Tecnologias digitais no contexto do PROEJA

uma análise cienciométrica da produção de conhecimento

Auteurs

Mots-clés :

Tecnologia da informação e da comunicação, Educação de jovens e adultos, Educação profissional

Résumé

O uso das tecnologias digitais no contexto educacional tem sido discutido nas últimas décadas. No entanto, ainda existe uma lacuna, quando olhamos para a discussão do uso de recursos das tecnologias para o público de jovens e adultos da Educação Profissional. Com o intuito de preencher parte desta lacuna, o presente trabalho traça um perfil cienciométrico das dissertações e teses disponíveis no Biblioteca Digital Brasileira de Dissertações e Teses que abordam esta temática. A busca foi realizada por meio dos descritores “tecnologias digitais” AND “PROEJA” e da combinação dos descritores “tecnologias digitais” AND “educação profissional” AND “jovens e adultos”, assim como “Tecnologia digital da informação e comunicação” AND “PROEJA”. Foram critérios de inclusão, estarem disponíveis para análise e terem como foco o estudo sobre o uso das tecnologias digitais para o público de jovens e adultos da Educação Profissional, resultando após análise nove trabalhos, que formam o corpus do estudo. O conjunto de resultados propiciaram compreender o panorama desse campo de estudos, bem como ressalta a necessidade de pesquisas envolvendo a temática tecnologias para a educação de jovens e adultos no âmbito da formação profissional.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Luane Nunes Trindade, Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Santa Maria, RS, Brasil

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria, (UFSM), na linha de Formação Docente para a Educação Profissional e Tecnológica; graduada em Licenciatura em História pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), durante a graduação dedicou-se ao estágio extracurricular na Escola Estadual de 1º e 2º Graus Coronel Pilar no atendimento aos alunos incluídos, 2010 e 2011, bolsista PROBIC durante o ano 2012 no projeto de pesquisa intítulado Rock e cultura política no Brasil (1980-1990) o qual foi premiado em 1º lugar no SIC - Salão de Iniciação Cientifica (UNIFRA), monitora da cadeira de História do Rio Grande do Sul II no primeiro semestre de 2013, monitora da cadeira de História Medieval no segundo semestre de 2013, possui pesquisas sobre política econômica durante a década de 1980, dando ênfase aos Planos Cruzados I e II e Plano Bresser, atuou como professora dos anos finais do ensino fundamental no Colégio Marco Polo em Santa Maria-RS, durante os anos de 2019 a 2021 esteve como servidora pública municipal, junto a Secretaria Municipal de Planejamento do município de Restinga Sêca, graduanda em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria -RS.

Claudia Barin, Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Química, Santa Maria, RS, Brasil

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), mestrado em Química (Química Analítica) pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (2001). É pós-doutora em Eletroquímica pelo IQSC/USP e pós-doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria e professora do Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica (CTISM). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Eletroquímica, no ensino mediado por tecnologias e na formação de professores.

Références

ALVARENGA, Mariana Monteiro Soares Crespo de; LEMOS, Suely Fernandes Coelho; NETO, Aristóteles Batista Rangel. O uso das TDIC no processo de construção do conhecimento dos estudantes do PROEJA, do Instituto Federal Fluminense - Campus Campos Guarus. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 18, n. 52, p. 201–219, set. 2020. Disponível em: https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6136. Acesso em: 15 jul. 2023.

BARIN, Claudia Smaniotto; MANZONI, Jairo; CORDENONSI, Adriana Zanki; MENEGATTI, Fernando; GARCIA, Tainan. Desafios do Ensino Remoto na Educação Profissional e Tecnológica. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar – Desafios do Ensino Remoto na Educação Profissional e Tecnológica, v. 9, n. 1, 2020. Acesso em: 12 maio 2020.

BARROS, Rosiani Salviano; GUIMARÃES, André Rodrigues. A produção científica sobre o PROEJA no GT 18 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas - ANPEd (2007-2017). Praxis Educativa, v. 14, n. 2, p. 601–621, 2019. ISSN 18094031, 18094309. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.14n2.011. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13006. Acesso em: 29 ago. 2024.

BENTES, Haroldo de Vasconcelos. Tecnologias digitais e a prática pedagógica do PROEJA, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. 2013. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE). Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6039. Acesso em: 12 maio 2023.

BRANCO, Grasielle Batista; PINTO, Marialva Moog. Levantamento das produções sobre as contribuições do uso das tecnologias de informação e comunicação nas práticas pedagógicas da educação de jovens e adultos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 3, p. 1417–1433, jul. 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i3.15915. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15915. Acesso em: 28 jun. 2024.

BRASIL. Decreto nº 5.478, de 24 de junho de 2005. Institui, no âmbito das instituições federais de educação tecnológica, o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/dec_5478.pdf. Acesso em: 10 maio 2023.

CLEOPHAS, Maria das Graças; EVERTON, Bedin. Panorama sobre o Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (CTPC) à luz das percepções dos estudantes. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 399–408, ago. 2022. DOI: 10.22456/1679-1916.126687. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/126687. Acesso em: 17 maio 2023.

GADOTTI, Moacir. Saber aprender: um olhar sobre Paulo Freire e as perspectivas atuais da educação. In: UM olhar sobre Paulo Freire - Congresso Internacional. Évora: [s. n.], 2000.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.

GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; BORJA, Shirley Doweslei Bernardes; LOPES, Aline Moraes; ANDALÉCIO, Aleixina Maria Lopes. As mulheres praticando ciência no Brasil. Revista Estudos Feministas, Centro de Filosofia e Ciências Humanas e Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina, v. 24, n. 1, p. 11–30, jan. 2016. ISSN 0104-026x. DOI: 10.1590/1805-9584-2016v24n1p11.

JOAQUIM, Sivaldo; OLIVEIRA, Wilk. As percepções dos professores da educação básica sobre o uso de tecnologias digitais no ensino remoto emergencial. Dez. 2021. f. 81–90. Tese (Doutorado) – Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. DOI: 10.22456/1679-1916.121190. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121190. Acesso em: 17 maio 2023.

LEITE, Maria Letícia Felicori Tonelli e Teixeira. PROEJA: a experiência de um grupo virtual como forma de inserção digital. 2012. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/60938. Acesso em: 14 maio 2024.

LETA, Jacqueline. As mulheres na ciência brasileira: crescimento, contrastes e um perfil de sucesso. Estudos Avançados, São Paulo, Brasil, v. 17, n. 49, p. 271–284, dez. 2003. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/9956. Acesso em: 18 maio 2023.

LIMA, Mércio Nascimento de. Compreensão do conceito de momento de uma força: aplicação no cálculo de estruturas na educação profissional de jovens e adultos. 2022. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física) – Universidade de Brasília, Brasília. Acesso em: 18 maio 2023.

LOBO, Édila Marta Miranda. Contribuições da Educação a Distância a Pedagogia da Alternância. 2012. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. Disponível em: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12210. Acesso em: 20 maio 2023.

MACIAS-CHAPULA, Cesar A. O papel da informetria e da cienciometria e sua perspectiva nacional e internacional. Ciência da Informação, v. 27, n. 2, 1998. DOI: 10.18225/ci.inf.v27i2.794. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/794. Acesso em: 10 abr. 2023.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In: DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecília de Souza (ed.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Revista e atualizada 25. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 9–29.

MINUZZI, Evelize Dorneles; COUTINHO, Renato Xavier. Produção de conhecimento sobre ensino médio integrado à educação profissional: um panorama cienciométrico. Educação em Revista, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 36, e228443, 2020. ISSN 0102-4698. DOI: 10.1590/0102-4698228443.

MORAIS, Jocasta Maria Oliveira; OLIVEIRA, Francisco Thiago Chaves de; NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; SOUZA, Sarlene Gomes de. Contribuições de Paulo Freire para a educação de jovens e adultos: uma revisão narrativa. Educação em Revista, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 39, e40514, 2023. ISSN 0102-4698. DOI: 10.1590/0102-469840514.

OLIVEIRA, Achilles Alves de; SILVA, Yara Fonseca de Oliveira e. Mediação pedagógica e tecnológica: conceitos e reflexões sobre o ensino na cultura digital. Rev. Educ. Questão, scielo, v. 60, n. 64, e–28275, abr. 2022. ISSN 0102-7735. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352022000200203&nrm=iso. Acesso em: 19 maio 2024.

PALMEIRA, Lana Lisiêr de Lima; CORDEIRO, Carla Priscilla Barbosa Santos; PRADO, Edna Cristina do. A análise de conteúdo e sua importância como instrumento de interpretação dos dados qualitativos nas pesquisas educacionais. Cadernos de Pós-graduação, v. 19, n. 1, p. 14–31, jul. 2020. DOI: 10.5585/cpg.v19n1.17159. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/17159. Acesso em: 10 maio 2024.

PERIPOLLI, Patrícia Zanon; BARIN, Cláudia Smaniotto. O Desenvolvimento de Competências Digitais na Educação Profissional: Relato de uma Experiência. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, v. 15, n. 1, p. 46–54, 2022. DOI: 10.17921/2176-5634.2022v15n1p47-54.

PIRES, Helen Cássia Francisco; ASSIS, Maria Paulina de. O papel da mediação pedagógica: práticas educativas com a utilização das TDIC no ensino médio. Humanidades e Tecnologia (FINOM), Faculdade do Noroeste de Minas, v. 47, n. 1, p. 221–233, 2024. ISSN 1809-1628. DOI: 10.5281/zenodo.11051817. Disponível em: http://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/article/view/4827. Acesso em: 20 maio 2024.

ROBERTA DOS SANTOS MEDEIROS, Soraya; AMORIM MARTINS, Cibelle. Como possibilitar a integração do método Paulo Freire à formação de professores da EJA em pensamento computacional? Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 386–395, dez. 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121362. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121362. Acesso em: 17 maio 2023.

ROCHA, Maria das Dores Gomes da. Os letramentos do PROEJA: contribuições na formação do Técnico em Edificações do IF Sertão-PE. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Petrolina.

SANTOS, Hendy Barbosa. Ensino da retextualização por meio do uso da plataforma digital Storyboard That. 2021. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino – Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), Lajeado. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3283.

SILVEIRA, Patrícia Margela Fernandes. A produção escrita em Língua Inglesa mediada pelas tecnologias digitais no Curso Técnico de Agroindústria/PROEJA. 2021. Dissertação (Especialista) - Especialização em Línguas Estrangeiras Modernas – Inglês e Espanhol – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraiba (IFPB), Cabedelo. Disponível em: https://repositorio.ifpb.edu.br/handle/177683/1163. Acesso em: 25 maio 2023.

SOUZA, Lubia Telma Garcia Wustrow. Desenvolvimento de material didático digital para apoio ao ensino de alunos maduros no PROEJA/CTISM. 2021. Dissertação (Mestre em Educação Profissional e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/22245. Acesso em: 10 abr. 2023.

SPINAK, Ernesto. Indicadores cienciometricos. Ciência da Informação, Ibict, v. 27, n. 2, 1998. ISSN 0100-1965. DOI: 10.1590/s0100-19651998000200006.

STRAUSS, Anselm L.; CORBIN, Juliet. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. Porto Alegre e Santana: Artmed e Bookman, 2008.

TEIXEIRA, Nádia França. Metodologias de Pesquisa em Educação: Possibilidaes e adequações. Caderno Pedagógico, v. 12, n. 2, ago. 2015. Disponível em: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/1289. Acesso em: 14 maio 2024.

VELHO, Léa; PROCHAZKA, Maria Viviana. No que o mundo da ciência difere dos outros mundos? 2003. Disponível em: https://www.comciencia.br/dossies-1-72/reportagens/mulheres/09.shtml. Acesso em: 21 mar. 2023.

VIEIRA, Darlene Ana; LEMOS, Laísse Silva; PEIXOTO, Maria Angélica. PROEJA–educação de jovens e adultos: análise bibliométrica da produção científica da base de dados Web of Science utilizado a ferramenta VOSviewer. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 5, p. 45583–45598, 2021. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29412. Acesso em: 21 mar. 2023.

Téléchargements

Publiée

30-08-2024

Comment citer

TRINDADE, L. N.; BARIN, C. Tecnologias digitais no contexto do PROEJA: uma análise cienciométrica da produção de conhecimento. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 17, p. e52608, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/52608. Acesso em: 21 nov. 2024.