Práticas linguísticas em Big Data

Autores

  • Vinícius Vargas Vieira dos Santos Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.10.1.31-52

Palavras-chave:

Big data, linguagem, contexto, superdiversidade.

Resumo

RESUMO: O presente artigo objetiva tratar possíveis relações entre novas mídias digitais e certos aspectos conceituais da linguagem, como significado e performatividade. Big data é o termo que se refere ao acúmulo de dados digitais que caracterizou as mídias de comunicação em massa nas duas últimas décadas e está diretamente relacionado à atual configuração da plataforma de serviços de tecnologia Web 2.0. As escalas de desmedido volume e variedade de dados digitais e altos índices de velocidade que caracterizam o Big data modificam as paisagens de contexto social, provocando, consequentemente, atualizações nas escalas da linguagem. Afinal, contextos em ambientes virtuais entram em colapso, pois ao assumir as próprias características do meio, revelam-se superdiversos, simultâneos, fragmentados, não estruturados, ausentes de marcadores familiares, excedendo escalas tradicionais de tempo, espaço e alcance social.

 

ABSTRACT: This article aims at assimilating possible relationships among new digital media and certain conceptual aspects of language, such as meaning and performativity. Big data is a term that refers to digital data accumulation that characterized the mass communication media in the last two decades and it is directly related to the current configuration of Web 2.0 technology services platform. The scales of excessive quantity and variety of digital data and high speed data which characterize the Big data change the social context of landscapes, causing consequently updates on the scales of language. After all, contexts in virtual environments collapse, because they assume the characteristics of the environment, that is, they show themselves as superdiverse, simultaneous, fragmented, unstructured, missing family markers, exceeding traditional scales of time, space and social reach.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinícius Vargas Vieira dos Santos, Universidade Federal de Goiás

Mestre em Letras e Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Vinculado a essa mesma Instituição.

Referências

ABREU, G.; NICOLAU, M. A estética do anonimato na Deep Web: a metáfora das máscaras e do homem invisível aplicada ao “submundo” da internet. Cultura Midiática. João Pessoa. Ano VII, n. 12. 2014. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/article/view/19746/10908. Acesso em: 02 out. 2015.

AUSTIN, J. How to do things with words. Oxford/New York: Oxford University Press, 1962/1998. AUSTIN, J. Performativo-constativo. In: OTTONI, P. R. Visão performativa da linguagem. Campinas: Editora da UNICAMP, 1998. (Viagens da Voz). (Apêndice). p. 107- 144.

BAUDRILLARD, J. Simulacros e Simulação. Tradução de Maria João da Costa Pereira, Lisboa: Relógio D’água, 1981.

BLOMMAERT, J. Ethnography, superdiversity and linguistic landscapes: chronicles of complexity. Bristol: Multilingual Matters, 2012.

BLOMMAERT, J.; BACKUS, A. Superdiverse Repertoires and the Individual. Tilburg Papers. Culture Studies, paper 24. Tilburg: Tilburg University, p. 11-32, 2012.

BLOMMAERT J.; RAMPTOB B. Language and Superdiversity. Diversities, v. 13, n. 2, UNESCO & MPI MMG, p. 1-21, 2011. Disponível em: http://www.mmg.mpg.de/fileadmin/user_upload/Subsites/Diversities/Journals_2011/2011_13-02_art1.pdf. Acesso em: 13 mai. 2017.

CORRIGAN, D. Integrating and governing big data. New York: IBM Corporation, 2013.

CRYSTAL, D. Language and the Internet. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.

FREGE, G. The foundations of Arithmetic. Oxford: Editora Basil Blackwell & Mott, 1960.

GIBSON, J. J. The ecological approach to visual perception. New Jersey: Lawrence Erlbaum, 1986.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 7ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

HALLIDAY, M. A. K. The notion of “context” in language education. In: LE, T.; McCAUSLAND, M. (Eds.) Language Education: interaction and Development, Proceedings of the International Conference, Vietnam, April 1991. University of Tasmania (Launceston), 1–26. Disponível em: http://annabellelukin.edublogs.org/files/2013/08/Halliday-1991-Context-in-language-education-yc7ta4.pdf. Acesso em: 27 fev. 2015.

JESPERSEN, O. The philosophy of grammar. New York. Norton. 1963.

LANIER, J. Você não é um aplicativo. Tradução de Cristina Yamagami. São Paulo. Saraiva, 2010.

LAPUENTE, M. Hipertexto, el nuevo concepto de documento en la cultura de la imagen. 2013. Disponível em: http://www.hipertexto.info/. Acesso em: 09 ago. 2015.

LAYCOCK, H. Mass nouns, count nouns and non-count nouns: Philosophical aspects. 2004. Disponível em: http://semanticsarchive.net/Archive/jRiNmJkM/Mass%20nouns,%20Count%20nouns%20and%20Non-count%20nouns.PDF. Acesso em: 29 abr. 2015.

MALINOWSKI, B. The problem of meaning in primitive language. In: OGDEN, C. K.; and RICHARDS, I. A. The meaning of meaning. A study of the influence of language upon thought and of the science of symbolism. Suplement I. London, 1923.

MARWICK, A.; BOYD, D. I tweet honestly, I tweet passionately: Twitter users, context collapse, and the imagined audience. New Media & Society. Chicago. 13 (1), p. 114-133, 2010. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/1461444810365313. Acesso em: 17 abr. 2017.

MCLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensões do homem: (understanding media). Tradução de Décio Pignatari. São Paulo. Ed. Cultrix, 2005.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

NUNBERG, G. Forget YOLO: Why 'Big Data' Should Be The Word Of The Year. 2012. Disponível em: http://www.npr.org/2012/12/20/167702665/geoff-nunbergs-word-of-the-year-big-data. Acesso em: 02 jan. 2015.

O’REILLY, T. What is Web 2.0: Design Patterns and Business Models for the Next Generation of Software. O'Reilly Media, 2007.

OTTONI, P. Visão performativa da linguagem. Campinas. Ed.da Unicamp,1998.

PORTER, D. Introduction. In: PORTER, D. (Ed.). Internet culture. New York and London: Routledge, 1997, p. xi–xviii.

QUINE, W. V. O. Palavra e Objeto. Petrópolis. Vozes, 2010.

RAJAGOPALAN, K. Como o internetês desafia a linguística. In: SHEPHERD, T. G.; SALIÉS, T. G. (Orgs.). Linguística da internet. São Paulo: Contexto, 2013, p. 37-53.

SAUSSURE, F. Curso de Linguística Geral. São Paulo. Cultrix, 1995.

VARIS, P.; WANG, X. Superdiversity on the Internet: A Case from China. Diversities, Tilburg: University of Tilburg, v. 13, n. 2., p. 71-83, 2011. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002147/214772e.pdf#214784. Acesso em: 17 abr. 2017.

VARIS, P. Digital Ethnography. In: GEORGAKOPOULOU, A.; SPILIOTI, T. (Eds.). The Routledge Handbook of Language and Digital Communication. London: Routledge, p. 55- 68, 2014.

VERTOVEC, S. Super-diversity and its implications. Ethnic and Racial Studies, London, v. 30, n. 6, p. 1024-1054, 2007. Disponível em: http://www.uio.no/studier/emner/sv/sai/SOSANT2525/h14/pensumliste/vertovec_super-diversity.pdf. Acesso em: 17 abr. 2017.

ZIKOPOULOS, P. et al. Understanding Big Data: Analytics for Enterprise Class Hadoop and Streaming Data. McGraw-Hill: Aspen Institute, 2012.

Downloads

Publicado

26-06-2017

Como Citar

VARGAS VIEIRA DOS SANTOS, V. Práticas linguísticas em Big Data . Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 10, n. 1, p. 31–52, 2017. DOI: 10.17851/1983-3652.10.1.31-52. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16744. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Linguística e Tecnologia