O uso do CMS Joomla e suas ferramentas hipertextuais na produção de sites educativos e de material didático online
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.4.2.38-46Palabras clave:
Gestão de conteúdo. Joomla. Hipertexto. Material didático.Resumen
Anecessidade de atualização dos conteúdos, os preços relativamente baixos dos provedores de acesso, dentre outros fatores, fazem com que, cada vez mais, empresas, escolas e outras instituições tenham os eu espaço na web. Uma escola que produza e disponibilize material com alguma regularidade terá necessidades que vão além de um blog. Seria necessário, então, criar redes de informações onde possam inserir, modificar e consultar os conteúdos com vistas a promover a interação direta com os alunos e a sociedade em geral. O presente artigo tem como objetivo apresentar as ferramentas hipertextuais do Sistema de Gestão de Conteúdos, Joomla,e suas ferramentas hipertextuais que podem ser utilizadas na produção de material didático online.
Descargas
Citas
BARCIA, L. M. G. A utilização da plataforma joomla! na escola. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação). Universidade Católica Portuguesa, 2008.
BAX, M. P.; PEREIRA, J. C. Introdução à Gestão de Conteúdos. 3º. Workshop Brasileiro de Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento, 2002, São Paulo. Anais. 1º. Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento.
FILATRO, A. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. Editora Senac. São Paulo, 2004.
KENSKI, V. M. Tecnologias do Ensino Presencial e a Distância. Campinas, SP Papirus, 2003. (Série prática pedagógica).
LÉVY, P. A Inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 1998.
LÉVY, P. O que é o virtual? Rio de Janeiro: Ed. 34, 1996.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
LIMA, A. L. A.; RIBEIRO; R. R. CMS: Disponibilidade, praticidade e economia, estudo comparativo Joomla, Drupal e WordPress. Disponível em: http://www.fatecjp.com.br/revista/arted02-003.pdf. Acesso em 02 nov. 2010.
MORAN, José Manuel. Novas Tecnologias, Mediação Pedagógica / José Manuel Moran, Marcos T. Masseto, Marilda Aparecida Behrens – Campinas SP: Papirus, 2000. (Coleção Papirus Educação).
MORAIS, M. C. O Paradigma Emergencial: implicações na formação do professor e nas práticas pedagógicas. Em aberto, Brasília, n.16, abr./jun. 1996. p. 57-69.
RAHMEL, D. Dominando Joomla: do Iniciante ao Profissional. Trad. 2. ed. Rio de Janeiro: Alta Books Editora. 2010
SOUZA, C. H. M.; GOMES, M. L. M. Educação e Ciberespaço. 1. ed. Brasília: Editora Usina de Letras, 2008. 158p.
TRAMULLAS, J. (2005). Herramientas de software libre para la gestión de contenidos.
Hipertext.net, (3). Disponível em: http://www.hipertext.net/web/pag258.htm. Acesso em 08 abr. 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este es un artículo de acceso abierto que permite su uso, distribución y reproducción sin restricciones en cualquier medio siempre que se cite correctamente el artículo original.