Os nativos digitais e as novas competências tecnológicas

Auteurs

  • Patrícia Margarida Farias Coelho Pontifícia Católica de São Paulo (PUC-SP)

DOI :

https://doi.org/10.17851/1983-3652.5.2.88-95

Mots-clés :

Nativos digitais. Midias digitais. Games educativos. Aprendizagem. Educação formal.

Résumé

Este estudo é o resultado parcial de minhas pesquisas de pós-doutoramento desenvolvida na UniversitatdeVIC/ESPANHA com o auxílio de bolsa FAPESP/BEPE. O artigo reflete sobre os nativos digitais e as novas habilidades/competências inerentes a esses, e que devem ser exploradas em ambiente escolar, enfatizando, nessa pesquisa, o uso de aplicativos de dispositivos móveis e games educativos. Com as transformações na web, as escolas tiveram que reorganizar a maneira como ensinavam. O objetivo deste estudo é evidenciar que escola e professores devem se adequar para receber esse novo aluno digital, atentando-se para as competências tecnológicas que esses já têm. As crianças nascidas a partir da década de 80 e 90 são definidos por Prensky (2002) como nativos digitais e apresentam familiaridade com o universo digital e, portanto, cabe aos educadores e pesquisadores atentarem para esse potencial. O arcabouço teórico que sustenta essa pesquisa são os estudos de McLuhan (1964, 1996) e Santaella (2003, 2010) sobre os meios de comunicação, Prensky (2001) para sustentar as pesquisas sobre nativos digitais e Bakhtin (1978, 1997) para explicar sobre os diálogos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Patrícia Margarida Farias Coelho, Pontifícia Católica de São Paulo (PUC-SP)

Possui graduação em letras, mestrado em letras e doutorado em comunicação e semiótica. Atualmente realiza um pós-doutoramento sob a supervisão de Maria Lúcia Santaella Braga e cossupervisão de Waldir Beividas no TIDD/PUC-SP com bolsa da Fapesp.

Références

BAKTHIN. Estética da criação verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes.1997.

BAKTHIN. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Laund e Yara F. Vieira, colaboração de Lúcia Wisnki e Carlos H.D.CRUZ. 5ºed. São Paulo: Hucitec. 1978.

CASAQUI, W. Polifonia publicitária: das construções da realidade jornalística à retórica em publicidade – uma análise dialógica. In: BARBOSA, I. S. (Org.). Os sentidos da publicidade, estudos interdisciplinares. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

MCLUHAN, M. Comprender los medios de comunicación. Las extensiones del ser humano. Barcelona: Paidós Comunicación,1996.

MCLUHAN, M. Understanding Media: The extensions of Man. New York: New American Library, 1964.

PERSONAT en Joc (coleção) está disponível em: http :// www.personatgesenjoc.cat/development/. Acessado em: 28 de novembro 2012.

PRENSKY, M. Digital Native, digital immmigrants. Digital Native immigrants. On the horizon, MCB University Press, Vol. 9, N.5, October, 2001. Disponível em: http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf. Acesso em: 07 de setembro de 2012.

SANTAELLA, L. A ecologia pluralista da comunicação: conectividade, mobilidade, ubiquidade. São Paulo: Paulus, 2010.

SANTAELLA, L. Cultura e artes do pós-humano: Da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.

Téléchargements

Publiée

06-12-2012

Comment citer

COELHO, P. M. F. Os nativos digitais e as novas competências tecnológicas. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 5, n. 2, p. 88–95, 2012. DOI: 10.17851/1983-3652.5.2.88-95. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16621. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Éducation et Technologie