Os nativos digitais e as novas competências tecnológicas

Authors

  • Patrícia Margarida Farias Coelho Pontifícia Católica de São Paulo (PUC-SP)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.5.2.88-95

Keywords:

Nativos digitais. Midias digitais. Games educativos. Aprendizagem. Educação formal.

Abstract

Este estudo é o resultado parcial de minhas pesquisas de pós-doutoramento desenvolvida na UniversitatdeVIC/ESPANHA com o auxílio de bolsa FAPESP/BEPE. O artigo reflete sobre os nativos digitais e as novas habilidades/competências inerentes a esses, e que devem ser exploradas em ambiente escolar, enfatizando, nessa pesquisa, o uso de aplicativos de dispositivos móveis e games educativos. Com as transformações na web, as escolas tiveram que reorganizar a maneira como ensinavam. O objetivo deste estudo é evidenciar que escola e professores devem se adequar para receber esse novo aluno digital, atentando-se para as competências tecnológicas que esses já têm. As crianças nascidas a partir da década de 80 e 90 são definidos por Prensky (2002) como nativos digitais e apresentam familiaridade com o universo digital e, portanto, cabe aos educadores e pesquisadores atentarem para esse potencial. O arcabouço teórico que sustenta essa pesquisa são os estudos de McLuhan (1964, 1996) e Santaella (2003, 2010) sobre os meios de comunicação, Prensky (2001) para sustentar as pesquisas sobre nativos digitais e Bakhtin (1978, 1997) para explicar sobre os diálogos.

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Author Biography

Patrícia Margarida Farias Coelho, Pontifícia Católica de São Paulo (PUC-SP)

Possui graduação em letras, mestrado em letras e doutorado em comunicação e semiótica. Atualmente realiza um pós-doutoramento sob a supervisão de Maria Lúcia Santaella Braga e cossupervisão de Waldir Beividas no TIDD/PUC-SP com bolsa da Fapesp.

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Published

2012-12-06

How to Cite

COELHO, P. M. F. Os nativos digitais e as novas competências tecnológicas. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 5, n. 2, p. 88–95, 2012. DOI: 10.17851/1983-3652.5.2.88-95. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16621. Acesso em: 25 nov. 2024.

Issue

Section

Education and Technology