Formação de professores sob uma perspectiva transdisciplinar: o estágio supervisionado no consórcio CEDERJ/UERJS

Autores

  • Silvia Helena do Amaral Mousinho Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Marcia Spindola UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.6.2.19-31

Palavras-chave:

Estágio supervisionado. Transdisciplinaridade. Formação de professores.

Resumo

O estágio praticado nos cursos de licenciatura do Consórcio CEDERJ/UERJ criou um vínculo concreto entre a teoria e a prática. O presente trabalho, desenvolvido pelas coordenações de Estágio Supervisionado III e IV, estabelece novas concepções e novos referenciais para a transdisciplinaridade, desmitificando o seu arcabouço eminentemente teórico ao promover e propor ações - junto aos alunos estagiários - que dotam de sentido a relação “visão transdisciplinar / opção de vida”. Essa nova forma de realizar o estágio está formando professores mais comprometidos e cientes do papel do educador, vindo deles o reconhecimento de que o encontro com o componente curricular Estágio Supervisionado foi decisivo para a consolidação de suas escolhas profissionais.

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Biografia do Autor

Silvia Helena do Amaral Mousinho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Coordenadora de Estágio Supervisionado dos cursos de Licenciatura- Física e Matemática-CEDERJ/UERJ. Professora aposentada de Física(Min. da Aeronáutica) e Matemática (Rede Municipal) com especialização em EJA.

Marcia Spindola, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Coordenadora de Estágio Supervisionado dos cursos de Licenciatura- Física e Matemática - CEDERJ/UERJ. Professora do Colégio Militar do Rio de Janeiro e Doutoranda em Políticas Públicas (UERJ).

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Publicado

03-08-2013

Como Citar

MOUSINHO, S. H. do A.; SPINDOLA, M. Formação de professores sob uma perspectiva transdisciplinar: o estágio supervisionado no consórcio CEDERJ/UERJS. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 6, n. 2, p. 19–31, 2013. DOI: 10.17851/1983-3652.6.2.19-31. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16641. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Educação e Tecnologia