Aprendizagem personalizada e adaptativa

prática educativa e impacto tecnológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.33445

Palavras-chave:

Aprendizagem personalizada, Aprendizagem adaptativa, Barreiras de aprendizagem, Responsabilidade social

Resumo

A Tecnologia da Educação avança muitos aspectos da aprendizagem. Cada vez mais aprendizagem está a ter lugar online. Os comportamentos de aprendizagem, estilo e desempenho dos aprendentes podem ser facilmente perfilados através de análises de aprendizagem que recolhem as suas filmagens de aprendizagem on-line. Permite e encoraja a investigação educacional, o desenvolvimento de aplicações de software de aprendizagem, e práticas de educação em linha para uma aprendizagem personalizada e adaptativa. À medida que continuamos a ver progressos na aprendizagem personalizada e adaptativa, devemos também prestar atenção aos impactos negativos que alimentam a nossa investigação. Neste documento, apresentaremos a nossa introspecção de aprendizagem personalizada e adaptativa e argumentaremos que é da responsabilidade social e moral dos educadores e instituições aplicar sabiamente a aprendizagem personalizada e adaptativa na sua prática educativa. Os educadores e as instituições devem também reconhecer as diversidades realistas dos estilos de aprendizagem dos estudantes individuais e o progresso variável da aprendizagem, a acessibilidade à aprendizagem contextualmente dependente, e as suas necessidades de apoio correspondente para as actividades de aprendizagem de grão fino. Argumentamos que as práticas estrategicamente equilibradas e a tecnologia de aprendizagem inovadora são cruciais para uma experiência de aprendizagem optimizada para os alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AKO-NAI, F.; TAN, Q. Location-Based Learning Management System for Adaptive Mobile Learning. International Journal of Information and Education Technology, v. 3, n. 5, p. 529–535, 2013.

AKO-NAI, F.; TAN, Q., et al. The 5R Adaptive Learning Content Generation Platform for Mobile Learning. In: PROCEEDINGS of The IEEE International Conference on Technology for Education. Hyderabad, India: [s.n.], 2012.

BLOOM, B. S. Taxonomía de los objetivos de la educación. Clasificación de las metas educativas: Ámbito del conocimiento. Alcoy: Marfil, 1972.

CHANG, W.; TAN, Q. Augmented Reality System Design and Scenario Study for Location-based Adaptive Mobile Learning. In: PROCEEDINGS of the 13th IEEE International Conference on Computational Science and Engineering. Hong Kong, China: [s.n.], 2010.

DE MIGUEL, M. (Ed.). Metodologías de enseñanza y aprendizaje para el desarrollo de competencias. Madrid: Alianza Editorial, 2006.

DEWEY, J. Democracia y educación. Buenos Aires: Losada, 1971.

JOYCE, B.; WEIL, M. Modelos de enseñanza. Madrid: Anaya, 1986.

KRATHWOHL, D. R. Taxonomía de los objetivos de la educación. Clasificación de las metas educativas: Ámbito de la afectividad. Alcoy: Marfil, 1973.

LODGE, J. M.; CORRIN, L. What data and analytics can and do say about effective learning. npj Science of Learning, v. 2, n. 1, p. 5, Dec. 2017. DOI: 10.1038/s41539-017-0006-5. Available from: http://www.nature.com/articles/s41539-017-0006-5. Visited on: 2 Sept. 2021.

LODGE, M.; LEWIS, M. In Future Challenges, Sustainable Futures. In: PROCEEDINGS of ascilite Wellington. [S.l.]: Ascilite, 2012. Available from: http://www.learntechlib.org/j/ASCILITE/v/2012/n/1/. Visited on: 2 Sept. 2021.

LYNCH, T.; GHERGULECSCU, I. Large Scale Evaluation of Learning Flow. In: IEEE 17th International Conference on Advanced Learning Technologies. Timisoara, Romania: [s.n.], 2017.

PÉREZ, A. Paradigmas contemporáneos de investigación didáctica. In: GIMENO, J.; PÉREZ, A. (Eds.). La enseñanza: su teoría y su práctica. Madrid: Akal, 1983. p. 95–138.

PIAGET, J. Science of education and the psychology of the child. New York: Orion Press, 1970.

SCHÖN, Donald A. (Ed.). The Reflective turn: case studies in and on educational practice. New York: Teachers College Press, 1991.

SOLER, J. R. Estado actual y estrategias para futuribles de la formación a lo largo de la vida. In: PROCEEDINGS of VI Congreso Internacional de Formación para el Trabajo. Zaragoza: Editorial Tornapunta Ediciones, 2013. p. 369–379.

TAN, Q.; CHANG, W.; KINSHUK. Location-Based Augmented Reality for Mobile Learning: Algorithm, System, and Implementation. The Electronic Journal of e-Learning, v. 13, n. 2, p. 138–148, 2015.

TAN, Q.; KINSHUK, et al. A Collaborative Mobile Virtual Campus System Based on Location-Based Dynamic Grouping. In: PROCEEDINGS of the 10th IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies. Sousse, Tunisia: [s.n.], 2010.

TAN, Q.; ZHANG, X.; PIVOT, F. C., et al. The 5R Adaptation Framework: Concepts, Systems, and Learning Scenarios. Journal of Internet Technology, v. 17, n. 5, p. 971–980, 2016.

TAN, Q.; ZHANG, X. K.; KINSHUK, et al. The 5R Adaptation Framework for Location-Based Mobile Learning Systems. In: ROCEEDINGS of the 10th World Conference on Mobile and Contextual Learning. Beijing, China: [s.n.], 2011.

U.S. DEPARTMENT OF EDUCATION. National Education Technology Plan. [S.l.: s.n.], 2017. Available from: https://tech.ed.gov/netp/. Visited on: 3 Sept. 2021.

WEIR, P. Adaptive Learning 3.0. Training Industry Magazine – Training in Another Dimension, p. 40–43, 2019.

Downloads

Publicado

14-09-2021

Como Citar

SOLER COSTA, R. .; TAN, Q. .; PIVOT, F.; ZHANG, X.; WANG, H. Aprendizagem personalizada e adaptativa: prática educativa e impacto tecnológico. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 14, n. 3, p. e33445, 2021. DOI: 10.35699/1983-3652.2021.33445. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/33445. Acesso em: 28 mar. 2024.