As práticas de CALL no meio virtual do século XXI

Autores/as

  • Helen de Oliveira Faria Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.3.1.2-11

Palabras clave:

Este trabalho mostra como as práticas de CALL têm se modificado, culminando nas práticas atuais. Nesse contexto, são apresentados três projetos desenvolvidos com o auxílio da Internet, focalizando em especial a aprendizagem de línguas mediada pelo Orkut.

Resumen

Este trabalho mostra como as práticas de CALL têm se modificado, culminando nas práticas atuais. Nesse contexto, são apresentados três projetos desenvolvidos com o auxílio da Internet, focalizando em especial a aprendizagem de línguas mediada pelo Orkut. Discute-se aqui também sobre a normalização das tecnologias incorporadas ao CALL.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Helen de Oliveira Faria, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Letras habilitação em língua inglesa e suas literaturas pela Universidade Federal de São João Del-Rei e é mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa Linguagem e Tecnologia, sob orientação da Profa. Dra. Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva e da Profa. Dra. Júnia de Carvalho Fidelis Braga. Tem trabalhos desenvolvidos na área de Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa, com ênfase no ensino vinculado às tecnologias digitais.

Citas

BAX, S. CALL: past, present and future. System, v. 31, p. 13-28, 2003.

______; CHAMBERS, A. Making. CALL work: towards normalization. System, v. 34, p. 465-479, 2006.

FARIA, H. O. Socializando e aprendendo: a incorporação da rede social Orkut ao ensino de língua inglesa. Dissertação (mestrado em Linguística Aplicada). Universidade Federal de Minas Gerais, 2010. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2010. 130 p.

MATTAR, J; VALENTE, C. Second Life e Web 2.0 na Educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias. São Paulo: Novatec, 2007.

PAIVA, V. L. M. O; NASCIMENTO, M. Comunidades virtuais de aprendizagem e colaboração. In: TRAVAGLIA, L.C. (org.). Encontro na Linguagem: estudos linguísticos e literários. Uberlândia: UFU, 2006. p. 127-154. Disponível em: cursoyai.googlepages.com/comunidadesVirtuais.pdf. Acesso em: 09/11/11.

WARSCHAUER, M. Computer-assisted language learning: an introduction. In: FOTOS, S. (org.). Multimedia language teaching. Tokyo: Logos International, 1996. p. 3-20. Disponível em: http://www.ict4lt.org/en/warschauer.htm. Acesso em: 09/11/11.

WARSCHAUER, M.; KERN, R. Network-based language teaching: concepts and practice. New York: Cambridge University Press, 2000.

WEININGER, M. J. Do aquário em direção ao mar aberto: mudanças no papel do professor e do aluno. In: LEFFA, V. J (org.). O professor de línguas estrangeiras: construindo a profissão. Pelotas: Educat, 2001. p. 41-68.

WENGER, E. Communities of practice: learning, meaning and identity. New York: Cambridge University Press, 2005.

Publicado

27-08-2011

Cómo citar

FARIA, H. de O. As práticas de CALL no meio virtual do século XXI. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 3, n. 1, p. 2–11, 2011. DOI: 10.17851/1983-3652.3.1.2-11. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16571. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Lingüística y Tecnología