A mobilidade na aprendizagem: uma nova dimensão para a aprendizagem de língua estrangeira mediada por telefone celular

Auteurs

  • Lucía Silveira Alda Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)

DOI :

https://doi.org/10.17851/1983-3652.7.1.98-106

Mots-clés :

Aprendizagem móvel. Aprendizagem de línguas. Telefone celular.

Résumé

As tecnologias digitais estão tornando-se cada vez mais presentes nos ambientes sociais, modificando a maneira como nos comportamos e, consequentemente, como aprendemos. À medida que o ser humano evolui, criam-se novos hábitos e, com estes, necessitamos enfrentar novos desafios. A integração das novas tecnologias ao nosso cotidiano e o acesso facilitado à informação provocam mudanças tecnológicas que influenciam novos paradigmas educacionais emergentes, como a aprendizagem móvel. Dessa forma, este trabalho objetiva esclarecer o que é e como funciona esse modelo de aprendizagem. Para isso, fez-se uma revisão da literatura da área, revisitando diversos conceitos e verificando a sua evolução, a fim de refletir sobre possíveis caminhos, destacando as principais potencialidades ao se trabalhar com a aprendizagem móvel. São ainda apontadas sugestões de aplicação da aprendizagem móvel utilizando um dos principais dispositivos tecnológicos atuais, o telefone celular, como ferramenta de aprendizagem de línguas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Lucía Silveira Alda, Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)

Licenciada em Letras Português/Inglês e respectivas literaturas pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) em 2010 e Mestre em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) em 2013. Atualmente é bolsista PROSUP/CAPES de Doutorado em Letras na Universidade Católica de Pelotas (UCPEL). Desenvolve pesquisa sobre aprendizagem de línguas e telefones celulares e tem interesse em tecnologias móveis e sem fio, ensino e aprendizagem de L2, tecnologias educacionais, aprendizagem de L2 via telefone celular e aplicativos para aprendizagem de línguas.

Références

ATTEWELL, J. From research and development to mobile learning: tools for education and training providers and their learners. (2005). Disponível em: http://www.mlearn.org.za/CD/papers/Attewell.pdf. Acesso em 04 jan. 2012.

BAX, S. CALL: past, present and future. System, v. 31, n. 1, p. 13-28, 2003.

CHABRA, T. & FIGUEIREDO, J. How to design and deploy handheld learning. (2002). Disponível em: http://www.empoweringtechnologies.net/eLearning/eLearningexpov5_files/frame.htm. Acesso em: 04 fev. 2014.

CLAREY, Janet. U-learning. (2007). Disponível em: http://brandon-hall.com/blogs/learning/?p=13835. Acesso em: 20 out. 2011.

IBOPE MÍDIA. Conectmídia: Hábitos de consumo de mídia na era da convergência. Disponível em: http://www.ibope.com/conectmidia/estudo/index.html. Acesso em: 02 nov. 2011.

KLOPFER, E.; K. SQUIRE & H. JENKINS. Environmental detectives PDAs as a window into a virtual simulated world. WMTE '02 Proceedings IEEE International Workshop on Wireless and Mobile Technologies in Education, pp. 95-98, IEEE Computer Society Washington, DC, USA, 2002.

KUKULSKA-HULME, A. & TRAXLER, J. Mobile Learning: A handbook for educators and trainers. Londres e Nova Iorque: Routledge, 2005.

LEFFA, V. Vygotsky e o ciborgue. SCHETTINI, R., DAMIANOVIC, M., HAWI, M., SZUNDY, P. (Orgs.). Vygotsky: uma revisita no início do século XXI. São Paulo: Andross Editora, 2009, pp. 131- 155.

PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants. On the Horizon, MCB University Press, v. 9, n. 5, out. 2001. Disponível em . Acesso em: 10 jul. 2011.

PRENSKY, M. What can you learn from a cell phone? Almost anything! Innovate, v. 1, n. 5, Florida, 2005. Disponível em: http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20%20-%20Part1.pdf. Acesso em: 10 jul. 2011.

QUINN, C. Mobile, Wireless, In-Your-Pocket Learning. (2000). Disponível em: http://learning.ericsson.net/mlearning2/project_one/resources/articles.html. Acesso em: 24 ago. 2011.

RIBEIRO, A.; FERREIRA, E. & CARNEIRO, N. Mobile Learning - As tecnologias telemáticas e a aprendizagem. Nov. 2011. Disponível em: http://www.slideshare.net/ElisabeteFerreira/mobile-learning-mestradomultimedia/. Acesso em: 03 jan. 2012.

SACCOL, A.; SCHLEMMER, E. & BARBOSA, J. M-learning e u-learning: novas perspectivas da aprendizagem móvel e ubíqua. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. SCHLEMMER, E.; SACCOL, A.; BARBOSA, J. & REINHARD, N. M-learning ou aprendizagem com mobilidade: casos no contexto brasileiro. (2007). Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/552007112411PM.pdf. Acesso em: 26 ago. 2011.

SHARPLES, M.; TAYLOR, J. & VAVOULA, G. Theory of learning for the mobile age. ANDREWS, R. & HAYTHORNTHWAITE, C. (Eds.) The SAGE Handbook of E-learning Research. Londres: SAGE, 2007, pp. 221-247.

TELECO. Estatísticas de celulares no Brasil. (2014). Disponível em: http://www.teleco.com.br/ncel.asp. Acesso em: 20 maio 2014.

TRAXLER, J. Learning in a mobile age. International Journal of Mobile and Blended Learning, v. 1, n. 1, jan./mar. 2009, pp. 1-12. Disponível em: http://wlv.academia.edu/JohnTraxler/%20Papers/83099/Learning_in_a_Mobile_Age. Acesso em: 04 jan. 2012.

WEISER, M. The computer for the 21st century. Scientific American Special Issue on Communications, Computers, and Networks, set. 1991. Disponível em: file:///home/daniervelin/Documentos/RevistaTextoLivre/2014_1/http:%2F%2Fwww.ubiq.%20com%2Fhypertext%2Fweiser%2FSciAmDraft3.html. Acesso em: 27 out. 2011.

Téléchargements

Publiée

22-07-2014

Comment citer

ALDA, L. S. A mobilidade na aprendizagem: uma nova dimensão para a aprendizagem de língua estrangeira mediada por telefone celular. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 7, n. 1, p. 98–106, 2014. DOI: 10.17851/1983-3652.7.1.98-106. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16659. Acesso em: 17 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Éducation et Technologie