Textos multimodais na aula de língua estrangeira

Autores/as

  • Daiane Winter Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.8.2.107-124

Palabras clave:

vídeo, motivação, língua estrangeira, multiletramento

Resumen

RESUMO:Este artigo objetiva analisar o vídeo como um instrumento de motivação na aula de língua estrangeira, considerando a importância da motivação na aprendizagem de línguas. A hipótese é de que o vídeo intensifica a motivação dos alunos. A pesquisa é de natureza qualitativa e a fundamentação teórica está baseada, principalmente, no modelo ARCS de John Keller, na Gramática Visual de Kress e van Leeuwen e nas formas de multiletramentos do The New London Group. Para coletar os dados, a metodologia constou de dois momentos: no primeiro, os alunos assistiram a um vídeo do YouTube; no segundo, produziram seu próprio vídeo e postaram no YouTube. A análise dos dados revelou que o vídeo intensifica a motivação dos alunos na aprendizagem de línguas estrangeiras.

PALAVRAS-CHAVE: vídeo; motivação; língua estrangeira; multiletramento.

 

ABSTRACT:The aim of this paperis to analyse video as an instrument of motivation in the foreign language class, considering that motivation is very important in language learning. The hypothesis is that video enhances students’ motivation in the classroom. The research is qualitative and the theoretical framework is based on John Keller’s ARCS model, on Kress e van Leeuwen’s Visual Grammar and on the concepts of multiliteracy of The New London Group. In order to collect the data, the following methodology was used: in the first moment, the students watched a video from YouTube; and in the second moment, they produced their own video and posted it on YouTube. The data analysis showed that the use of video enhances students’ motivation in foreign language learning. .

KEYWORDS: video; motivation; foreign language; multiliteracy.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daiane Winter, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Letras - Linguística Aplicada

Citas

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006. V. 1. p. 85-124.

CARNIN, A.; MACAGNAN, M. J. P.; KURTZ, F. D. Internet e ensino de línguas: uma proposta de atividade utilizando vídeo disponibilizado pelo YouTube. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 11, n. 2, p. 469-485, jul./dez. 2008. Disponível em: http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/122. Acesso em: 25 out. 2015.

FLECK, B. K. B.; BECKMAN, L. M.; STERNS, J. L.; HUSSEY, H. D.. Youtube in the Classroom: Helpful Tips and Student Perceptions JET. The Journal of Effective Teaching, v. 14, n. 3, p. 21-37, 2014. Disponível em: http://uncwweb.uncw.edu/cte/et/articles/Vol14_3/FleckAbs.html. Acesso em: 25 out. 2015.

KELLER, J. M. Strategies for stimulating the motivation to learn. Performance & Instruction, v. 26, n. 8, p. 1-7, 1987.

KELLER, J. M. What is motivational design. In U. C. (Ed.). Encyclopedia of Educational Media Communications and Technology. Florida, 2 ed., Westport, CT: Greenwood Press, 1988, p. 1-12.

KRESS, G., van LEEUWEN, T. Reading Images: the grammar of visual design. 2 ed. London, New York: Routledge, 2006.

LEFFA, V. J.; IRALA, V. B. O vídeo e a construção da solidariedade na aprendizagem da LE. In: SCHEYERL, Denise; SIQUEIRA, Sávio (Orgs.). Materiais didáticos para o ensino de línguas na contemporaneidade: contestações e proposições. Salvador: EDUFBA, 2012, p. 83-108.

MILLS, K. Discovering design possibilities through pedagogy of multiliteracies. Journal of Learning Design, v. 1 n. 3, p. 61-72, 2006.

PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon. MCB University Press, v. 9, n. 5, p. 1-6, 2001. Disponível em: http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf. Acesso em: 02 dez. 2012.

TERANTINO, J. M. Emerging Technologies: YouTube for foreign languages. Language Learning & Technology, v. 15, n. 1, p. 10-16, 2011. Disponível em: http://llt.msu.edu/issues/february2011/emerging.pdf. Acesso em: 2 nov. 2012.

THE NEW LONDON GROUP. A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. Harvard College, v. 66, n. 1, 1996. Disponível em: http://wwwstatic.kern.org/filer/blogWrite44ManilaWebsite/paul/articles/A_Pedagogy_of_Multiliteracies_Designing_Social_Futures.htm. Acesso em: 02 mai. 2012.

Publicado

16-12-2015

Cómo citar

WINTER, D. Textos multimodais na aula de língua estrangeira. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 8, n. 2, p. 107–124, 2015. DOI: 10.17851/1983-3652.8.2.107-124. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16704. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Educación y Tecnología