As práticas de CALL no meio virtual do século XXI
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.3.1.2-11Palabras clave:
Este trabalho mostra como as práticas de CALL têm se modificado, culminando nas práticas atuais. Nesse contexto, são apresentados três projetos desenvolvidos com o auxílio da Internet, focalizando em especial a aprendizagem de línguas mediada pelo Orkut.Resumen
Este trabalho mostra como as práticas de CALL têm se modificado, culminando nas práticas atuais. Nesse contexto, são apresentados três projetos desenvolvidos com o auxílio da Internet, focalizando em especial a aprendizagem de línguas mediada pelo Orkut. Discute-se aqui também sobre a normalização das tecnologias incorporadas ao CALL.Descargas
Citas
BAX, S. CALL: past, present and future. System, v. 31, p. 13-28, 2003.
______; CHAMBERS, A. Making. CALL work: towards normalization. System, v. 34, p. 465-479, 2006.
FARIA, H. O. Socializando e aprendendo: a incorporação da rede social Orkut ao ensino de língua inglesa. Dissertação (mestrado em Linguística Aplicada). Universidade Federal de Minas Gerais, 2010. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2010. 130 p.
MATTAR, J; VALENTE, C. Second Life e Web 2.0 na Educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias. São Paulo: Novatec, 2007.
PAIVA, V. L. M. O; NASCIMENTO, M. Comunidades virtuais de aprendizagem e colaboração. In: TRAVAGLIA, L.C. (org.). Encontro na Linguagem: estudos linguísticos e literários. Uberlândia: UFU, 2006. p. 127-154. Disponível em: cursoyai.googlepages.com/comunidadesVirtuais.pdf. Acesso em: 09/11/11.
WARSCHAUER, M. Computer-assisted language learning: an introduction. In: FOTOS, S. (org.). Multimedia language teaching. Tokyo: Logos International, 1996. p. 3-20. Disponível em: http://www.ict4lt.org/en/warschauer.htm. Acesso em: 09/11/11.
WARSCHAUER, M.; KERN, R. Network-based language teaching: concepts and practice. New York: Cambridge University Press, 2000.
WEININGER, M. J. Do aquário em direção ao mar aberto: mudanças no papel do professor e do aluno. In: LEFFA, V. J (org.). O professor de línguas estrangeiras: construindo a profissão. Pelotas: Educat, 2001. p. 41-68.
WENGER, E. Communities of practice: learning, meaning and identity. New York: Cambridge University Press, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este es un artículo de acceso abierto que permite su uso, distribución y reproducción sin restricciones en cualquier medio siempre que se cite correctamente el artículo original.