A importância do design para tornar as redes sociais mais interativas
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.6.1.150-164Keywords:
Redes sociais. Design de interação. Usabilidade. Facebook. User experience.Abstract
A concepção do design é uma das etapas mais importantes da construção de websites, por ordenar as informações e os componentes visuais das páginas de forma a articular um sistema de eficiente e fácil utilização. No caso das Redes Sociais On-line, que são sites com a proposta de promover a interação social e favorecer a comunicação entre usuários em vários contextos (pessoais, profissionais ou mais específicos), o design deve ser concebido levando-se em conta alguns conceitos e necessidades peculiares. Garantir usabilidade na relação pessoa x máquina e interação entre os seus usuários são necessidades que só serão supridas por meio de uma interface construída pensando-se na experiência de quem utilizará a rede, tarefa que cabe ao designer. Este artigo investiga a importância do design de interação com foco em usabilidade, no cumprimento da tarefa descrita anteriormente, e apresenta ocase do uso do design no Facebook, a rede social mais acessada do mundo. Como complemento, o estudo pontua algumas inconsistências e necessidades latentes no design dos sites de redes sociais e lista os pontos positivos e potencialidades que eles apresentam.
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