Análise reflexiva dos telecentros como espaços de inclusão digital no Amazonas

Auteurs

  • Keyseane Santos da Silva Secretaria Municipal de Educação de Manaus

DOI :

https://doi.org/10.17851/1983-3652.10.2.145-157

Mots-clés :

telecentro, inclusão digital, cidadania, Manaus, SEMED

Résumé

RESUMO: A partir do convênio n° 01.0182.00/2008 celebrado entre o Ministério da Ciência e Tecnologia e a Prefeitura Municipal de Manaus, cujo objetivo é a implantação de 219 Telecentros nas escolas públicas municipais urbanas e rurais, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) pretende promover a democratização do acesso à informação à comunidade escolar e sociedade em geral. Assim, este artigo discute a dimensão política e social dos telecentros comunitários em Manaus, a partir da análise das políticas públicas de inclusão digital, assinalando pontos críticos dessa ferramenta e buscando, assim, contribuir para a compreensão da dinâmica de inclusão digital e desenvolvimento social no Amazonas. Para obter tal resposta, recorrer-se-á a uma metodologia fundamentalmente dedutiva, fulcrada em pesquisa bibliográfica a partir de autores como Darelli (2003), Becker (2009) e Silveira (2001), que auxiliam na discussão a que o trabalho se propõe, visto que o telecentro poderá ser um espaço de empoderamento político e cultural das populações que dele farão uso.
PALAVRAS-CHAVE: telecentro; inclusão digital; cidadania; Manaus; SEMED.

   

ABSTRACT: Beginning with agreement nº. 01.0182.00/2008 between the Ministry of Science and Technology and the Municipal Government of Manaus, whose objective is the implementation of 219 telecentros in municipal public schools in urban and rural areas, the Secretaria Municipal de Educação – SEMED intends to promote the democratization of access to information to the school community and the society in general. Thus, this article discusses the political and social dimensions of community telecentros in Manaus from the analysis of public policies of digital inclusion, pointing out critical points of this tool, thus seeking to contribute to the understanding of the dynamics of digital inclusion and social development in Amazonas. In order to obtain such a response, a fundamentally deductive methodology, based on a bibliographical research with authors such as Darelli (2003), Becker (2009) and Silveira (2001), will be used. It is proposed since the telecentro could be a space of political and cultural empowerment of the populations that will make use of it.
KEYWORDS: telecentro; digital inclusion; citizenship; Manaus; SEMED.

Biographie de l'auteur

  • Keyseane Santos da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Manaus
    Possui graduação em Serviço Social pelo Centro Universitário do Norte (2010) e especialização em Política e Gestão em Serviço Social pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2014). Tem conhecimentos na área de Serviço Social, com ênfase em Política Pública, Sociologia e Tecnologias.

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Publiée

28-12-2017

Numéro

Rubrique

Éducation et Technologie

Comment citer

Análise reflexiva dos telecentros como espaços de inclusão digital no Amazonas . Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 10, n. 2, p. 145–157, 2017. DOI: 10.17851/1983-3652.10.2.145-157. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16766. Acesso em: 19 déc. 2024.

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