v. 14 n. 3 (2021): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia

Capa do número 3, volume 14, da revista Texto Livre

Belo Horizonte-MG

Publicado em: 04/07/2021.

Publicado: 04-07-2021

Editorial

Artigos

  • Atividades experimentais em tempos de pandemia o uso da plataforma online PCIBEX para experimentos psicolinguísticos

    Aline Alves Fonseca, Júlia Greco Carvalho, Samara Cristina da Silva Zanella
    e27047
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.27047
  • Transletramentos o ensino de língua portuguesa mediado pelas TDIC

    Adriane Elisa Glasser, Maria Elena Pires Santos
    e29627
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.29627
  • Muito além do relvado futebol, nacionalismo e redes sociais

    Branco Di Fátima, Célia Gouveia, Sandra Miranda
    e29714
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.29714
  • Barreiras tecnológicas um fator limitador na acessibilidade das pessoas com deficiência

    Marcelo de Santana Porte, José Damião Trindade Rocha
    e32563
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.32563
  • O portal do projeto PROENEM (UNILAB) como plataforma pedagógica de ensino de argumentação e escrita

    Adriely da Silva Clemente, Leonardo Chaves Ferreira, José Olavo da Silva Garantizado Júnior
    e33162
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.33162
  • Uma análise dos atos de comunicação social entre jogadores de MMORPG

    Ricardo Casañ-Pitarch
    e33890
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.33890
  • Jogos digitais e acentuação gráfica conexões possíveis entre aprendizagem e ludicidade

    Ana Luiza de Souza Couto, Letícia Pena Silveira, Marcelo de Castro
    e35333
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.35333
  • Tendências no estado da arte das narrativas audiovisuais móveis no século XXI revisão sistemática da literatura

    Valeriano Durán Manso, María-Victoria Carrillo-Durán, Javier Trabadela-Robles
    e29457
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.29457
  • Matemática e Física em experiências de Robótica Livre explorando o sensor ultrassônico

    Marcelo Pires da Silva, Fernando da Costa Barbosa
    e29629
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.29629
  • A competência digital dos professores de literatura no ensino médio na Espanha

    Francisco José Rodríguez Muñoz, María del Mar Ruiz-Domínguez
    e31351
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.31351
  • “Eu vejo que eles estão engajados” mediação, interação e investimento no desenvolvimento da compreensão leitora em Língua Inglesa em contexto de ensino remoto emergencial

    Manuela da Silva Alencar de Souza, Christine Siqueira Nicolaides
    e32572
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.32572
  • Aprendizagem personalizada e adaptativa prática educativa e impacto tecnológico

    Rebeca Soler Costa, Qing Tan, Frédérique Pivot, Xiaokun Zhang, Harris Wang
    e33445
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.33445
  • Percepções dos professores em formação sobre mensagens instantâneas e competência ortográfica

    Francisco Núñez-Román, Alejandro Gómez-Camacho, María Constanza Errázuriz-Cruz, Juan Antonio Núñez-Cortés
    e34141
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.34141
  • Aplicativos móveis como recursos didáticos digitais um mapeamento na educação formal

    Kadhiny Policarpo, Juliana Cristina Faggion Bergmann
    e24923
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.24923
  • Estratégias de pós-edição na tradução automática de provérbios por alunos da FLE e da tradução

    Rana Kandeel
    e29459
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.29459
  • A questão da doação de órgãos no Facebook análise da fanpage do INDOT do Equador

    Gabriel Francisco Cevallos, Jonathan Bladimir Zhiminaicela, María Fernanda Fernández, Sueny Paloma dos Santos
    e29687
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.29687
  • A intertextualidade em hipertextos uma análise de tweets de cunho didático

    Ana Claudia Oliveira Azevedo, Márcia Helena de Melo Pereira
    e32557
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.32557
  • Aplicativos usados e recomendações dadas por professores universitários para a autorregulação da aprendizagem no contexto da pandemia de COVID-19

    Valeria Aylín Infante-Villagrán, Bianca Maria Pia Dapelo Pellerano, Rubia Cobo-Rendon, Yaranay López-Angulo, Bertha Escobar Alaniz, Christian Beyle
    e33027
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.33027
  • Laboratórios de inovação social para a construção social do conhecimento revisão sistemática da literatura

    José-Antonio Yañez-Figueroa, María-Soledad Ramírez-Montoya , Francisco-José García-Peñalvo
    e33750
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.33750
  • Fidelidade e praxeologias em aplicações didáticas desenvolvidas para resolução de expressões matemáticas

    Alberto Camacho Ríos, Bertha Ivonne Sánchez Luján, Marisela Caldera-Franco
    e35052
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.35052