A questão da doação de órgãos no Facebook

análise da fanpage do INDOT do Equador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.29687

Palavras-chave:

Doação de órgãos, Facebook, INDOT, Equador, Iramuteq

Resumo

Este artigo analisa as interações da fanpage Facebook do Instituto Nacional de Doação e Transplante de Órgãos, Tecidos e Células (INDOT) do Equador, a fim de observar o tema da doação como objeto de diálogo em setores da cidadania equatoriana. Duas análises foram escolhidas: primeiro, para considerar métricas de fanpage como seguidores, reações, ações, visitas, número de administradores e avaliações; segundo, uma análise lexicométrica aplicada aos textos das publicações, comentários recebidos e descrições das imagens. A Análise Reinert foi executada com o Iramuteq como um mecanismo de pré-categorização e depois interpretada pelos pesquisadores. Ambas as análises foram aplicadas a uma matriz criada manualmente de dados coletados entre 2012 e junho de 2020. Os resultados mostraram que a fanpage tem uma visibilidade aceitável para a população equatoriana e uma boa avaliação. Entretanto, ele não reflete um diálogo significativo, o que é consistente com uma experiência anterior no Twitter que mostrou que a doação de órgãos no Equador tem visibilidade zero, mesmo quando cada cidadão é doador por lei, a menos que de outra forma indicado. A análise de Reinert revelou como principais categorias a consciência da doação, ênfase na missão do instituto e casos de transplante bem sucedidos, estes últimos gerando um maior diálogo refletido em comentários de apoio e pedidos de ajuda. Há evidências de um amplo potencial deste espaço como disseminador de doações - o que corresponde a experiências em outros países - e de prestação de contas.

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Publicado

30-07-2021

Como Citar

CEVALLOS, G. F.; ZHIMINAICELA, J. B.; FERNÁNDEZ, M. F.; SANTOS, S. P. dos. A questão da doação de órgãos no Facebook: análise da fanpage do INDOT do Equador . Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 14, n. 3, p. e29687, 2021. DOI: 10.35699/1983-3652.2021.29687. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/29687. Acesso em: 29 mar. 2024.