Uma análise preliminar das atividades TIC presentes nos livros didáticos escolhidos pelos PNLD 2011 e 2012 para o ensino de E/LE para brasileiros

Auteurs

  • Vanderlei Machado Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação Secretaria de Educação do Distrito Federal

DOI :

https://doi.org/10.17851/1983-3652.4.1.39-54

Mots-clés :

TIC. Livros Didáticos. E/LE.

Résumé

Este trabalho é uma versão de um artigo escrito originalmente em espanhol pelo Prof. Gonzalo Abio, o qual propõe uma panorâmica e alguns comentários gerais sobre como é apresentado o tema das TIC nas coleções de livros didáticos de E/LE selecionadas pelos especialistas nas versões de 2011 e 2012 do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático). Encontramos atividades cujos objetivos são: permitir que o aluno entre em contato ou conheça mais sobre alguns gêneros, textos e linguagens próprias da Internet e, que ele compreenda a importância dos temas relacionados com a vida digital em geral. Porém, entendemos que quase não existem oportunidades para que o aluno seja também um produtor de conteúdos digitais e não apenas consumidor deles. Nas atividades de produção não são exploradas como deveriam ser as possibilidades da web 2.0, cada vez mais presente em nossas vidas. Estimamos que as editoras também devessem dar mais atenção no desenvolvimento de páginas web específicas para enriquecer e manter atualizadas as propostas de atividades com TIC presentes em cada livro, assim como para propiciar o desenvolvimento de comunidades relacionadas com o tema. O autor também propõe que se deve aprofundar este estudo e que sejam incluídas análises das atividades TIC presentes em outros livros didáticos de línguas estrangeiras.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ABIO, Gonzalo. La presencia y uso de géneros periodísticos en los libros didácticos para la enseñanza del español dirigidos al nivel de Enseñanza Media de Brasil. MarcoELE. Revista de didáctica de Español como Lengua Extranjera, n. 12, 2011a. Disponível em: http://marcoele.com/descargas/12/abio-generos_periodisticos.pdf.

ABIO, Gonzalo. Actividades TIC en manuales de E/LE para brasileños escogidos en los PNLD 2011 y 2012. Presentación en Power Point en el VIII Evidosol - V CILTEC, 9 de junio de 2011, UFMG/Internet, 2011b. Disponível em: http://www.slideshare.net/tabano/presentacion-en-viiievidosol-v-ciltec.

ABIO, G. Me llamo Pedro y me duele la cabeza no es lo mismo ni da igual. Presentación de los verbos con pronombre en los libros de E/LE para brasileños. In: Anais do I Congresso Nordestino de Espanhol. Recife : Editora Universitária da UFPE, 2008. p. 165-177. Disponível em: http://www.cedu.ufal.br/professor/ga/me_llamo_pedro_y_me_duele_la_cabeza.pdf.

ABIO, Gonzalo; BAPTISTA, Livia M.T. Rádis. Vos, vosotros o ustedes? Estudio de las variedades de lengua en los manuales de E/LE para la enseñanza media en Brasil”. In: Congresso Internacional de Política Lingüística na América do Sul (CIPLA), CD-Rom. João Pessoa: Idéia, 2006, p. 81-89. Disponível em: http://www.cedu.ufal.br/professor/ga//gonzalo_livia_cipla_2006.pdf.

ABIO, G.; PAZ, M.L. de O.; FALCÃO, A.C; LIMA, S.de P. Aproximación a la didáctica de los artículos en español a través de los manuales de E/LE para brasileños. 2° Congreso Virtual de Enseñanza de Español como Lengua Extranjera, 2007. Disponível em: http://civele.org/biblioteca/index.php?option=com_content&view=article&id=99.

ADELL, Jordi. Mapa conceptual sobre Competencia Digital, 2010-2011. Disponível em: http://cmapserver.unavarra.es/servlet/SBReadResourceServlet?rid=1HTR9BW93-WC3HVK-5TJ&partName=htmltext.

ALVES, Raabe Costa. Manuais do professor do ensino médio: imagens discursivas de professor e de ensino de ELE. Programa de Pós-Graduação em Letras. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2010.

BIELSCHOWSKY, Carlos Eduardo; PRATA, Carmem Lúcia. Portal do Professor do Brasil. Revista de Educación, 352. Mayo-Agosto 2010, p. 617-637. Disponível em: http://www.revistaeducacion.educacion.es/re352/re352_28.pdf.

BRASIL. Guia de Livros Didáticos PNLD 2012. Língua Estrangeira Moderna, 2011. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/index.php/arq-livro-didatico/pnld2012/guia2012/5510-guiapnld2012linguaestrangeira/download.

BRASIL. Guia de Livros Didáticos PNLD 2011. Língua Estrangeira Moderna, 2010. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/index.php/arq-livro-didatico/4566-guiapnld2011linguaestrangeira/download.

BRASIL. Matriz de referência para o ENEM 2009. Brasília: Ministério de Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2008. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2009/Enem2009_matriz.pdf.

BRASIL. Edital de convocação para inscrição no processo de avaliação e seleção de obras didáticas para o Programa Nacional do Livro Didático PNLD 2012 -Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2009. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/index.php/edital-pnld-2012-ensino-medio.

BRASIL, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – PCNEM, v. 1 - Linguagem, Código e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf.

BRASIL, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/linguagens02.pdf.

BRASIL, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Parte II - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf.

BRUNO, Fátima Aparecida Teves Cabral; TONI, Margareth Aparecida Martínez Benassi;

ARRUDA, Sílvia Aparecida Ferrari de. Español ¡Entérate! (2 ed. reform.). São Paulo: Editora Saraiva, 2006.

BUZATO, Marcelo El Khouri. Novos letramentos e apropriação tecnológica: conciliando heterogeneidade, cidadania e inovação em rede. In: RIBEIRO, Ana Elisa; VILLELA, Ana Maria Nápoles; SOBRINHO, Jerônimo Coura; SILVA, Rogério Barbosa da. (Orgs.). Linguagem, Tecnologia e Educação. São Paulo: Peirópolis, 2010, p. 53-63.

CARNEIRO, Jacqueline Brasil de Miranda. Atividades de navegação on-line sugeridas em material didático de espanhol: pertinência versus modismo. Programa de Pós-graduação em Linguística, Universidade Federal de Uberlândia, 2006. Disponível em: http://www.bdtd.ufu.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2681.

CGI.BR. Pesquisa TIC Educação 2010. Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas Brasileiras. CGI.br – Comitê Gestor da Internet no Brasil / NIC.br – Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR / CETIC.br – Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação, São Paulo, 09 de agosto de 2011. Disponível em: http://www.cetic.br/educacao/2010/apresentacao-tic-educacao-2010.pdf.

COSCARELLI, Carla Viana. Textos e hipertextos: procurando o equilíbrio. In. Araújo, Júlio César (Org). Linguagem em (Dis)curso. Palhoça, Santa Catarina: PPGCL/UNISUL, v. 9, n. 3, set. / dez., 2009, p. 549-564. Disponível em: http://linguagem.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/0903/090305.pdf.

COSCARELLI, Carla Viana; SANTOS, Else Martins dos. O livro didático como agente de letramento digital. In: Costa Val, Maria da Graça (Org.). Alfabetização e língua portuguesa: livros didáticos e práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, Ceale/FaE, 2009. p.171-188.

DIAS, Marcelo Cafiero; NOVAIS, Ana Elisa. Por uma matriz de letramento digital. In: Anais do III Encontro Nacional sobre hipertexto. Belo Horizonte, CEFET-MG, 29, 30, 31 de outubro de 2009.

Disponível em: http://www.ufpe.br/nehte/hipertexto2009/anais/p-w/por-uma-matriz.pdf.

DIAS, Reinildes. Critérios para a avaliação do Livro Didático (LD) de Língua Estrangeira (LE). In:______.; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes (Orgs.). O livro Didático de Língua Estrangeira: Múltiplas Perspectivas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009, p. 199-234.

DIAS, Reinildes; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes (Orgs.). O livro Didático de Língua Estrangeira: Múltiplas Perspectivas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009.

DICIONÁRIO ELETRÔNICO AURELIO. Disponível em: http://www.dicionariodoaurelio.com/.

DICCIONARIO ELECTRÓNICO DE LA REAL ACADEMIA ESPAÑOLA. Disponível em: http://buscon.rae.es/draeI/.

EDUTEKA. Logros indispensables de los estudiantes del siglo XXI. [Traducción de partes del texto original “Framework for 21st Century Learning”], 2007. Disponível em:

http://www.eduteka.org/SeisElementos.php.

EZEIZA RAMOS, Joseba. Hacia um modelo de síntesis para el estudio de los materiales. In: Actas del Primer Congreso Virtual E/LE: La enseñanza del español en el siglo XXI, Internet: EdiELE/SIC Lingua, p. 99-118, 2006. Disponível em: http://congresoele.net/biblioteca/index.php?option=com_content&task=view&id=69&Itemid=46.

FERREIRA, Juliane Rodrigues. Blended learning: uma proposta de espaços interativos de ensino e aprendizagem de espanhol como LE para a rede pública de ensino do Estado de Goiás. 2009.

Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada). Universidade de Brasília, Brasília, 2009. Disponível em: http://repositorio.bce.unb.br/handle/10482/4849.

FONTANA, Marcus Vinícius Liessem. A língua que não se vê: O processo de ensino-aprendizagem de espanhol mediado por computador para deficientes visuais. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Católica de Pelotas, 2009. Disponível em: http://antares.ucpel.tche.br/poslet/dissertacoes/Mestrado/2009/A_lingua_que_nao_se_ve-Marcus_Fontana.pdf.

GARCÍA, I. et al. Informe Horizon: Edición Iberoamericana 2010. Austin, Texas: The New Media Consortium/Universitat Oberta de Catalunya, 2010. Disponível em: http://www.nmc.org/pdf/2010-Horizon-Report-ib.pdf.

GUIMARÃES, Viviane Mendonça de Menezes. Professor e internet: um olhar crítico e

investigativo. Programa de Pós-Graduação em Letras. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=998.

IDC. Barômetro Cisco de Banda Larga Brasil 2005-2010. Resultado de Junho de 2010.

IDC/CISCO, 2010. Disponível em: http://www.cisco.com/web/BR/assets/docs/Barometro_1H10_01Set10_Atualizado_Site.pdf.

IRALA, Valesca Brasil. A reinstitucionalização como prática: entre o jogo de rir com e o jogo de rir do professor. Tese de doutorado (Doutorado em Letras). Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, 2009. Disponível em: http://antares.ucpel.tche.br/poslet/dissertacoes/Doutorado/2009/A%20REINSTITUCIONALIZA%C7%C3O%20COMO%20PR%C1TICA%20JOGO%20DE%20RIR%20COM%20E%20O%20JOGO%20DE%20RIR%20DO%20PROFESSOR%20-%20Valesca%20Brasil%20Irala.pdf.

IRALA, Valesca Brasil. Práticas discursivas sobre o espanhol através da comunicação mediada por computador: la lengua mía, la lengua tuya, la lengua nuestra. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Católica de Pelotas,Pelotas, 2004. Disponível em:

http://www.ucpel.tche.br/poslet/dissertacoes/Mestrado/2004/Praticas_discursivas_sobre_o_espanhol-Valesca_Irala.pdf.

JIMÉNEZ AGUILAR, Gabriel. Uma proposta de trabalho com gêneros mediada por e-mail: um estudo no contexto de ensino de espanhol. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem). Pontificia Universidade Católica de São Paulo, 2008. Disponível em:

http://www.sapientia.pucsp.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7760.

JOHNSON, L. et al. The 2011 Horizon Report. Austin, Texas: The New Media Consortium. Disponível em: http://net.educause.edu/ir/library/pdf/HR2011.pdf.

LANZA, Heloisa Helena. Uso pedagógico do blog no ensino-aprendizagem de espanhol. Elaboração e avaliação de uma tarefa. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem). Pontificia Universidade Católica de São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.sapientia.pucsp.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3723.

LEFFA, Vilson José. Por um ensino de idiomas mais includente no contexto social atual. In: Diógenes Cândido de (Org.). Ensino e aprendizagem de língua inglesa. Conversa com especialistas (série Estratégias de ensino, 11). São Paulo: Parábola editorial, 2009, p. 113-123.

LEU, Donald J.; KINZER, Charles K.; COIRO, Julie L.; CAMMACK, Dana W. Toward a Theory of New Literacies Emerging From the Internet and Other Information and Communication Technologies. In: RUDELL, Robert B.; UNRAU, Norman J. (eds.) Theoretical Models and Processes of Reading. (5th ed.),International Reading Association, 2004, p. 1570-1613. Disponível em: http://www.reading.org/Publish.aspx?page=/publications/bbv/books/bk502/toc.html&mode=redirect.

LIMA, Diógenes Cândido de. Quando o ideal supera as adversidades: Um exemplo a (não) ser seguido. In: ______. (Org.) Inglês em escolas públicas não funciona. Uma questão, múltiplos olhares, São Paulo: Parábola editorial, 2011, p. 159 -170.

LIMA, Francis Chagas. Formando leitores na era digital: reflexões sobre abordagem da leitura no ensino de E/LE através do mundo virtual. Mestrado em Letras. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1218.

MARCUSCHI, Elizabeth. Os destinos da avaliação no manual do professor. In: Dionisio, Â.P.; Bezerra, M.A. O Livro Didático de Português. Múltiplos olhares. 3ª ed., Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2005, p. 139-150.

MARTIN, Ivan. Síntesis. Curso de lengua española. São Paulo: Editora Ática, 2010.

MARTIN, Ivan Rodrigues. Saludos. Curso de lengua española (1. ed.). São Paulo: Editora Ática, 2009.

MINISTERIO DE EDUCACIÓN. PISA 2009. Programa de evaluación Internacional de los alumnos. OCDE. Informe español. Madrid: Ministerio de Educación, 2010. Disponível em: http://www.educacion.gob.es/dctm/ministerio/horizontales/prensa/notas/2010/20101207-pisa2009-informe-espanol.pdf?documentId=0901e72b806ea35a.

OECD. PISA 2009. Assessment Framework. Key competencies in reading, mathematics and science. Programme for International Student Assessment, 2009. Disponível em:

http://www.oecd.org/dataoecd/11/40/44455820.pdf.

OLIVEIRA, Carolina Pereira e Regiane de. Governo prepara a troca de material didático por tablet. Brasil Económico, 18/07/2011. Disponível em:

http://www.brasileconomico.com.br/noticias/governo-prepara-a-troca-de-material-didatico-portablet_104402.html.

OSMAN, Soraia et al. Enlaces: español para jóvenes brasileños. (2. ed.) São Paulo: MacMillan, 2010.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. História do material didático. In: DIAS, Reinildes; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes (Orgs.). O livro Didático de Língua Estrangeira: Múltiplas Perspectivas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009, p. 17-56.

PICANÇO, Deise Cristina de Lima; VILLALBA, Terumi Koto Bonnet. - El arte de leer español, 2ª ed. Curitiba: Base Editorial, 2010.

RIBEIRO, Ana Elisa; COSCARELLI, Carla Viana. Matrizes de habilidades e leituras digitais. Educação em Revista, v. 26, no.3, Belo Horizonte, dez. 2010. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S0102-46982010000300016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt.

SANTOS JORGE, Míriam Lúcia dos; TENUTA, Adriana Maria. O lugar de aprender língua estrangeira é a escola: o papel do livro didático. In: LIMA, Diógenes Cândido de (Org.) Inglês em escolas públicas não funciona. Uma questão, múltiplos olhares, São Paulo: Parábola editorial, 2011, p. 121 -132.

TAVARES, Arice Cardoso. O papel dos Objetos de Aprendizagem no ensino de línguas: Uma análise em cursos on-line de Espanhol como Língua Estrangeira. Mestrado em Letras, Universidade Católica de Pelotas, 2007. Disponível em:

http://biblioteca.ucpel.tche.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=129.

URIBE-TIRADO, Alejandro. Ver blog em: http://ci2-colombia.blogspot.com.

Téléchargements

Publiée

05-02-2012

Comment citer

MACHADO, V. Uma análise preliminar das atividades TIC presentes nos livros didáticos escolhidos pelos PNLD 2011 e 2012 para o ensino de E/LE para brasileiros. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 4, n. 1, p. 39–54, 2012. DOI: 10.17851/1983-3652.4.1.39-54. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16587. Acesso em: 21 nov. 2024.