Videorresenhas em ambiente digital

Autores

  • Flávia Thaís Alves Britto Universidade Federal de Campina Grande
  • Williany Miranda da Silva Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.12.2.1-29

Palavras-chave:

videorresenha, ambiente Digital, YouTube.

Resumo

RESUMO: As diversificadas formas de interatividade conferidas às redes sociais no ambiente digital têm proporcionado a proliferação de uma variedade de textos cada vez mais híbridos em suas semioses. Muitos deles fruto de uma nova roupagem que os gêneros assumem com novas estruturas e funções, dando origem a novos gêneros. Haja vista esse contexto, o presente estudo tem por objeto de investigação a videorresenha, gênero que se assemelha à resenha, porém apresenta características multimodais que modificam seus aspectos estruturais e funcionais. Assim, objetivamos reconhecer o gênero videorresenha, identificando-o a partir de uma descrição estrutural e funcional em canais do YouTube.

PALAVRAS-CHAVE: videorresenha; ambiente Digital; YouTube.

 

ABSTRACT: The diverse forms of interaction granted to the social networks in the digital environment have provided a spread of a variety of increasingly hybrid texts in their semioses. Many of them result from a new guise that the genres assume with new structures and functions giving rise to new genres. Considering this context, this study has as its investigation object the video review, a genre that resembles the review, but contains multimodal characteristics that modify its structural and functional aspects. Thus, we aim at recognizing the video review genre, identifying it from a structural and functional description, especially on YouTube channels.

KEYWORDS: video review; digital environment; YouTube.

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Biografia do Autor

Flávia Thaís Alves Britto, Universidade Federal de Campina Grande

Graduada em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal de Campina Grande e mestranda pelo programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande.

Williany Miranda da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Professora Associada IV da Unidade Acadêmica de Letras e membro do Programa de Pós Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande. Possui mestrado e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco e atua na área de Linguística, com ênfase em Leitura e Produção de Textos, destacando-se os seguintes temas: materiais didáticos, ambientes digitais, concepções de ensino, formação docente, livro didático, escrita e oralidade. Com estágio de pós-doutoramento concluído pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013), atualmente desenvolve projetos de pesquisa; envolvendo tecnologias, linguagens, gêneros textuais orais e escritos e atuação docente, com orientações tanto na pós graduação quanto na graduação, em programas PIBIC e PIBID- Letras, em que atuou como coordenadora do subprojeto PIBID-LETRAS, de 2016-2018. Membro do grupo de pesquisa Teorias da linguagem e ensino, na linha de pesquisa Lingua(gem) em contexto de ensino de português .

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Publicado

15-07-2019

Como Citar

BRITTO, F. T. A.; DA SILVA, W. M. Videorresenhas em ambiente digital. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 12, n. 2, p. 1–29, 2019. DOI: 10.17851/1983-3652.12.2.1-29. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16840. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Linguística e Tecnologia

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