Uma análise preliminar das atividades TIC presentes nos livros didáticos escolhidos pelos PNLD 2011 e 2012 para o ensino de E/LE para brasileiros

Autores

  • Vanderlei Machado Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação Secretaria de Educação do Distrito Federal

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.4.1.39-54

Palavras-chave:

TIC. Livros Didáticos. E/LE.

Resumo

Este trabalho é uma versão de um artigo escrito originalmente em espanhol pelo Prof. Gonzalo Abio, o qual propõe uma panorâmica e alguns comentários gerais sobre como é apresentado o tema das TIC nas coleções de livros didáticos de E/LE selecionadas pelos especialistas nas versões de 2011 e 2012 do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático). Encontramos atividades cujos objetivos são: permitir que o aluno entre em contato ou conheça mais sobre alguns gêneros, textos e linguagens próprias da Internet e, que ele compreenda a importância dos temas relacionados com a vida digital em geral. Porém, entendemos que quase não existem oportunidades para que o aluno seja também um produtor de conteúdos digitais e não apenas consumidor deles. Nas atividades de produção não são exploradas como deveriam ser as possibilidades da web 2.0, cada vez mais presente em nossas vidas. Estimamos que as editoras também devessem dar mais atenção no desenvolvimento de páginas web específicas para enriquecer e manter atualizadas as propostas de atividades com TIC presentes em cada livro, assim como para propiciar o desenvolvimento de comunidades relacionadas com o tema. O autor também propõe que se deve aprofundar este estudo e que sejam incluídas análises das atividades TIC presentes em outros livros didáticos de línguas estrangeiras.

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Publicado

2012-02-05

Como Citar

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