Imagens meméticas e a comunic(ação) na web: um experimento analítico, reflexões e aplicabilidades acerca do discurso multimodal do Facebook
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.8.2.54-68Palabras clave:
discurso, política e propagação digital, imagens meméticas e multimodalidade, ensino de História e imagens meméticasResumen
RESUMO:Ampliando-se nosso foco de estudo sobre a relação entre História e imagens, passa-se, a partir deste trabalho, a observar como as imagens vêm se prestando a externar mensagens de cunho político, desde as eleições presidenciais de 2014 no Brasil, quando se nota o aumento das mensagens de caráter dicotômico entre “direita e esquerda”. Tendo em vista a importância das imagens para a comunicação, busca-se analisar essa manifestação do discurso político imagético nas redes sociais, mais especificamente no Facebook, no âmbito de um evento digital disseminado na Web, a partir de uma proposta de análise de orientação linguística (SOUZA JÚNIOR, 2015a; 2015b; 2015c; 2015d). Nesse sentido, a partir do estudo de duas unidades de propagação (imagens disseminadas), este artigo propõe a análise desse tipo de mensagem dentro dos eventos digitais identificados por nós como “Coxinha” e “Petralha”. Utilizou-se o Modelo Tridimensional de Análise (FAIRCLOUGH, 2003; SOUZA JÚNIOR, 2013; 2015c) como metodologia, associado à Abordagem Integradora (SOUZA JÚNIOR, 2015a; 2015b). Os resultados da análise das imagens evidenciaram disputas político-ideológicas como uma prática propagada por meio de recursos tecnológicos e discursivo-imagéticos.
PALAVRAS-CHAVE: discurso; política e propagação digital; imagens meméticas e multimodalidade; ensino de História e imagens meméticas.
ABSTRACT:Expanding our focus of study on the relationship between History and images, this article observes how images have been expressed political messages since the 2014 Brazilian presidential elections, when it is possible to observe the increase of dichotomous messages between "right” and “left". Given the importance of images for communication, this article analyzes this pictorial way of manifesting political discourse on social networks, specifically on Facebook, regarding the spread of such manifestations as a digital event disseminated on the Web. This study makes use of a Linguistics-oriented proposal of analysis (SOUZA JUNIOR, 2015a; 2015b; 2015c; 2015d). Accordingly, by examining two units of propagation (disseminated images), the article suggests the study of this type of message within the scope of the digital events identified as "Coxinha” and “Petralha". This investigation uses the Three-dimensional Model of Analysis (FAIRCLOUGH, 2003; SOUZA JUNIOR, 2013; 2015c) as a methodology in association with the Integrative Approach (SOUZA JUNIOR, 2015a; 2015b). Results of analysis revealed political-ideological dispute as a propagated practice through technological and discursive-pictorial resources.
KEYWORDS: discourse; politics and digital propagation; memetic images and multimodality; teaching of History and memetic images.
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