Concepção de linguagem na transposição do conhecimento científico para material didático da EAD/UNITINS
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.3.1.12-19Keywords:
Linguagem. Interação. Material impresso. Sistema EaD/UNITINS.Abstract
Este texto tem o objetivo de discutir como é produzido o conhecimento público a partir do conhecimento científico pelos professores-autores do curso de Administração do sistema EaD/Unitins. Para isso, serão consideradas as multirreferências observadas pelo professor-autor na elaboração dos conteúdos e como é feita a escolha da vertente teórica a ser desenvolvida. A análise dos discursos, do conhecimento da ciência sobre o conhecimento possibilitará o entendimento desses aspectos ideológicos.
Downloads
References
ARAÚJO, Yara Rondon Guasque. Telepresença: interação e interfaces. São Paulo: Educ/Fapesp, 2005.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Trad. Vera Frateschi. São Paulo: Hucitec, 2002.
BLOOM, Harold. Onde encontrar sabedoria? Trad. José Roberto O’Shea. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.
FRÓES BURNHAM, Teresinha. Complexidade, multirreferencialidade, subjetividade: três referências polêmicas para a compreensão do currículo escolar. Barbosa, Joaquim Gonçalves (org.). In: Reflexões em torno da multirreferencialidade. São Carlos: EdUFSCar, 1998, p. 35-55.
FRÓES BURNHAM, Teresinha. Análise Contrastiva: memória da construção de uma metodologia para investigar a tradução de conhecimento científico em conhecimento público. In: DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação. V 3, n.3 jun/2002, disponível em: http://www.dgz.org.br/jun02/Art_05.htm. Acesso em: 12 de set. 2006.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1996.
HESSEN, Johanes. Filosofia dos valores. Coimbra: Almedina, 2001.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 6 ed. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 2002.
NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. Tradução: Lúcia Pereira de Souza. São Paulo: Triom, 1999.
OLIVEIRA NETTO, Alvim Antonio de. Novas tecnologias & Universidade: da didática tradicionalista à inteligência artificial: desafios e armadilhas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2005.
PETERS, Oto. Didática do ensino a distância. São Leopoldo-RS: Unisinos, 2003.
PRETTO, Nelson de Luca (Org). Tecnologia e novas educações. Coleção Educação, comunicação e tecnologia. Salvador: EDUFBA, 2005.
ROWNTREE Derek. Teaching Through Self-Instruction. How to Develop Open Learning Material. London: Kogan Page, 1996.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This is an open access article that allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium as long as the original article is properly cited.