Projeto Novos Rumos 4.0: pedagogia crítica, metodologias ativas e desenvolvimento humano no ensino de programação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.13.1.120-136

Palavras-chave:

ensino; pedagogia crítica; programação; Python; desenvolvimento humano

Resumo

Este artigo traz um estudo de caso sobre o Projeto Novos Rumos 4.0, executado em Foz do Iguaçu/PR, pelo Parque Tecnológico Itaipu – PTI-BR, no ano de 2018. A iniciativa capacitou jovens em situação de vulnerabilidade social para a elaboração de softwares utilizando a linguagem de programação Python, por meio de uma formação voltada ao desenvolvimento humano, crítico e técnico. A análise faz uso de um levantamento bibliográfico e documental para referenciar todas as etapas de criação e aplicação da proposta, que formou 30 alunos e buscou desenvolver soluções tecnológicas para problemas enfrentados por entidades do terceiro setor do município. O sucesso alcançado pela ação permite concluir que a elaboração de cursos na área da tecnologia deve passar, necessariamente, pela construção de Projetos Político-Pedagógicos mais aderentes às necessidades reais e práticas de uma sociedade contemporânea que, cada vez mais, faz uso de recursos tecnológicos para superar dificuldades de seu cotidiano. Nesse sentido, o Projeto Novos Rumos 4.0 pode ser uma referência inspiradora e embasadora de políticas públicas educacionais e iniciativas similares em outras localidades.

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Biografia do Autor

Jônios Costa Máximo, Parque Tecnológico Itaipu - PTI-BR

Possui graduação em Ciência da Computação pelo Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçú (2013). Atualmente é coordenador técnico do Centro Latino-Americano de Tecnologias Abertas. Situado na Fundação Parque Tecnológico Itaipu - Brasil. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Software Básico.

Karina Zavilenski Custódio, Parque Tecnológico Itaipu - PTI-BR

Bacharel em Turismo pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2016). Atualmente é Técnica de Nível Superior na Fundação Parque Tecnológico Itaipu Brasil, onde atua a criação e sistematização de metodologias educacionais com foco no desenvolvimento de jovens para a área de tecnologia, além disso, atuando em projetos de cunho social em diferentes temáticas e com distintos públicos, principalmente os em situação de vulnerabilidade e risco social e ações de fortalecimento do terceiro setor. Atuou como educadora de jovens no Programa ViraVida, do Sesi.

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Publicado

11-07-2020

Como Citar

SGORLA, K.; COSTA MÁXIMO, J.; ZAVILENSKI CUSTÓDIO, K. Projeto Novos Rumos 4.0: pedagogia crítica, metodologias ativas e desenvolvimento humano no ensino de programação básica . Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 13, n. 1, p. 120–136, 2020. DOI: 10.17851/1983-3652.13.1.120-136. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/24075. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Educação e Tecnologia

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