As práticas de CALL no meio virtual do século XXI
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.3.1.2-11Keywords:
Este trabalho mostra como as práticas de CALL têm se modificado, culminando nas práticas atuais. Nesse contexto, são apresentados três projetos desenvolvidos com o auxílio da Internet, focalizando em especial a aprendizagem de línguas mediada pelo Orkut.Abstract
Este trabalho mostra como as práticas de CALL têm se modificado, culminando nas práticas atuais. Nesse contexto, são apresentados três projetos desenvolvidos com o auxílio da Internet, focalizando em especial a aprendizagem de línguas mediada pelo Orkut. Discute-se aqui também sobre a normalização das tecnologias incorporadas ao CALL.Downloads
References
BAX, S. CALL: past, present and future. System, v. 31, p. 13-28, 2003.
______; CHAMBERS, A. Making. CALL work: towards normalization. System, v. 34, p. 465-479, 2006.
FARIA, H. O. Socializando e aprendendo: a incorporação da rede social Orkut ao ensino de língua inglesa. Dissertação (mestrado em Linguística Aplicada). Universidade Federal de Minas Gerais, 2010. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2010. 130 p.
MATTAR, J; VALENTE, C. Second Life e Web 2.0 na Educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias. São Paulo: Novatec, 2007.
PAIVA, V. L. M. O; NASCIMENTO, M. Comunidades virtuais de aprendizagem e colaboração. In: TRAVAGLIA, L.C. (org.). Encontro na Linguagem: estudos linguísticos e literários. Uberlândia: UFU, 2006. p. 127-154. Disponível em: cursoyai.googlepages.com/comunidadesVirtuais.pdf. Acesso em: 09/11/11.
WARSCHAUER, M. Computer-assisted language learning: an introduction. In: FOTOS, S. (org.). Multimedia language teaching. Tokyo: Logos International, 1996. p. 3-20. Disponível em: http://www.ict4lt.org/en/warschauer.htm. Acesso em: 09/11/11.
WARSCHAUER, M.; KERN, R. Network-based language teaching: concepts and practice. New York: Cambridge University Press, 2000.
WEININGER, M. J. Do aquário em direção ao mar aberto: mudanças no papel do professor e do aluno. In: LEFFA, V. J (org.). O professor de línguas estrangeiras: construindo a profissão. Pelotas: Educat, 2001. p. 41-68.
WENGER, E. Communities of practice: learning, meaning and identity. New York: Cambridge University Press, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This is an open access article that allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium as long as the original article is properly cited.