Ensinar língua portuguesa na Croácia: primeiras anotações de uma experiência
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.8.1.137-145Palabras clave:
Leitura. Língua portuguesa. Língua estrangeira. Ensino. Experiência.Resumen
RESUMO: o presente texto apresenta uma série de considerações de ordem prática. A experiência de ensinar Língua Portuguesa como língua estrangeira, sobretudo com a atenção voltada para a apresentação da “variante” brasileira para alunos croatas é o ponto de origem destas observações. O texto não traz nenhuma consideração de ordem “teórica” nem, tampouco, oferece elementos para o esboço de metodologias inovadoras dependentes de instrumentos variados, para além dos tradicionais. O que se quer, na verdade, é estabelecer parâmetros de comparação com outras práticas, a partir de uma experiência concreta que parte de um pressuposto subjetivo: o uso de recursos pessoais e certa dose de criatividade como instrumentos de operacionalização do convívio dos alunos croatas com a Língua Portuguesa.
PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Língua portuguesa. Língua estrangeira. Ensino. Experiência.
ABSTRACT:This paperpresents a number ofpractical considerations. Theexperience of teachingPortugueseas a foreign language, particularly with the attention focused onthe presentation of theBrazilian’s “variant”toCroatianstudentsis the pointof originof these observations. The textgives noconsiderationof“theoretical” order or, either, offerselementsfor draftinnovativedependentmethodologiesof variousinstruments, in addition to the traditional ones. What is wanted, in fact,is to establishparameters for comparisonwithother practices, from apractical experience thatpart ofa subjectiveassumption: the use ofpersonal resourcesanda certain amount ofcreativity asthecoexistenceoperation ofinstruments to Croatianstudents of Portuguese.
KEYWORDS: Reading. English language.Foreign language. Education.Experience.
Referencias
ISER, Wolfgang. O ato de leitura. Tradução de Johannes Kretschmer. São Paulo: Ed. 34, 1996, 2 v.
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