A emoção na dança-teatro através da relação entre os planos do conteúdo e da expressão
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.3.1.45-49Palabras clave:
Dança. Emoção. Linguística. Semiótica.Resumen
Este trabalho pretende esclarecer como a dança-teatro pode ser concebida como representante de um sistema semiótico por meio da expressão do conteúdo potencializado no ator-bailarino em forma de emoção. Como via de acesso, é feita uma análise semissimbólica da associação entre categorias dos planos do conteúdo e da expressão.
Referencias
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. São Paulo, Mestre Jou, 1982.
DANTAS, Mônica Fagundes. Dança e linguagem: a construção de sentidos coreográficos. In: Revista Perfil. ESEF/UFRGS, ano 1, n° 1, 1997, p. 52-66.
FERNANDES, Ciane. Pina Bausch e o Wuppertal Dança-Teatro: Repetição e Transformação. São Paulo: Hucitec, 2000.
GREIMAS, Algirdas Julien; FOTANILLE, Jacques. Semiótica das paixões: dos estados de coisas aos estados de alma. São Paulo: Ática, 1993.
GREIMAS, Algirdas Julien. Sobre o sentido: ensaios semióticos. Rio de Janeiro: Vozes, 1975.
HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Petrópolis: Vozes. 1995.
LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento. São Paulo: Summus Editorial, 1978.
VALÉRY, Paul. A alma e a dança. Rio de Janeiro: Imago,1996.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Este es un artículo de acceso abierto que permite su uso, distribución y reproducción sin restricciones en cualquier medio siempre que se cite correctamente el artículo original.