Tecnologias digitais no contexto do PROEJA
uma análise cienciométrica da produção de conhecimento
Mots-clés :
Tecnologia da informação e da comunicação, Educação de jovens e adultos, Educação profissionalRésumé
O uso das tecnologias digitais no contexto educacional tem sido discutido nas últimas décadas. No entanto, ainda existe uma lacuna, quando olhamos para a discussão do uso de recursos das tecnologias para o público de jovens e adultos da Educação Profissional. Com o intuito de preencher parte desta lacuna, o presente trabalho traça um perfil cienciométrico das dissertações e teses disponíveis no Biblioteca Digital Brasileira de Dissertações e Teses que abordam esta temática. A busca foi realizada por meio dos descritores “tecnologias digitais” AND “PROEJA” e da combinação dos descritores “tecnologias digitais” AND “educação profissional” AND “jovens e adultos”, assim como “Tecnologia digital da informação e comunicação” AND “PROEJA”. Foram critérios de inclusão, estarem disponíveis para análise e terem como foco o estudo sobre o uso das tecnologias digitais para o público de jovens e adultos da Educação Profissional, resultando após análise nove trabalhos, que formam o corpus do estudo. O conjunto de resultados propiciaram compreender o panorama desse campo de estudos, bem como ressalta a necessidade de pesquisas envolvendo a temática tecnologias para a educação de jovens e adultos no âmbito da formação profissional.
Téléchargements
Références
ALVARENGA, Mariana Monteiro Soares Crespo de; LEMOS, Suely Fernandes Coelho; NETO, Aristóteles Batista Rangel. O uso das TDIC no processo de construção do conhecimento dos estudantes do PROEJA, do Instituto Federal Fluminense - Campus Campos Guarus. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 18, n. 52, p. 201–219, set. 2020. Disponível em: https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6136. Acesso em: 15 jul. 2023.
BARIN, Claudia Smaniotto; MANZONI, Jairo; CORDENONSI, Adriana Zanki; MENEGATTI, Fernando; GARCIA, Tainan. Desafios do Ensino Remoto na Educação Profissional e Tecnológica. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar – Desafios do Ensino Remoto na Educação Profissional e Tecnológica, v. 9, n. 1, 2020. Acesso em: 12 maio 2020.
BARROS, Rosiani Salviano; GUIMARÃES, André Rodrigues. A produção científica sobre o PROEJA no GT 18 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas - ANPEd (2007-2017). Praxis Educativa, v. 14, n. 2, p. 601–621, 2019. ISSN 18094031, 18094309. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.14n2.011. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13006. Acesso em: 29 ago. 2024.
BENTES, Haroldo de Vasconcelos. Tecnologias digitais e a prática pedagógica do PROEJA, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. 2013. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE). Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6039. Acesso em: 12 maio 2023.
BRANCO, Grasielle Batista; PINTO, Marialva Moog. Levantamento das produções sobre as contribuições do uso das tecnologias de informação e comunicação nas práticas pedagógicas da educação de jovens e adultos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 3, p. 1417–1433, jul. 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i3.15915. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15915. Acesso em: 28 jun. 2024.
BRASIL. Decreto nº 5.478, de 24 de junho de 2005. Institui, no âmbito das instituições federais de educação tecnológica, o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/dec_5478.pdf. Acesso em: 10 maio 2023.
CLEOPHAS, Maria das Graças; EVERTON, Bedin. Panorama sobre o Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (CTPC) à luz das percepções dos estudantes. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 399–408, ago. 2022. DOI: 10.22456/1679-1916.126687. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/126687. Acesso em: 17 maio 2023.
GADOTTI, Moacir. Saber aprender: um olhar sobre Paulo Freire e as perspectivas atuais da educação. In: UM olhar sobre Paulo Freire - Congresso Internacional. Évora: [s. n.], 2000.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.
GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; BORJA, Shirley Doweslei Bernardes; LOPES, Aline Moraes; ANDALÉCIO, Aleixina Maria Lopes. As mulheres praticando ciência no Brasil. Revista Estudos Feministas, Centro de Filosofia e Ciências Humanas e Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina, v. 24, n. 1, p. 11–30, jan. 2016. ISSN 0104-026x. DOI: 10.1590/1805-9584-2016v24n1p11.
JOAQUIM, Sivaldo; OLIVEIRA, Wilk. As percepções dos professores da educação básica sobre o uso de tecnologias digitais no ensino remoto emergencial. Dez. 2021. f. 81–90. Tese (Doutorado) – Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. DOI: 10.22456/1679-1916.121190. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121190. Acesso em: 17 maio 2023.
LEITE, Maria Letícia Felicori Tonelli e Teixeira. PROEJA: a experiência de um grupo virtual como forma de inserção digital. 2012. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/60938. Acesso em: 14 maio 2024.
LETA, Jacqueline. As mulheres na ciência brasileira: crescimento, contrastes e um perfil de sucesso. Estudos Avançados, São Paulo, Brasil, v. 17, n. 49, p. 271–284, dez. 2003. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/9956. Acesso em: 18 maio 2023.
LIMA, Mércio Nascimento de. Compreensão do conceito de momento de uma força: aplicação no cálculo de estruturas na educação profissional de jovens e adultos. 2022. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física) – Universidade de Brasília, Brasília. Acesso em: 18 maio 2023.
LOBO, Édila Marta Miranda. Contribuições da Educação a Distância a Pedagogia da Alternância. 2012. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. Disponível em: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12210. Acesso em: 20 maio 2023.
MACIAS-CHAPULA, Cesar A. O papel da informetria e da cienciometria e sua perspectiva nacional e internacional. Ciência da Informação, v. 27, n. 2, 1998. DOI: 10.18225/ci.inf.v27i2.794. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/794. Acesso em: 10 abr. 2023.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In: DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecília de Souza (ed.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Revista e atualizada 25. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 9–29.
MINUZZI, Evelize Dorneles; COUTINHO, Renato Xavier. Produção de conhecimento sobre ensino médio integrado à educação profissional: um panorama cienciométrico. Educação em Revista, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 36, e228443, 2020. ISSN 0102-4698. DOI: 10.1590/0102-4698228443.
MORAIS, Jocasta Maria Oliveira; OLIVEIRA, Francisco Thiago Chaves de; NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; SOUZA, Sarlene Gomes de. Contribuições de Paulo Freire para a educação de jovens e adultos: uma revisão narrativa. Educação em Revista, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 39, e40514, 2023. ISSN 0102-4698. DOI: 10.1590/0102-469840514.
OLIVEIRA, Achilles Alves de; SILVA, Yara Fonseca de Oliveira e. Mediação pedagógica e tecnológica: conceitos e reflexões sobre o ensino na cultura digital. Rev. Educ. Questão, scielo, v. 60, n. 64, e–28275, abr. 2022. ISSN 0102-7735. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352022000200203&nrm=iso. Acesso em: 19 maio 2024.
PALMEIRA, Lana Lisiêr de Lima; CORDEIRO, Carla Priscilla Barbosa Santos; PRADO, Edna Cristina do. A análise de conteúdo e sua importância como instrumento de interpretação dos dados qualitativos nas pesquisas educacionais. Cadernos de Pós-graduação, v. 19, n. 1, p. 14–31, jul. 2020. DOI: 10.5585/cpg.v19n1.17159. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/17159. Acesso em: 10 maio 2024.
PERIPOLLI, Patrícia Zanon; BARIN, Cláudia Smaniotto. O Desenvolvimento de Competências Digitais na Educação Profissional: Relato de uma Experiência. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, v. 15, n. 1, p. 46–54, 2022. DOI: 10.17921/2176-5634.2022v15n1p47-54.
PIRES, Helen Cássia Francisco; ASSIS, Maria Paulina de. O papel da mediação pedagógica: práticas educativas com a utilização das TDIC no ensino médio. Humanidades e Tecnologia (FINOM), Faculdade do Noroeste de Minas, v. 47, n. 1, p. 221–233, 2024. ISSN 1809-1628. DOI: 10.5281/zenodo.11051817. Disponível em: http://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/article/view/4827. Acesso em: 20 maio 2024.
ROBERTA DOS SANTOS MEDEIROS, Soraya; AMORIM MARTINS, Cibelle. Como possibilitar a integração do método Paulo Freire à formação de professores da EJA em pensamento computacional? Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 386–395, dez. 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121362. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121362. Acesso em: 17 maio 2023.
ROCHA, Maria das Dores Gomes da. Os letramentos do PROEJA: contribuições na formação do Técnico em Edificações do IF Sertão-PE. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Petrolina.
SANTOS, Hendy Barbosa. Ensino da retextualização por meio do uso da plataforma digital Storyboard That. 2021. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino – Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), Lajeado. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3283.
SILVEIRA, Patrícia Margela Fernandes. A produção escrita em Língua Inglesa mediada pelas tecnologias digitais no Curso Técnico de Agroindústria/PROEJA. 2021. Dissertação (Especialista) - Especialização em Línguas Estrangeiras Modernas – Inglês e Espanhol – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraiba (IFPB), Cabedelo. Disponível em: https://repositorio.ifpb.edu.br/handle/177683/1163. Acesso em: 25 maio 2023.
SOUZA, Lubia Telma Garcia Wustrow. Desenvolvimento de material didático digital para apoio ao ensino de alunos maduros no PROEJA/CTISM. 2021. Dissertação (Mestre em Educação Profissional e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/22245. Acesso em: 10 abr. 2023.
SPINAK, Ernesto. Indicadores cienciometricos. Ciência da Informação, Ibict, v. 27, n. 2, 1998. ISSN 0100-1965. DOI: 10.1590/s0100-19651998000200006.
STRAUSS, Anselm L.; CORBIN, Juliet. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. Porto Alegre e Santana: Artmed e Bookman, 2008.
TEIXEIRA, Nádia França. Metodologias de Pesquisa em Educação: Possibilidaes e adequações. Caderno Pedagógico, v. 12, n. 2, ago. 2015. Disponível em: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/1289. Acesso em: 14 maio 2024.
VELHO, Léa; PROCHAZKA, Maria Viviana. No que o mundo da ciência difere dos outros mundos? 2003. Disponível em: https://www.comciencia.br/dossies-1-72/reportagens/mulheres/09.shtml. Acesso em: 21 mar. 2023.
VIEIRA, Darlene Ana; LEMOS, Laísse Silva; PEIXOTO, Maria Angélica. PROEJA–educação de jovens e adultos: análise bibliométrica da produção científica da base de dados Web of Science utilizado a ferramenta VOSviewer. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 5, p. 45583–45598, 2021. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29412. Acesso em: 21 mar. 2023.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Luane Nunes Trindade, Claudia Barin 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Il s'agit d'un article en libre accès qui permet une utilisation, une distribution et une reproduction sans restriction sur n'importe quel support tant que l'article original est correctement cité.