar regularmente o ChatGPT para gerar e revisar textos acadêmicos. Eles demonstraram cautela em relação à confiabilidade das respostas do ChatGPT para questões de escrita acadêmica, mas reconheceram sua precisão mecanizada na sumarização, bem como na correção de erros gramaticais e de vocabulário. Embora seus níveis de confiança no uso do ChatGPT tenham sido moderados, a maioria expressou disposição para usá-lo com mais frequência na escrita acadêmica no futuro. Os resultados indicam uma crescente dependência dos estudantes universitários de ESL no ChatGPT e suas percepções sobre seus pontos fortes e limitações como ferramenta de apoio à escrita acadêmica, destacando a necessidade de orientação para seu uso eficaz e ético.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ABUSA’ALEEK, Atef O.; ALENIZI, Aied. Unveiling postgraduates’ perspectives on using ChatGPT as a tool for learning in higher education. Teaching English with Technology, v. 24, n. 3, p. 4–17, 2024. DOI: 10.56297/vaca6841/BFFO7057/NXQR9614.

ALALAMI, S. E. EFL learners’ attitudes towards utilizing ChatGPT for acquiring writing skills in higher education: A case study of computing students. Journal of Language Teaching & Research, v. 15, n. 4, 2024. DOI: 10.17507/jltr.1504.01.

ALKAMEL, M. A. A.; ALWAGIEH, N. A. S. Utilizing an adaptable artificial intelligence writing tool (ChatGPT) to enhance academic writing skills among Yemeni university EFL students. Social Sciences &Humanities Open, v. 10, p. 101095, 2024. DOI: 10.1016/j.ssaho.2024.101095.

ALLEN, T. J.; MIZUMOTO, A. ChatGPT over my friends: Japanese English-as-a-Foreign-Language learners’ preferences for editing and proofreading strategies. RELC Journal, 2024. DOI: 10.1177/00336882241262533.

BARROT, J. S. Using ChatGPT for second language writing: Pitfalls and potentials. Assessing Writing, v. 57, p. 100745, 2023. DOI: 10.1016/j.asw.2023.100745.

BEKTUROVA, Madina; TULEPOVA, Saule; ZHAITAPOVA, Altnay. Predicting Kazakhstani TEFL students’ continuance intention towards using ChatGPT in academic writing. Education and Information Technologies, v. 30, n. 9, p. 11889–11909, 2025. DOI: 10.1007/s10639-024-13306-6.

CHELLAPPA, V.; LUXIMON, Y. Understanding the perception of design students towards ChatGPT. Computers and Education: Artificial Intelligence, v. 7, p. 100281, Feb. 2024. DOI: 10.1016/j.caeai.2024.100281.

CHIA, C. S.; PHAN, J.; HARRY, O.; LEE, K. M. Graduate Students’ Perception and Use of ChatGPT as a Learning Tool to Develop Writing Skills. International Journal of TESOL Studies, v. 6, n. 3, p. 113–127, 2024. DOI: 10.58304/ijts.20240308.

ČRČEK, N.; PATEKAR, J. Writing with AI: University students’ use of ChatGPT. Journal of Language and Education, v. 9, 4 (36), p. 128–138, 2023. DOI: 10.17323/jle.2023.17379.

CRESWELL, John W.; CRESWELL, J. David. Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. [S. l.]: Sage Publications, 2017.

DEMPERE, J.; MODUGU, K.; HESHAM, A.; RAMASAMY, L. K. The impact of ChatGPT on higher education. Frontiers in Education, v. 8, p. 1206936, 2023. DOI: 10.3389/feduc.2023.1206936.

DUONG, T. N. A.; CHEN, H. L. An AI Chatbot for EFL Writing: Students’ Usage Tendencies, Writing Performance, and Perceptions. Journal of Educational Computing Research, 2025. DOI: 10.1177/07356331241312363.

ELEBYARY, K.; SHABARA, R. ChatGPT-generated corrective feedback: Does it do what it says on the tin? Teaching English with Technology, v. 24, n. 3, p. 68–89, 2024. DOI: 10.56297/vaca6841//BFFO7057/MYEH4562.

ELSAYARY, A. An investigation of teachers’ perceptions of using ChatGPT as a supporting tool for teaching and learning in the digital era. Journal of Computer Assisted Learning, v. 40, n. 3, p. 931–945, 2024. DOI: 10.1111/jcal.12926.

GHIASVAND, F.; KOGANI, M.; ALIPOOR, A. “I’m not ready for this metamorphosis”: An ecological approach to Iranian and Italian EFL teachers’ readiness for artificial intelligence-mediated instruction. Teaching English with Technology, v. 24, n. 3, p. 18–40, 2024. DOI: 10.56297/vaca6841//BFFO7057/ISKI2001.

HIGGS, J. M.; STORNAIUOLO, A. Being Human in the Age of Generative AI: Young People’s Ethical Concerns about Writing and Living with Machines. Reading Research Quarterly, 2024. DOI: 10.1002/rrq.552.

IMRAN, M.; ALMUSHARRAF, N. Analyzing the role of ChatGPT as a writing assistant at higher education level: A systematic review of the literature. Contemporary Educational Technology, v. 15, n. 4, ep464, 2023. DOI: 10.30935/cedtech/13605.

KLIMOVA, B.; CAMPOS, V. P. L. de. University undergraduates’ perceptions on the use of ChatGPT for academic purposes: evidence from a university in Czech Republic. Cogent Education, v. 11, n. 1, p. 2373512, 2024. DOI: 10.1080/2331186x.2024.2373512.

KOLTOVSKAIA, S.; RAHMATI, P.; SAELI, H. Graduate students’ use of ChatGPT for academic text revision: Behavioral, cognitive, and affective engagement. Journal of Second Language Writing, v. 65, p. 101130, 2024. DOI: 10.1016/j.jslw.2024.101130.

LEE, Y. J. Can my writing be polished further? When ChatGPT meets human touch. ELT Journal, v. 78, n. 4, p. 401–413, 2024. DOI: 10.1093/elt/ccae039.

MAHAPATRA, S. Impact of ChatGPT on ESL students’ academic writing skills: a mixed methods intervention study. Smart Learning Environments, v. 11, n. 1, p. 9, 2024. DOI: 10.1186/s40561-024-00295-9.

MENIADO, J. C.; HUYEN, D. T. T.; PANYADILOKPONG, N.; LERTKOMOLWIT, P. Using ChatGPT for second language writing: Experiences and perceptions of EFL learners in Thailand and Vietnam. Computers and Education: Artificial Intelligence, v. 7, p. 100313, 2024. DOI: 10.1016/j.caeai.2024.100313.

MOGAVI, R. H.; DENG, C.; KIM, J. J.; ZHOU, P.; KWON, Y. D.; METWALLY, A. H. S.; HUI, P. ChatGPT in education: A blessing or a curse? A qualitative study exploring early adopters’ utilisation and perceptions. Computers in Human Behavior: Artificial Humans, v. 2, n. 1, p. 100027, 2024. DOI: 10.1016/j.chbah.2023.100027.

PUNAR ÖZÇELIK, N.; YANGIN EKŞI, G. Cultivating writing skills: the role of ChatGPT as a learning assistant—a case study. Smart Learning Environments, v. 11, n. 1, p. 10, 2024. DOI: 10.1186/s40561-024-00296-8.

ROBILLOS, R. Synergizing Generative Pre-Trained Transformer (GPT) Chatbots in a Process-Based Writing Paradigm to Enhance University Students’ Writing Skills. Journal of Language and Education, v. 10, n. 3, p. 79–94, 2024. DOI: 10.17323/jle.2024.18708.

SHOUFAN, A. Exploring students’ perceptions of ChatGPT: Thematic analysis and follow-up survey. IEEE Access, v. 11, p. 38805–38818, 2023. DOI: 10.1109/access.2023.3268224.

STRIELKOWSKI, W.; GREBENNIKOVA, V.; LISOVSKIY, A.; RAKHIMOVA, G.; VASILEVA, T. AI-driven adaptive learning for sustainable educational transformation. Sustainable Development, 2024. DOI: 10.1002/sd.3221.

SZABÓ, F.; SZOKE, J. How does generative AI promote autonomy and inclusivity in language teaching? ELT Journal, v. 78, n. 4, p. 478–488, 2024. DOI: 10.1093/elt/ccae052.

TENG, M. F. “ChatGPT is the companion, not enemies”: EFL learners’ perceptions and experiences in using ChatGPT for feedback in writing. Computers and Education: Artificial Intelligence, v. 7, p. 100270, 2024. DOI: 10.1016/j.caeai.2024.100270.

TENG, M. F. A Systematic Review of ChatGPT for English as a Foreign Language Writing: Opportunities, Challenges, and Recommendations. International Journal of TESOL Studies, v. 6, n. 3, 2024. DOI: 10.58304/ijts.20240304.

THORP, H. H. ChatGPT is fun, but not an author. Science, v. 379, n. 6630, p. 313–313, 2023. DOI: 10.1126/science.adg7879.

WANG, L.; CHEN, X.; WANG, C.; XU, L.; SHADIEV, R.; LI, Y. ChatGPT’s capabilities in providing feedback on undergraduate students’ argumentation: A case study. Thinking Skills and Creativity, v. 51, p. 101440, 2024. DOI: 10.1016/j.tsc.2023.101440.

XIAO, Y.; ZHI, Y. An exploratory study of EFL learners’ use of ChatGPT for language learning tasks: Experience and perceptions. Languages, v. 8, n. 3, p. 212, 2023. DOI: 10.3390/languages8030212.

XUE, V. W.; LEI, P.; CHO, W. C. The potential impact of ChatGPT in clinical and translational medicine. Clinical and Translational Medicine, v. 13, n. 3, 2023. DOI: 10.1002/ctm2.1216.

YUAN, Y.; LI, H.; SAWAENGDIST, A. The impact of ChatGPT on learners in English academic writing: opportunities and challenges in education. Language Learning in Higher Education, v. 14, n. 1, p. 41–56, 2024. DOI: 10.1515/cercles-2023-0006.

ZOU, Xiaozhu; SU, Ping; LI, Lexing; FU, Ping. AI-generated content tools and students’ critical thinking: Insights from a Chinese university. IFLA Journal, v. 50, n. 2, p. 228–241, Dec. 2023. DOI: 10.1177/03400352231214963.

Downloads

Publicado

05-09-2025

Como Citar

PINNINTI, Lakshmana Rao. O uso e as percepções de estudantes de graduação em ESL sobre o ChatGPT para fins de escrita acadêmica. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 18, p. e58320, 2025. DOI: 10.1590/1983-3652.2025.58320. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/58320. Acesso em: 26 dez. 2025.