Um olhar sobre a comunicação científica da revista Science no Instagram e Facebook
análise da revista Science no Instagram e Facebook
DOI :
https://doi.org/10.1590/1983-3652.2026.59368Mots-clés :
Comunicação científica, Mídias sociais, Engajamento online, Ciência e tecnologiaRésumé
Nas últimas décadas, as mídias sociais transformaram o acesso à informação e a maneira como ela é compartilhada. Com isso, tornaram-se ferramentas essenciais para a comunicação científica, ao ampliar o alcance de conteúdos e promover interações. Este estudo analisou as estratégias de comunicação da revista Science, em suas páginas no Instagram e Facebook, comparou as métricas por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos e investigou se formatos de postagem e temas influenciam a interação. A pesquisa, quantitativa, descritiva e exploratória, analisou postagens publicadas por um período de 60 dias. Os dados foram coletados manualmente e submetidos a análises descritivas e inferenciais (Mann-Whitney U e Kruskal-Wallis). Os resultados apontaram diferenças entre as plataformas, com maior engajamento no Instagram, mas sem influência significativa de formatos ou temas. Conclui-se que estratégias de comunicação devem considerar as especificidades de engajamento entre mídias sociais
Téléchargements
Références
ATAIDE MALCHER, Maria; ALVES, Suellen Miyuki; RAIOL, Weverton; ARAUJO DA SILVA, Eliane Maria; CARVALHO, Vanessa. Interatividade, confiabilidade e engajamento: 22 anos de estudos sobre comunicação pública da ciência em redes sociais on-line. Observatorio, v. 19, n. 1, 2025. DOI: 10.15847/obsOBS19120252616. Disponível em: https://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/2616. Acesso em: 14 abr. 2025.
BARAM-TSABARI, Ayelet; LEWENSTEIN, Bruce. Science communication training: what are we trying to teach? International Journal of Science Education, v. 7, n. 3, p. 285–300, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1080/21548455.2017.1303756. Acesso em: 11 jan. 2025.
BATES, Tony. Teaching in a Digital Age: Guidelines for Designing Teaching and Learning. Vancouver: Tony Bates Associates Ltda, 2015.
BAUER, Martin; JENSEN, Pablo. The mobilization of science communicators: Institutional and professional identities. Public Understanding of Science, v. 20, n. 1, p. 3–11, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0963662510394457. Acesso em: 15 nov. 2024.
BERGER, Jonah; MILKMAN, Katherine. What makes online content viral? Journal of Marketing Research, v. 49, n. 2, p. 192–205, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1509/jmr.10.0353. Acesso em: 14 abr. 2025.
BIK, Holly; GOLDSTEIN, Miriam. An introduction to social media for scientists. PLOS Biology, v. 11, n. 4, e1001535, 2013. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23630451/. Acesso em: 19 dez. 2024.
BONNEY, Rick; COOPER, Caren; DICKINSON, Janis; KELLING, Steve; PHILLIPS, Tina; ROSENBERG, Kenety; SHIRK, Jennifer. Citizen science: A developing tool for expanding science knowledge and scientific literacy. BioScience, v. 59, n. 11, p. 977–984, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1525/bio.2009.59.11.9. Acesso em: 5 dez. 2024.
BRODIE, Roderick; HOLLEBEEK, Linda; JURIC, Biljana; ILIĆ, Ana. Customer engagement: Conceptual domain, fundamental propositions, and implications for research. Journal of Service Research, v. 14, n. 3, p. 252–271, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1094670511411703. Acesso em: 10 set. 2025.
BROSSARD, Dominique; SCHEUFELE, Dietram A. Science, new media, and the public. Science, v. 339, n. 6115, p. 40–55, 2013. DOI: 10.1126/science.1232329. Disponível em: https://www.science.org/doi/10.1126/science.1232329. Acesso em: 20 dez. 2024.
BUCCHI, Massimiano. Beyond technocracy: Science, politics, and citizens. New York: Springer, 2009.
BUCCHI, Massimiano; TRENCH, Brian. Routledge Handbook of Public Communication of Science and Technology. New York: Routledge, 2021. DOI: 10.4324/9781003039242.
BURNS, Todd; O’CONNOR, Jonh; STOCKLMAYER, Silvia. Science Communication: A Contemporary Definition. Public Understanding of Science, v. 12, n. 2, p. 183–202, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1177/09636625030122004. Acesso em: 21 dez. 2024.
CARVALHO, Ana Beatriz Gomes; MAGALHÃES, Sthenio; ALVES, Telma. Divulgação e formação científica nas redes sociais: narrativas digitais e colaboração nos canais do Science Vlogs Brasil. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC, v. 13, n. 3, p. 246–265, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.986. Acesso em: 13 abr. 2025.
COLLINS, Stephanie; SULLIVAN, Miriam; BRAY, Heather. Exploring scientists’ perceptions of citizen science for public engagement with science. Journal of Science Communication, v. 21, n. 7, a01, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.22323/2.21070201. Acesso em: 16 abr. 2025.
CORNER, Adam; PIDGEON, Nick. Geoengineering the climate: The social and ethical implications. Environment: Science and Policy for Sustainable Development, v. 52, n. 1, p. 24–37, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1080/00139150903479563. Acesso em: 22 dez. 2024.
DAVIES, Todd; GANGADHAN, Seeta. Online Deliberation: Design, Research, and Practice. Stanford: CSLI Publications, 2009.
DELBIANCO, Natalia Rodrigues; VALENTIM, Marta. Sociedade da Informação e as mídias sociais no contexto da comunicação científica. AtoZ novas práticas em informação e conhecimento, v. 11, n. 1, p. 1–11, 2021. DOI: 10.5380/atoz.v11i0.78778. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/78778. Acesso em: 19 dez. 2024.
DONG, Junghwan Kevin; SAUNDERS, Collen; WACHIRA, Benjamim; THOMA, Brent; CHAN, Tereza. Social media and the modern scientist: a research primer for low-and middle-income countries. African Journal of Emergency Medicine, v. 10, supl. 2, s120–s124, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.afjem.2020.04.005. Acesso em: 15 abr. 2025.
DWIVEDI, Yogesh; HUGHES, Laurie; ESMAGILOVA, Elvira; AL, et. Artificial intelligence (AI): Multidisciplinary perspectives on emerging challenges, opportunities, and agenda for research, practice, and policy. International Journal of Information Management, v. 57, n. 1, p. 101994, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2019.08.002. Acesso em: 15 dez. 2024.
FALK, John. Free-choice science education: How we learn science outside of school. New York: Teachers College Press, 2005.
FERREIRA, João Rodrigo; AUTRAN, Marynice; SOUZA, Edivanio. Comunicação e divulgação científicas: das distinções conceituais às aproximações promovidas pelas redes sociais digitais. P2P & Inovação, Rio de Janeiro, v. 9, Ed. Esp., p. 323–347, 2023.
FISCHHOFF, Baruch. The sciences of science communication. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 110, n. 3, p. 14033–14039, 2013. Disponível em: https://www.pnas.org/doi/10.1073/pnas.1213273110. Acesso em: 15 dez. 2024.
FRANCISCO-JUNIOR, Wilmo Ernesto; SANTOS, Mayra Kalyane S. Ciência no mundo digital: o que nos diz o Instagram? Ciência & Educação, v. 30, e24002, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320240002. Acesso em: 15 abr. 2025.
GLĂVEANU, Vlad Petre. Rewriting the language of creativity: The five A’s framework. Review of General Psychology, v. 17, n. 1, p. 69–81, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1037/a0029528. Acesso em: 12 dez. 2024.
GREGORY, Jane; MILLER, Steve. Science in public: Communication, culture, and credibility. Boulder: Perseus Publishing, 1998.
HUNGARO, Ana Regina; PUGLIESE, Adriana. Enfoques e abordagens de artigos sobre divulgação científica publicados em periódicos brasileiros. Educação e Pesquisa, v. 50, e275685, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450275685por. Acesso em: 13 abr. 2025.
KAPLAN, Andreas; HAENLEIN, Michael. Users of the world, unite! The challenges and opportunities of social media. Business Horizons, v. 53, n. 1, p. 59–68, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.bushor.2009.09.003. Acesso em: 5 dez. 2024.
KIETZMANN, Janh; HERMKENS, Kristopher; MCCARTHY, Ian; SILVESTRE, Bruno. Social media? Get serious! Understanding the functional building blocks of social media. Business Horizons, v. 54, n. 3, p. 241–251, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.bushor.2011.01.005. Acesso em: 20 nov. 2024.
KIRKWOOD, Adrian; PRICE, Linda. Technology-enhanced learning and teaching in higher education: What is ‘enhanced’ and how do we know? A critical literature review. Learning, Media and Technology, v. 39, n. 1, p. 6–36, 2014. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/17439884.2013.770404. Acesso em: 20 nov. 2024.
KOTZ, Suellen Cristina Rodrigues; FORMIGA SOBRINHO, Asdrúbal Borges. Analysis of creativity based on individual beliefs: a study with architects pursuing teaching careers. In: VALQUARESMA, A.; DANTAS DE PAULA, L.; RODNEY, T. K. (ed.). Creativity and learning. Cham: Palgrave Macmillan, 2024. (Palgrave Studies in Creativity and Culture). DOI: 10.1007/978-3-031-73393-2_7.
KOTZ, Suellen Cristina Rodrigues; FORMIGA SOBRINHO, Asdrúbal Borges. Relação entre criatividade e cientistas: uma revisão sistemática. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, v. 27, n. 1, 2023a. DOI: 10.58086/90h7-4328. Disponível em: http://pec.ispgaya.pt. Acesso em: 25 set. 2025.
KOTZ, Suellen Cristina Rodrigues; FORMIGA-SOBRINHO, Asdrúbal Borges. Práticas de promoção à criatividade científica entre estudantes adolescentes: uma revisão sistemática. Linhas Críticas, Brasília, v. 29, e49473, 2023b. DOI: 10.26512/lc29202349473. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/49473. Acesso em: 25 set. 2025.
LUBART, Todd. Psicologia da criatividade. Porto Alegre: Artmed, 2007.
LUBART, Todd; THORNHILL-MILLER, Branden. Creativity: an overview of the 7 C’s of creative thought. In: STERNBERG, Branden (ed.). The psychology of human tought: an introduction. Heidelberg: Heidelberg University Publishing, 2019. p. 277–305.
MCKINNON, Merryn; VOS, Judith. Engagement as a threshold concept for science education and science communication. International Journal of Science Education, v. 5, n. 4, p. 297–318, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1080/21548455.2014.986770. Acesso em: 25 nov. 2024.
NAPOLI, Phillip. Audience evolution: New technologies and the transformation of media audiences. New York: Columbia University Press, 2011.
OLIVEIRA, Thaiane; PAIVA-FILHO, Jose Henrique; PARREIRA, Camila Ribeiro; PANTOIJA, Rayane. Altmetria e impacto social da ciência na área de Comunicação e Informação: uma pesquisa multidimensional sobre a circulação da produção científica brasileira em sites de redes sociais. Ciência da Informação, v. 48, n. 3, p. 285–293, 2019. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4983. Acesso em: 15 nov. 2024.
OLIVEIRA, Thaís Ranielle; JÚNIOR, Roberto Gomes; GARCIA, Greice Maria. Redes Sociais na educação: uma abordagem inovadora científica em farmácia. Favitec Revista, v. 15, n. 1, p. 236–249, 2024. Disponível em: https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/e-revistafacitec/article/view/3006. Acesso em: 15 jan. 2025.
PAVELLE, Sophie; WILKINSON, Clare. Into the Digital Wild: Utilizing Twitter, Instagram, YouTube, and Facebook for Effective Science and Environmental Communication. Frontiers in Communication, v. 5, 2020. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/communication/articles/10.3389/fcomm.2020.575122.
PRIEM, Jason; COSTELLO, Kaitlin. How and why scholars cite on Twitter. In: 1. PROCEEDINGS of the American Society for Information Science and Technology. [S. l.: s. n.], 2010. v. 47, p. 1–4. Disponível em: https://asistdl.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/meet.14504701201. Acesso em: 15 nov. 2024.
PRIEM, Jason; HEMMINGER, Bradely. Scientometrics 2.0: Toward new metrics of scholarly impact on the social web. First Monday, v. 15, n. 7, 2010. Disponível em: https://firstmonday.org/ojs/index.php/fm/article/view/2874. Acesso em: 10 nov. 2024.
REZENDE, Laura Vilela; DRUMOND, Larissa Barbara. Comunicando ciência: o uso das redes sociais públicas pelos periódicos científicos brasileiros da Área “Comunicação e Informação”. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 21, n. 2, p. 1–21, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rdbci/a/qCMs7JTM7H4qBt6SJmxFbzy/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 nov. 2024.
ROWE, Gene; FREWER, Lynn. A typology of public engagement mechanisms. Science, Technology, & Human Values, v. 30, n. 2, p. 251–290, 2005. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0162243904271724. Acesso em: 15 nov. 2024.
SCHEUFELE, Dietram; KRAUSE, Nicole. Science audiences, misinformation, and fake news. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 116, n. 16, p. 7662–7669, 2019. Disponível em: https://www.pnas.org/doi/10.1073/pnas.1805871115. Acesso em: 15 nov. 2024.
STIEGLITZ, Stefan; DANG-XUAN, Linh. Emotions and information diffusion in social media—Sentiment of microblogs and sharing behavior. Journal of Management Information Systems, v. 29, n. 4, p. 217–248, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.2753/MIS0742-1222290408. Acesso em: 20 set. 2025.
SUGIMOTO, Cassidy; WORK, Sam; LARIVIÈRE, Vincent; HAUSTEIN, Stefanie. Scholarly use of social media and altmetrics: A review of the literature. Journal of the Association for Information Science and Technology, v. 68, n. 9, p. 2037–2062, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1002/asi.23833. Acesso em: 20 set. 2025.
TRENCH, Buchhi. Towards an analytical framework of science communication models. In: CHENG, D.; CLAESSENS, M. B.; SHI, S. (ed.). Communicating Science in Social Contexts. Dordrecht: Springer, 2008. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-1-4020-8598-7_7. Acesso em: 15 nov. 2024.
WELMER, Marinete Santana; CARDOSO, Valdinei. A evolução dos vídeos curtos e a sua utilização na educação. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, v. 13, n. 3, p. 19–32, 2024. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2693. Acesso em: 2 jan. 2025.
Téléchargements
Publiée
Déclaration de disponibilité des données
Os dados de pesquisa só estão disponíveis mediante solicitação.
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Suellen Rodrigues Kotz, Asdrúbal Borges Formiga Sobrinho, Marina Silva Bicalho Rodrigues 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Il s'agit d'un article en libre accès qui permet une utilisation, une distribution et une reproduction sans restriction sur n'importe quel support tant que l'article original est correctement cité.








