Tecnologias na sala de aula: o uso do software de história em quadrinhos na análise de produção textual na disciplina de língua portuguesa

Autores/as

  • Juliano Paines Martins Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc.
  • Luciana Vescia Lourega Instituto Federal Farroupilha - IFFSul.

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.7.1.83-97

Palabras clave:

Produção Textual. Leitura. Ensino. Tecnologias Educativas.

Resumen

O presente estudo trata de um relato de experiência docente no laboratório de informática, com estudantes da 5ª série do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Emílio Alves Nunes, situada no município de Herveiras, Região Centro Serra do Rio Grande do Sul, e tem como objetivo analisar a recepção, por parte dos alunos, da produção textual em um software de história em quadrinhos (Webcomic) chamado Máquina de Quadrinhos. Utilizou-se como metodologia um questionário dirigido aos alunos para coleta de dados, no qual foram apontados interesses e desinteresses dos participantes diante da possibilidade de realizar leitura e produção textual em um ambiente virtual diferenciado dos materiais impressos usados na sala de aula. Após incitados a produzirem textos no software on-line, conclui-se que a interação entre as tecnologias educativas eos conteúdos de leitura e produção textual refletem uma nova abordagem nas estratégias agregadas ao ensino de leitura e escrita na disciplina de Língua Portuguesa.

Biografía del autor/a

  • Juliano Paines Martins, Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc.

    Mestrando Capes do Programa de Pós - Graduação em Letras: Leitura e Cognição - Unisc; Graduação Letras Português/Espanhol - Unisc; Esp. língua Portuguesa - Unicid; Esp. Mídias na Educação - Ufsm;Espc. Tecnologias da Informação e da Comunicação - Ufsm. Temas de pesquisa: Hipertextos, Tecnologias Educativas interdisciplinar no trabalho docente, Mídias na Educação como estratégias em leitura/escrita/cognição e protagonismo na prática dicente, Leitura, Produção textual, Idiomas - Português/Espanhol (linguística descritiva e aplicada, e sociolinguística) e Literatura (comparativismo, intertextualidade, polifonismo e hermeneutica).

     

  • Luciana Vescia Lourega, Instituto Federal Farroupilha - IFFSul.
    Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Cruz Alta (2004) e mestrado em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Atualmente é professora do ensino básico e tecnológico do Instituto Federal Farroupilha e sócio - MoinhoSul - Soluções Inteligentes. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de software, engenharia de software, software educacional, realidade virtual e serviço.

Referencias

AGUIAR, Vera Teixeira; BORDINI, Maria da Glória. A formação do Leitor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

AXT, Margaret. A escola frente às tecnologias – pensando a concepção ético – política. Porto Alegre: SMED/POA, 2002.

EISNER, Will. Narrativas gráficas: princípios e práticas da lenda dos quadrinhos. São Paulo: Devir, 2008.

FACHINETTO, Eliane Arbusti. Leitura e escrita em ambiente digital: o hipertexto e as autonarrativas como potencializadores de transformações cognitivo-afetivas. Dissertação (mestrado) – Universidade de Santa Cruz do Sul. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2000.

MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antônio Carlos. (Orgs.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção do sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

POZO, Juan Ignácio. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. Programa nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional Proinfo Integrado. Brasília, 2008.

SOBANSKI, Adriane de Quadros. Ensinar e aprender história: histórias em quadrinhos e canções. Curitiba: Base, 2009.

Publicado

22-07-2014

Número

Sección

Educación y Tecnología

Cómo citar

Tecnologias na sala de aula: o uso do software de história em quadrinhos na análise de produção textual na disciplina de língua portuguesa. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 7, n. 1, p. 83–97, 2014. DOI: 10.17851/1983-3652.7.1.83-97. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16658. Acesso em: 20 dec. 2024.

Artículos similares

1-10 de 145

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.