Seja Audacity na criação de Podcasts: a união do software livre e da Web 2.0 no ensino de língua estrangeira

Autores/as

  • Vanessa Cristiane Rodrigues Bohn Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.2.1.26-33

Resumen

Web 2.0 e software livre são termos ainda novos para os professores de língua estrangeira. Com essa nova fase na rede mundial de computadores, a participação dos internautas tornou-se mais interativa e dinâmica. Partindo da idéia colaborativa, o presente artigo tem por finalidade apresentar a ferramenta Podcasting e o Software de edição de áudio Audacity na criação de material didático no ensino de língua estrangeira.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vanessa Cristiane Rodrigues Bohn, Universidade Federal de Minas Gerais

Menstranda do Programa de Pós Graduação em Estudos Linguisticos na àrea de Linguistica Aplicada. Linha de pesquisa Linguagem e Tecnologia.

Citas

ARAÚJO, J. C. O que o meu aluno faz nesse tal de Orkut? Vida & Educação. Fortaleza: Brasil Tropical, 2006a, p. 29-32. Disponível em http://www.julioaraujo.com/download/o_que_o_meu_aluno_faz_nesse_tal_de_orkut.pdf. Último acesso: 30 de junho de 2009.

COSCARELLI, C. V. O uso da informática como instrumento de ensino-aprendizagem. Presença Pedagógica. Belo Horizonte, mar./abr., 1998, p.36-45. Disponível em http://bbs.metalink.com.br/~lcoscarelli/PrespedMM.pdf. Último acesso: 4 de julho de 2009.

LÉVY, Pierre: "A inteligência coletiva". São Paulo: ed. Loyola, 1998

MANNING, S. The promise of Podcasting. Pointers Nº 1 vol. 2 outono de 2009 http://www.textolivre.net 31 and clickers. Vol. 6 (2). (2005). [Online]; disponível em www.ion.uillinois.edu/resources/pointersclickers/200503. Último acesso em 04 de julho de 2009.

MATTAR, João; VALENTE, Carlos. Second Life e Web 2.0 na Educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias. São Paulo: Novatec, 2007.

MORAN, José Manuel. Como utilizar as tecnologias na escola. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. Papirus, 2007, p. 101-111. Acesso em: 03 de julho 2008:

http://www.eca.usp.br/prof/moran/textos.htm.

MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos e BEHRENS, Marilda. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 12ª ed. Campinas: Papirus, 2006, p.12-17 Acesso em: 03 de julho 2008: http://www.eca.usp.br/prof/moran/textos.htm.

MOURA, Adelina e CARVALHO, Ana Amélia A. Podcast: Potencialidades na educação. Prisma.com. Disponível em: http://prisma.cetac.up.pt/artigospdf/5_adelina_moura_e_ana_amelia_carvalho_prisma.pdf. Acesso em: 5 de novembro 2008.

OLIVEIRA, A. S. & CARDOSO, E. L. (2009). Novas Perspectivas no Ensino da Língua Inglesa: Blogues e Podcasts. In Educação, Formação & Tecnologias; vol.2 (1); pp. 87-101, Maio de 2009, disponível em http://eft.educom.pt.

O’REILLY, Tim. What is Web 2.0? Design Patterns and Business Models for the Next Generation of Software. Acesso em: 03 de novembro 2008: http://www.oreilly.com/pub/a/oreilly/tim/news/2005/09/30/what-is-web-20.html.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. O uso da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras: breve retrospectiva histórica (submetido à publicação) 2008.

______________. A www e o ensino de Inglês. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada. v. 1, n1, 2001.p.93-116 Disponível em http://www.veramenezes.com/www.htm. Último acesso: 27 de junho de 2009.

PALLOF, Rena M. Pratt, Keith. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço. Trad. Vinícius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SOUZA, S. A.; MARTINS, C. B. M. J. . Exemplos de usos do podcasting no ensino de línguas estrangeiras. In: XV EPLE - Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras do Paraná, 2007, Curitiba. Anais XV EPLE - Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras do Paraná Línguas: culturas, diversidade, integração. Curitiba: Gráfica e Editora Lastro, 2007. p. 220-228. Disponível em: http://www.apliepar.com.br/site/anais_eple2007/artigos/19_shirley.pdf.

Portal do Software Livre: http://www.softwarelivre.gov.br/

Publicado

22-06-2009

Cómo citar

BOHN, V. C. R. Seja Audacity na criação de Podcasts: a união do software livre e da Web 2.0 no ensino de língua estrangeira. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 2, n. 1, p. 26–33, 2009. DOI: 10.17851/1983-3652.2.1.26-33. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16557. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Educación y Tecnología