Materiais didáticos digitais para o ensino/aprendizagem das ciências naturais
uma análise bibliométrica
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.46865Palabras clave:
Recursos digitais, Bibliometria, Ciências Naturais, Tecnologia educacionalResumen
O impacto da tecnologia em diferentes áreas da vida cotidiana está cada vez maior. O grau de digitalização nas escolas aumentou exponencialmente nos últimos anos, tanto em termos organizacionais quanto didáticos. Prova disso é o aumento da produção de materiais didáticos digitais para todas as áreas e etapas da educação. Este artigo enfoca materiais desse tipo destinados à área de Ciências Naturais. Para mapear a produção, foi realizado um estudo bibliométrico, com base em uma busca de artigos científicos depositados nos bancos de dados Scopus e WOS. Noventa e um artigos foram analisados com base em indicadores de crescimento, colaboração e evolução temática. Os resultados mostraram um aumento na produção científica sobre o tema nos últimos cinco anos, o peso de países como os Estados Unidos e um grau considerável de colaboração entre os países. Quanto à evolução temática, há um foco nas áreas de gamificação, aprendizagem ativa e e-learning, sendo que estes aparecem como temas básicos ou fundamentais. Motivação, literacia ou alfabetização digital e educação científica surgem como temas motores, sugerindo uma possível agenda de pesquisa para os próximos anos. Esses dados possibilitam a identificação de autores e fontes de referência para futuras pesquisas sobre o tema. Como linhas de pesquisa futuras, é interessante continuar explorando e refletindo sobre o papel dos materiais didáticos digitais nos processos de ensino/aprendizagem por meio da introdução de análises em outras bases de dados, da realização de uma análise de conteúdo e da introdução de altimetria.
Referencias
AGARWAL, Ashok; DURAIRAJANAYAGAM, Damayanthi; TATAGARI, Sindhuja; ESTEVES, Sandro C.;
HARLEV, Avi; HENKEL, Ralf; ROYCHOUDHURY, Shubhadeep; HOMA, Sheryl;
PUCHALT, Nicolás Garrido; RAMASAMY, Ranjith; MAJZOUB, Ahmad; LY, Kim Dao; TVRDA, Eva; ASSIDI, Mourad; KESARI, Kavindra; SHARMA, Reecha; BANIHANI, Saleem; KO, Edmund; ABU-ELMAGD, Muhammad; GOSALVEZ, Jaime; BASHIRI, Asher. Bibliometrics: tracking research impact by selecting the appropriate metrics. Asian Journal of Andrology, v. 18, n. 2, p. 296, abr. 2016. ISSN 1008-682X. DOI: 10.4103/1008-682X.171582. Disponível em: https://journals.lww.com/ajandrology/fulltext/2016/18020/bibliometrics__tracking_research_impact_by.25.aspx. Acesso em: 5 nov. 2023.
AMERICAN ASSOCIATION FOR THE ADVANCEMENT OF SCIENCE. Vision and Change in Undergraduate Biology Education: A Call to Action. [S. l.: s. n.], 2011. Disponível em: https://visionandchange.org/finalreport/. Acesso em: 5 nov. 2023.
AREA-MOREIRA, Manuel. La metamorfosis digital del material didáctico tras el paréntesis Gutenberg / The digital metamorphosis of didactic material after the parenthesis Gutenberg. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa - RELATEC, v. 16, n. 2, p. 13–28, 2017. DOI: https://doi.org/10.17398/1695-288X.16.2.13.
AREA-MOREIRA, Manuel; ADELL, Jordi. Tecnologías Digitales y Cambio Educativo. Una Aproximación Crítica. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 19, n. 4, set. 2021. ISSN 1696-4713. DOI: 10.15366/reice2021.19.4.005. Disponível em: https://revistas.uam.es/reice/article/view/reice2021_19_4_005. Acesso em: 5 nov. 2023.
AREA-MOREIRA, Manuel; GONZÁLEZ SALAMANCA, Daida; CEPEDA-ROMERO, Olga; SANABRIA MESA, Ana Luisa. Un análisis de las actividades didácticas con TIC en aulas de educación secundaria. spa. Píxel-Bit: Revista de medios y educación, v. 38, p. 187–199, 2011. ISSN 1133-8482. Disponível em: https://idus.us.es/handle/11441/22645. Acesso em: 5 nov. 2023.
ARIA, Massimo; CUCCURULLO, Corrado. bibliometrix : An R-tool for comprehensive science mapping analysis. Journal of Informetrics, v. 11, n. 4, p. 959–975, nov. 2017. ISSN 17511577. DOI: 10.1016/j.joi.2017.08.007. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S1751157717300500. Acesso em: 5 nov. 2023.
BARROS, Gabriela Dutra; RIBEIRO, Alice Melo; SILVA, Delano Moody Simões da. O uso de recursos didáticos no ensino de genética: investigando as produções acadêmicas nacionais. In: ANAIS... [S. l.: s. n.], 2017. p. 01–09. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1784-1.pdf. Acesso em: 18 maio 2023.
BROWNELL, Sara E.; KLOSER, Matthew J.; FUKAMI, Tadishi; SHAVELSON, Rich. Undergraduate Biology Lab Courses: Comparing the Impact of Traditionally Base. Journal of College Science Teaching, v. 41, n. 4, p. 36–45, 2012. ISSN 0047-231X. DOI: 10.2505/3/jcst12_041_04. Acesso em: 5 nov. 2023.
CARVALHO, Luzia Alves de; SANTOS, Shayane Ferreira dos; OLIVEIRA, Layla Fernanda Pereira; GALDINO, Maria Eduarda Ribeiro. TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC’S) E A SALA DE AULA. Humanas Sociais & Aplicadas, v. 9, n. 26, p. 32–51, dez. 2019. ISSN 2236-8876. DOI: 10.25242/887692620191876. Disponível em: https://ojs3.perspectivasonline.com.br/humanas_sociais_e_aplicadas/article/view/1876. Acesso em: 5 nov. 2023.
CASTANHA, Rafael Gutierres; BUFREM, Leila Santiago; BOCHI, Fernanda. Estudos relacionais de citação: cocitação, acoplamento bibliográfico e genealogia científica. In: GRÁCIO, Maria Cláudia Cabrini; ET AL. (ed.). Tópicos da bibliometria para bibliotecas universitárias. Marília; São Paulo: Oficina Universitária; Cultura Acadêmica, 2020. p. 71–93.
CATARINACHO, Rodrigues Lucas. O ensino de genética com super-heróis: uma abordagem mutante na sala de aula. 2011. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. Disponível em: https://silo.tips/download/universidade-presbiteriana-mackenzie-centro-de-ciencias-biologicas-e-da-saude-cu-40#. Acesso em: 5 nov. 2023.
CEPEDA-ROMERO, Olga; GALLARDO FERNÁNDEZ, Isabel María; RODRÍGUEZ RODRÍGUEZ, Jesús. La evaluación de los materiales didácticos. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa - Relatec, v. 16, n. 2, p. 79–95, 2017. DOI: https://doi.org/10.17398/1695-288X.16.2.79.
CHUANG, Tzung-Fang; CHOU, Ying-Hsiang; PAI, Jar-Yuan; HUANG, Chien-Ning; BAIR, Henry; PAI, Allen; YU, Nai-Chi. Using Virtual Reality Technology in Biology EducationSatisfaction & Learning Outcomes of High School Students. The American Biology Teacher, v. 85, n. 1, p. 23–32, jan. 2023. ISSN 0002-7685. DOI: 10.1525/abt.2023.85.1.23. Disponível em: https://online.ucpress.edu/abt/article/85/1/23/195088/Using-Virtual-Reality-Technology-in-Biology. Acesso em: 5 nov. 2023.
COLÁS-BRAVO, María Pilar; DE-PABLOS, Juan; BALLESTA, Javier. Incidencia de las TIC en la enseñanza en el sistema educativo español: una revisión de la investigación. Revista de Educación a Distancia (RED), n. 56, jan. 2018. ISSN 1578-7680. DOI: 10.6018/red/56/2. Disponível em: http://www.um.es/ead/red/56/colas_et_al.pdf. Acesso em: 5 nov. 2023.
CÓRICA, José Luis. Resistencia docente al cambio: Caracterización y estrategias para un problema no resuelto. RIED-Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, v. 23, n. 2, p. 255–272, jul. 2020. ISSN 1390-3306. DOI: 10.5944/ried.23.2.26578. Disponível em: https://revistas.uned.es/index.php/ried/article/view/26578. Acesso em: 5 nov. 2023.
COUCH, Brian A.; BROWN, Tanya L.; SCHELPAT, Tyler J.; GRAHAM, Mark J.; KNIGHT, Jennifer K. Scientific Teaching: Defining a Taxonomy of Observable Practices. CBE—Life Sciences Education, v. 14, n. 1, ar9, mar. 2015. DOI: 10.1187/cbe.14-01-0002. Disponível em: https://www.lifescied.org/doi/10.1187/cbe.14-01-0002. Acesso em: 5 nov. 2023.
DEWI, N. R.; KANNAPIRAN, S.; WIBOWO, S. W. A. Development of Digital Storytelling-Based Science Teaching Materials to Improve Students’ Metacognitive Ability. Jurnal Pendidikan IPA Indonesia, v. 7, n. 1, p. 16–24, abr. 2018. ISSN 2089-4392. DOI: 10.15294/jpii.v7i1.12718. Disponível em: https://journal.unnes.ac.id/nju/index.php/jpii/article/view/12718. Acesso em: 5 nov. 2023.
ELLIS, Rebecca; MEAD, Louise; REICHSMAN, Frieda; MCELROY-BROWN, Kiley; SMITH, James; WHITE, Peter. Connected Biology. The American Biology Teacher, v. 85, n. 2, p. 97–103, fev. 2023. ISSN 0002-7685, 1938-4211. DOI: 10.1525/abt.2023.85.2.97. Disponível em: https://online.ucpress.edu/abt/article/85/2/97/195246/Connected-BiologyApplying-an-Integrative-and. Acesso em: 5 nov. 2023.
FABRÍCIO, Maria de Fátima Lima; JÓFILI, Zélia Maria Soares; SEMEN, Luiza Suely Martins; LEÃO, Ana Maria dos Anjos Carneiro. A compreensão das leis de mendel por alunos de biologia na educação básica e na licenciatura. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 8, p. 83–103, jun. 2006. ISSN 1983-2117. DOI: 10.1590/1983-21172006080106. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/d8JbvnPgSNyVwMLKT9j5WrL/?lang=pt. Acesso em: 5 nov. 2023.
FERNÁNDEZ RÍO, Javier; LOPEZ-AGUADO, Mercedes; PÉREZ-PUEYO, Ángel; HORTIGÜELA-ALCALÁ, David; MANSO-AYUSO, Jesús. La brecha digital destapada por la pandemia del coronavirus: una investigación sobre profesorado y familias. Revista Complutense de Educación, v. 33, n. 2, p. 351–360, mar. 2022. ISSN 1988-2793. DOI: 10.5209/rced.74389. Disponível em: https://revistas.ucm.es/index.php/RCED/article/view/74389. Acesso em: 5 nov. 2023.
GARCIA, Fabiane Weber; KANTOVISCKI, Andréia Lara Lopatko; VETTORAZZI, Maria Lúcia Tozetto; OGRADOWSKI, Karin Rosa Persegona; KANTOVISCKI, Adriano Rogério. Percepção de docentes de cursos da área da saúde sobre adaptação ao ensino remoto. Espaço para a Saúde, v. 23, abr. 2022. ISSN 1517-7130. DOI: 10.22421/1517-7130/es.2022v23.e851. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/851. Acesso em: 5 nov. 2023.
GREGORY, T. Ryan. Understanding Natural Selection: Essential Concepts and Common Misconceptions. Evolution: Education and Outreach, v. 2, n. 2, p. 156–175, jun. 2009. ISSN 1936-6434. DOI: 10.1007/s12052-009-0128-1. Disponível em: https://evolution-outreach.biomedcentral.com/articles/10.1007/s12052-009-0128-1. Acesso em: 5 nov. 2023.
HANDELSMAN, Jo; EBERT-MAY, Diane; BEICHNER, Robert; BRUNS, Peter; CHANG, Amy; DEHAAN, Robert; GENTILE, Jim; LAUFFER, Sarah; STEWART, James; TILGHMAN, Shirley M.; WOOD, William B. Scientific Teaching. Science, v. 304, n. 5670, p. 521–522, 2004. ISSN 0036-8075. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/3836701. Acesso em: 5 nov. 2023.
HANSEN, Alexandria K; LANGDON, Taylor R; MENDRIN, Lukyon W; PETERS, Kaylin; RAMOS, Jose; LENT, David D. Exploring the Potential of 3D-printing in Biological Education: A Review of the Literature. Integrative and Comparative Biology, v. 60, n. 4, p. 896–905, out. 2020. ISSN 1540-7063, 1557-7023. DOI: 10.1093/icb/icaa100. Disponível em: https://academic.oup.com/icb/article/60/4/896/5869801. Acesso em: 5 nov. 2023.
HERRERO VÁZQUEZ, Mónica; TORRALBA-BURRIAL, Antonio; DEL MORAL PÉREZ, Esther. Revisión de investigaciones sobre el uso de juegos digitales en la enseñanza de las ciencias de la vida en Primaria y Secundaria. Enseñanza de las Ciencias. Revista de investigación y experiencias didácticas, v. 38, n. 2, p. 103–119, mar. 2020. ISSN 2174-6486, 0212-4521. DOI: 10.5565/rev/ensciencias.2806. Disponível em: https://ensciencias.uab.cat/article/view/v38-n2-herrero-torralba-delmoral. Acesso em: 5 nov. 2023.
HILÁRIO, Carla Mara; FREITAS, Juliana Lazzarotto. Indicadores de colaboração científica: aspectos éticos, práticos e formas de mensuração. In: GRÁCIO, Maria Cláudia Cabrini; MARTÍNEZ-ÁVILA, Daniel; OLIVEIRA, Ely Francina Tannuri de; ROSAS, Fábio Sampaio (ed.). Tópicos da bibliometria para bibliotecas universitárias. Marília; São Paulo: Oficina Universitária; Cultura Acadêmica, dez. 2020. p. 71–93. ISBN 9786586546910.
HOLME, Thomas A. Introduction to the Journal of Chemical Education Special Issue on Insights Gained While Teaching Chemistry in the Time of COVID-19. Journal of Chemical Education, v. 97, n. 9, p. 2375–2377, set. 2020. ISSN 0021-9584, 1938-1328. DOI: 10.1021/acs.jchemed.0c01087. Disponível em: https://pubs.acs.org/doi/10.1021/acs.jchemed.0c01087. Acesso em: 5 nov. 2023.
IBÁÑEZ, Jesús Salinas. Educación en tiempos de pandemia: tecnologías digitales en la mejora de los procesos educativos. Innovaciones Educativas, v. 22, Especial, p. 17–21, out. 2020. ISSN 2215-4132. DOI: 10.22458/ie.v22iEspecial.3173. Disponível em: https://revistas.uned.ac.cr/index.php/innovaciones/article/view/3173. Acesso em: 5 nov. 2023.
JIMÉNEZ-BECERRA, Isabel; SEGOVIA-CIFUENTES, Yasbley-de-María. Models of didactic integration with ICT mediation: some innovation challenges in teaching practices ( Modelos de integración didáctica con mediación TIC: algunos retos de innovación en las prácticas de enseñanza ). Culture and Education, v. 32, n. 3, p. 399–440, jul. 2020. ISSN 1135-6405, 1578-4118. DOI: 10.1080/11356405.2020.1785140. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/11356405.2020.1785140. Acesso em: 5 nov. 2023.
JONES, Serena M.; KATYAL, Priya; XIE, Xuan; NICOLAS, Madeleine P.; LEUNG, Eric M.; NOLAND, Damon M.; MONTCLARE, Jin Kim. A ‘KAHOOT!’ Approach: The Effectiveness of Game-Based Learning for an Advanced Placement Biology Class. Simulation & Gaming, v. 50, n. 6, p. 832–847, dez. 2019. ISSN 1046-8781, 1552-826X. DOI: 10.1177/1046878119882048. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1046878119882048. Acesso em: 5 nov. 2023.
KELLER, Thomas E.; PEARSON, Greg. A Framework for K-12 Science Education: Increasing Opportunities for Student Learning. Technology and Engineering Teacher, v. 71, n. 5, p. 12–18, fev. 2012. ISSN 2158-0502. Acesso em: 5 nov. 2023.
KENNEDY-CLARK, Shannon. Reflection: Research by design: Design-based research and the higher degree research student. Journal of Learning Design, v. 8, n. 3, p. 106–122, dez. 2015. ISSN 1832-8342. DOI: 10.5204/jld.v8i3.257. Disponível em: https://www.jld.edu.au/article/view/257.html. Acesso em: 5 nov. 2023.
KOLTAY, Tibor. The media and the literacies: media literacy, information literacy, digital literacy. Media, Culture & Society, v. 33, n. 2, p. 211–221, mar. 2011. ISSN 0163-4437, 1460-3675. DOI: 10.1177/0163443710393382. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0163443710393382. Acesso em: 5 nov. 2023.
LAWLOR, Jennifer; MILLS, Kristen; NEAL, Zachary; NEAL, Jennifer Watling; WILSON, Camren; MCALINDON, Kathryn. Approaches to measuring use of research evidence in K-12 settings: A systematic review. Educational Research Review, v. 27, p. 218–228, jun. 2019. ISSN 1747938X. DOI: 10.1016/j.edurev.2019.04.002. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S1747938X18300642. Acesso em: 5 nov. 2023.
LICORISH, Sherlock A.; OWEN, Helen E.; DANIEL, Ben; GEORGE, Jade Li. Students’ perception of Kahoot!’s influence on teaching and learning. Research and Practice in Technology Enhanced Learning, v. 13, n. 1, p. 9, jul. 2018. ISSN 1793-7078. DOI: 10.1186/s41039-018-0078-8. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s41039-018-0078-8. Acesso em: 5 nov. 2023.
LIN, Debbita Tan Ai; GANAPATHY, Malini; SINGH, Manjet Kaur Mehar. Kahoot! it: Gamification in higher education. Pertanika Journal: Social Sciences & Humanities, v. 26, n. 1, p. 565–582, 2018. Disponível em: https://tinyurl.com/2hz42zsu. Acesso em: 16 maio 2023.
LIVINGSTONE, Sonia; HELSPER, Ellen. Balancing opportunities and risks in teenagers’ use of the internet: the role of online skills and internet self-efficacy. New Media & Society, v. 12, n. 2, p. 309–329, mar. 2010. ISSN 1461-4448, 1461-7315. DOI: 10.1177/1461444809342697. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1461444809342697. Acesso em: 5 nov. 2023.
MANZANILLA-GRANADOS, Héctor Manuel; NAVARRETE-CAZALES, Zaira; LÓPEZ-HERNÁNDEZ, Paola Andrea. Políticas educativas para la innovación, inclusión y TIC en Bolivia, Paraguay y Uruguay. Educação & Sociedade, v. 44, e261474, fev. 2023. ISSN 1678-4626. DOI 10.1590/ES.261474. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/PkmTG866cLGYk8drxyg9TnQ/?lang=es. Acesso em: 5 nov. 2023.
MOURA, Joseane; MEIRELES DE DEUS, Maria Do Socorro; GONÇALVES, Nilda Masciel Neiva; PERON, Ana. Biologia/Genética: O ensino de biologia, com enfoque a genética, das escolas públicas no Brasil – breve relato e reflexão. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, v. 34, n. 2, p. 167, dez. 2013. ISSN 1679-0367, 1676-5435. DOI: 10.5433/1679-0367.2013v34n2p167. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/13398. Acesso em: 5 nov. 2023.
MURILLO-ZAMORANO, Luis R.; LÓPEZ SÁNCHEZ, José Ángel; GODOY-CABALLERO, Ana Luisa; BUENO MUÑOZ, Carmen. Gamification and active learning in higher education: is it possible to match digital society, academia and students’ interests? International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 18, n. 1, p. 15, mar. 2021. ISSN 2365-9440. DOI: 10.1186/s41239-021-00249-y. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s41239-021-00249-y. Acesso em: 5 nov. 2023.
NATIONAL RESEARCH COUNCIL. A Framework for K-12 Science Education: Practices, Crosscutting Concepts, and Core Ideas. Washington, D.C.: National Academies Press, fev. 2012. ISBN 9780309217422. DOI: 10.17226/13165. Disponível em: http://nap.edu/catalog/13165. Acesso em: 5 nov. 2023.
NURHAYATI, Rusdi; ISFAENI, Hanum. The Application of Mobile Augmented Reality to Improve Learning Outcomes in Senior High Schools. International Journal of Information and Education Technology, v. 12, n. 7, p. 691–695, 2022. ISSN 20103689. DOI: 10.18178/ijiet.2022.12.7.1672. Disponível em: http://www.ijiet.org/show-171-2146-1.html. Acesso em: 5 nov. 2023.
ORTIZ-ROJO, Ramón Andrés; LACRUZ, Adonai José. Empreendedorismo Internacional: Mapeamento Temático e Proposta de Agenda de Pesquisa. Organizações & Sociedade, v. 30, n. 105, p. 301–328, abr. 2023. ISSN 1984-9230, 1413-585X. DOI: 10.1590/1984-92302023v30n0010pt. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302023000200301&tlng=pt. Acesso em: 5 nov. 2023.
PAGE, Matthew J.; MOHER, David; MCKENZIE, Joanne E. Introduction to PRISMA 2020 and implications for research synthesis methodologists. Research Synthesis Methods, v. 13, n. 2, p. 156–163, mar. 2022. ISSN 1759-2879, 1759-2887. DOI: 10.1002/jrsm.1535. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jrsm.1535. Acesso em: 5 nov. 2023.
PEREIRA, Mônica Luciana da Silva; BARBOSA, Mayara Lustosa de Oliveira. Ensino e Educação Especial: análise bibliométrica e metassíntese qualitativa da produção científica indexada na base Web of Science. Revista Educação Especial, e51/ 1–32, out. 2020. ISSN 1984-686X. DOI: 10.5902/1984686X44283. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/44283. Acesso em: 5 nov. 2023.
PEREIRA, Sara De Souza; CUNHA, Joyciane Santiago Da; LIMA, Eldianne Moreira. Estratégias didático-pedagógicas para o ensino-aprendizagem de genética. Investigações em Ensino de Ciências, v. 25, n. 1, p. 41, maio 2020. ISSN 1518-8795. DOI: 10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p41. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/1462. Acesso em: 5 nov. 2023.
PERNAA, Johannes; WIEDMER, Susanne. A systematic review of 3D printing in chemistry education – analysis of earlier research and educational use through technological pedagogical content knowledge framework. Chemistry Teacher International, v. 2, n. 2, dez. 2020. ISSN 2569-3263. DOI: 10.1515/cti-2019-0005. Disponível em: https://www.degruyter.com/document/doi/10.1515/cti-2019-0005/html. Acesso em: 5 nov. 2023.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani César. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo-RS: Feevale, 2013. Disponível em: https://www.feevale.br/institucional/editora-feevale/metodologia-do-trabalho-cientifico---2-edicao. Acesso em: 1 jun. 2023.
R CORE TEAM. R: The R Project for Statistical Computing. [S. l.: s. n.], 2016. Disponível em: https://www.r-project.org/. Acesso em: 5 nov. 2023.
REGO-AGRASO, Laura; SUELVES, Diana Marín. Las visiones del alumnado sobre los Materiales Didácticos Digitales en España. Educar em Revista, v. 35, p. 79–94, out. 2019. ISSN 0104-4060, 1984-0411. DOI: 10.1590/0104-4060.68491. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/XWYDZSScJ8NPrXgMYXYZwbB/?lang=es. Acesso em: 5 nov. 2023.
RODRÍGUEZ, Jesús Rodríguez; GÓMEZ, Silvia López; SUELVES, Diana Marín; RODRÍGUEZ, María Montserrat Castro. Materiales didácticos digitales y coronavirus en tiempos de confinamiento en el contexto español. Práxis Educativa, v. 15, p. 1–20, jun. 2020. ISSN 1809-4309. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.15.15776.056. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/15776. Acesso em: 5 nov. 2023.
RODRÍGUEZ-ALTAMIRANO, Ninel; TELLES-GÓMEZ, Ana Cynthia; VÉRTIZ-HERNÁNDEZ, María Patricia; SÁNCHEZ-ESPARZA, Abigaíl. Estudio de casos: REA (recursos educativos abiertos) en clases de Historia de México. Magis. Revista Internacional de Investigación en Educación, v. 3, n. 5, p. 147–166, 2010. ISSN 2027-1174, 2027-1182. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=281023476009. Acesso em: 5 nov. 2023.
RUTLEDGE, Michael L.; WARDEN, Melissa A. Evolutionary Theory, the Nature of Science & High School Biology Teachers: Critical Relationships. The American Biology Teacher, v. 62, n. 1, p. 23–31, 2000. ISSN 0002-7685. DOI: 10.2307/4450822. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/4450822. Acesso em: 5 nov. 2023.
SAHU, Pradeep. Closure of Universities Due to Coronavirus Disease 2019 (COVID-19): Impact on Education and Mental Health of Students and Academic Staff. Cureus, v. 12, n. 4, abr. 2020. ISSN 2168-8184. DOI: 10.7759/cureus.7541. Disponível em: https://www.cureus.com/articles/30110-closure-of-universities-due-to-coronavirus-disease-2019-covid-19-impact-on-education-and-mental-health-of-students-and-academic-staff. Acesso em: 5 nov. 2023.
SANTOS, Fabiana Fideles dos; NASCIMENTO-JÚNIOR, Agrinaldo Jacinto; BARBOSA, Mayara Lustosa de Oliveira. Aplicação e avaliação de um site com proposta adaptativa para o ensino de ciências. In: FALEIRO, Wender; GONÇALVES, Vanessa Fonseca; VIGÁRIO, Ana Flávia (ed.). Processos educativos em ciências da natureza na educação básica. Goiânia/GO: Editora Kelps, 2020. p. 1–295.
SEABORN, Katie; FELS, Deborah I. Gamification in theory and action: A survey. International Journal of Human-Computer Studies, v. 74, p. 14–31, fev. 2015. ISSN 10715819. DOI: 10.1016/j.ijhcs.2014.09.006. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S1071581914001256. Acesso em: 5 nov. 2023.
SHI, Kun; ZHOU, Yi; ZHANG, Zhen. Mapping the Research Trends of Household Waste Recycling: A Bibliometric Analysis. Sustainability, v. 13, n. 11, p. 6029, maio 2021. ISSN 2071-1050. DOI: 10.3390/su13116029. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/13/11/6029. Acesso em: 5 nov. 2023.
SILVA, Deise Deolindo; DE ALMEIDA, Cátia Cândida; GRÁCIO, Maria Cláudia Cabrini. Associação do Fator de Impacto e do Índice h para a avaliação de periódicos científicos: uma aplicação no campo da Ciência da Informação. Em Questão, p. 132–151, dez. 2018. ISSN 1808-5245, 1807-8893. DOI: 10.19132/1808-5245240.132-151. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/86489. Acesso em: 5 nov. 2023.
SILVA, Wender Antônio da; KALHIL, Josefina Barrera. Um estudo sobre as habilidades necessárias para utilização das tecnologias digitais como recurso metodológico. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 5, n. 1, p. 62–77, jul. 2017. ISSN 2318-6674. DOI: 10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p62-77.i5343. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5343. Acesso em: 5 nov. 2023.
SINATRA, Gale M.; SOUTHERLAND, Sherry A.; MCCONAUGHY, Frances; DEMASTES, James W. Intentions and beliefs in students’ understanding and acceptance of biological evolution. Journal of Research in Science Teaching, v. 40, n. 5, p. 510–528, maio 2003. ISSN 0022-4308, 1098-2736. DOI: 10.1002/tea.10087. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/tea.10087. Acesso em: 5 nov. 2023.
SUBHASH, Sujit; CUDNEY, Elizabeth A. Gamified learning in higher education: A systematic review of the literature. Computers in Human Behavior, v. 87, p. 192–206, out. 2018. ISSN 07475632. DOI: 10.1016/j.chb.2018.05.028. Disponível em:
https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0747563218302541. Acesso em: 5 nov. 2023.
THE DESIGN-BASED RESEARCH COLLECTIVE. Design-Based Research: An Emerging Paradigm for Educational Inquiry. Educational Researcher, v. 32, n. 1, p. 5–8, jan. 2003. ISSN 0013-189X, 1935-102X. DOI: 10.3102/0013189X032001005. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/10.3102/0013189X032001005. Acesso em: 5 nov. 2023.
TORRES-DÍAZ, Juan-Carlos; INFANTE-MORO, Alfonso. Desigualdad digital en la universidad: Usos de Internet en Ecuador. Comunicar: Revista Científica de Comunicación y Educación, v. 19, n. 37, p. 81–88, 2011. ISSN 1134-3478. DOI: 10.3916/C37-2011-02-08. Disponível em: https://www.revistacomunicar.com/index.php?contenido=detalles&numero=37&articulo=37-2011-10. Acesso em: 5 nov. 2023.
VAN ECK, Ness Jan; WALTMAN, Ludo. Text mining and visualization using VOSviewer. ISSI Newsletter, v. 7, n. 3, p. 50–54, 2011.
VICENTE ÁLVAREZ, Rosa María; SUELVES, Diana Marín; ROMERO, Olga Cepeda. Análisis de materiales musicales didácticos para Primaria en la escuela digital. Electronic Journal of Music in Education, v. 2, n. 42, p. 01–15, dez. 2018. ISSN 1575-9563. DOI: 10.7203/LEEME.42.10942. Disponível em: https://ojs.uv.es/index.php/LEEME/article/view/10942. Acesso em: 5 nov. 2023.
VIDAL ESTEVE, María Isabel; NAVARRO, Ana Vega; GÓMEZ, Silvia López. Uso de materiales didácticos digitales en las aulas de Primaria. Campus Virtuales, v. 8, n. 2, p. 103–119, out. 2019. ISSN 2255-1514. Disponível em: http://uajournals.com/ojs/index.php/campusvirtuales/article/view/516. Acesso em: 5 nov. 2023.
WAGHID, Faiq. On the Democratisation of Science Education through Facebook: Implications for Autonomy, Equality and Teacher Education in Universities. South African Journal of Higher Education, v. 29, n. 2, 2015. ISSN 1753-5913. DOI: 10.20853/29-2-482. Disponível em: https://www.journals.ac.za/sajhe/article/view/482. Acesso em: 5 nov. 2023.
WARSCHAUER, Mark; MATUCHNIAK, Tina. New Technology and Digital Worlds: Analyzing Evidence of Equity in Access, Use, and Outcomes. Review of Research in Education, v. 34, n. 1, p. 179–225, mar. 2010. ISSN 0091-732X, 1935-1038. DOI: 10.3102/0091732X09349791. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/10.3102/0091732X09349791. Acesso em: 5 nov. 2023.
WINKELMANN, Kurt; KEENEY-KENNICUTT, Wendy; FOWLER, Debra; MACIK, Maria. Development, Implementation, and Assessment of General Chemistry Lab Experiments Performed in the Virtual World of Second Life. Journal of Chemical Education, v. 94, n. 7, p. 849–858, jul. 2017. ISSN 0021-9584, 1938-1328. DOI: 10.1021/acs.jchemed.6b00733. Disponível em: https://pubs.acs.org/doi/10.1021/acs.jchemed.6b00733. Acesso em: 5 nov. 2023.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Mayara Lustosa de Oliveira Barbosa, Diana Marín Suelves, Cecilia V. Becerra-Brito, Antía Cores Torres
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este es un artículo de acceso abierto que permite su uso, distribución y reproducción sin restricciones en cualquier medio siempre que se cite correctamente el artículo original.