Alfabetização e letramento (também digitais) de alunos surdos: possibilidades de intervenção
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.4.2.74-81Keywords:
Alfabetização. Leitura. Letramento. Letramento digital. Novas tecnologias. Inclusão. Exclusão.Abstract
A discussão aqui apresentada remete-se às práticas pedagógicas no Ensino Fundamental, trazendo à tona a inclusão de alunos surdos (refletida sob a perspectiva da dialética da exclusão) e as novas tecnologias que podem ser envolvidas no processo de alfabetização e letramento dos mesmos. Tendo como pressupostos os estudos da psicologia sócio-histórica e da perspectiva bilíngue na surdez, fundamentalmente, a leitura, a escrita e o letramento – considerando-se também o âmbito digital – são aqui analisados no contexto da referida inclusão/exclusão.
Downloads
References
ARAÚJO, N. M.S. A produção e a divulgação de materiais didáticos digitais para o ensino de línguas. Palestra proferida no IV Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais. Comunidade, escola e Tecnologia: entre o não ainda e o já passou. Sorocaba, set./2011.
BOTELHO, P. Linguagem e letramento na educação dos surdos: ideologias e práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
CHARTIER, R. Práticas de Leitura. SP: Estação Liberdade, 1996.
COSTA, D. A.F. Lingüística e Surdez: compreendendo a singularidade da produção escrita de sujeitos. Rev. Psicopedagogia; 20 (62): 94- 106, 2003.
FRADE, I.C.A.S. Alfabetização digital: problematização do conceito e possíveis relações com a pedagogia e com a aprendizagem inicial do sistema de escrita. In COSCARELLI, C.; RIBEIRO, A.E. (orgs). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 3ª. Ed. Belo Horizonte: Ceale: Autêntica, 2011. (Col. Linguagem e Educação).
FREIRE, F. M. P. Surdez e tecnologias de informação e comunicação. In: SILVA, I. R.; SILVA, I. R.; KAUCHARKJE, S.; GESUELI, Z. M. (orgs.). Cidadania, surdez e linguagem: desafios erealidades. São Paulo: Plexus Editora, 2003.
GESUELI, Z.M. A criança surda e o conhecimento construído na interlocução em Língua de Sinais. Tese (Doutorado em Educação). 1998. UNICAMP, Campinas, 1998.
GESUELI, Z.M. A escrita como fenômeno visual nas práticas discursivas de alunos surdos. In LODI, A.C.B.; HARRISON, K.M.P.; CAMPOS, S.R.L. Leitura e escrita no contexto da diversidade. Porto Alegre: Mediação, 2004, p.39-49.
GÓES, M.C.R. A produção de textos por sujeitos surdos: questões sobre a relação oralidade-escrita. Unicamp, Grupo de Trabalho: Oralidade e escrita na prática da alfabetização, [1995 ?], mímeo.
MATOS, H. A.V. Histórias de Leitura: a constituição do sujeito surdo como leitor. Tese – Doutorado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP, 2007.
OLIVEIRA, S. Texto visual, estereótipos de gênero e o livro didático de língua estrangeira. Trab. linguist. apl., Campinas, v. 47, n. 1, June 2008 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132008000100006&lng=en&nrm=iso. Acesso em 29 Sept. 2011.
PEIXOTO, R.C. Algumas considerações sobre a interface entre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e a Língua Portuguesa na construção inicial da escrita pela criança surda. In Cadernos CEDES. Educação, surdez e inclusão social. Campinas, vol. 26, n. 69, p. 113-280, maio/ago.2006.
SASSAKI, R.K. A Educação Inclusiva e os obstáculos a serem transpostos. Publicado no Jornal dos Professores – órgão do Centro do Professorado Paulista. Ano XXXVIII – fevereiro de 2003 - nº 343, p. 15.
SASSAKI, R.K. Pressupostos da Educação Inclusiva. Mímeo. 2001.
SAWAIA, B.B. (org). As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2001.
SCKLIAR,C. (org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998.
SOARES, M.B. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. (mímeo). 26ª. REUNIÃO ANUAL DA ANPED – GT Alfabetização, Leitura e Escrita, 2003.
SOUZA, V.C.; AGUIAR, M.R.; PINTO, S.C.C. da. Desafios e Resultados de uma experiência na Inclusão Digital de Surdos. Disponível em: http://www.inf.unisinos.br/~swm/PosterSBIE_2003.pdf. Acesso em 09.02.2008.
STOKES, S. (2002). Visual literacy in teaching and learning: A literature perspective. Electronic Journal for the Integration of Technology in Education, v.1, n.1. Disponível em: http://ejite.isu.edu/Volume1No1/pdfs/stokes.pdf. Acessado em 28.09.2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This is an open access article that allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium as long as the original article is properly cited.