A mobilidade na aprendizagem: uma nova dimensão para a aprendizagem de língua estrangeira mediada por telefone celular

Autores

  • Lucía Silveira Alda Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.7.1.98-106

Palavras-chave:

Aprendizagem móvel. Aprendizagem de línguas. Telefone celular.

Resumo

As tecnologias digitais estão tornando-se cada vez mais presentes nos ambientes sociais, modificando a maneira como nos comportamos e, consequentemente, como aprendemos. À medida que o ser humano evolui, criam-se novos hábitos e, com estes, necessitamos enfrentar novos desafios. A integração das novas tecnologias ao nosso cotidiano e o acesso facilitado à informação provocam mudanças tecnológicas que influenciam novos paradigmas educacionais emergentes, como a aprendizagem móvel. Dessa forma, este trabalho objetiva esclarecer o que é e como funciona esse modelo de aprendizagem. Para isso, fez-se uma revisão da literatura da área, revisitando diversos conceitos e verificando a sua evolução, a fim de refletir sobre possíveis caminhos, destacando as principais potencialidades ao se trabalhar com a aprendizagem móvel. São ainda apontadas sugestões de aplicação da aprendizagem móvel utilizando um dos principais dispositivos tecnológicos atuais, o telefone celular, como ferramenta de aprendizagem de línguas.

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Biografia do Autor

Lucía Silveira Alda, Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)

Licenciada em Letras Português/Inglês e respectivas literaturas pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) em 2010 e Mestre em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) em 2013. Atualmente é bolsista PROSUP/CAPES de Doutorado em Letras na Universidade Católica de Pelotas (UCPEL). Desenvolve pesquisa sobre aprendizagem de línguas e telefones celulares e tem interesse em tecnologias móveis e sem fio, ensino e aprendizagem de L2, tecnologias educacionais, aprendizagem de L2 via telefone celular e aplicativos para aprendizagem de línguas.

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Publicado

22-07-2014

Como Citar

ALDA, L. S. A mobilidade na aprendizagem: uma nova dimensão para a aprendizagem de língua estrangeira mediada por telefone celular. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 7, n. 1, p. 98–106, 2014. DOI: 10.17851/1983-3652.7.1.98-106. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16659. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação e Tecnologia