Usabilidade de design e usabilidade pedagógica a partir do olhar do aluno em EAD: uma análise comparativa entre dois ambientes virtuais de aprendizagem

Autores

  • Cleber Marques de Oliveira Instituto Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.3.1.20-28

Palavras-chave:

Educação a Distância. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Mediação. Usabilidade de Design. Usabilidade Pedagógica.

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada em duas turmas de cursos de graduação a distância em que uma utiliza um Software Livre e a outra, um Software Proprietário como Ambiente Virtual de Aprendizagem. A pesquisa busca analisar de que forma a Usabilidade de Design e a Usabilidade Pedagógica desses ambientes comprometem o processo de ensino-aprendizagem. Para isso, parte-se da análise dos testes de usabilidade, com ênfase nos graus de dificuldade e de acessibilidade dos conteúdos, e dos objetos de mediação presentes nesses ambientes para a construção de um processo de ensino e aprendizagem eficaz. Os resultados mostram que ainda há necessidade de desenvolver interfaces que permitam a interação e a produção do conhecimento de forma simples e eficiente entre professores e alunos, utilizando Ambiente Virtual de Aprendizagem. Conclui-se que os ambientes investigados possuem entraves que comprometem a eficácia na mediação entre professores, conteúdos e alunos. Contudo, a partir das análises, algumas pistas, como regras para padronização da interface, apontam para possíveis resoluções dos problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleber Marques de Oliveira, Instituto Federal de Alagoas

Graduado em Pedagogia.

Especialista em Educação a Distância.

Pedagogo do IFAL.

Tutor online da UFAL/UAB entre 2009 e 2011.

Referências

CARVALHO, Alan H. P. de; COSTA, Ivan T. A usabilidade e os sites de educação a distância. Revista Paidéi@. vol. 1, n. 1. Santos, 2008. Disponível em: http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br/index.php?journal=paideia&page=article&op=view&path%5B%5D=26&path%5B%5D=19/. Acesso em: 26 jan. 2010.

INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. Reference number ISO 9241-11:1998(E).Ergonomic requirements for office work with visual display terminals (VDTs) - Part 11: Guidance on usability. [S. l.], 1998.

MARTINS, Maria de Lourdes Oliveira. O papel da usabilidade no ensino à distância mediado por computador. 2004. 120 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004. Disponível em: http://www.slideshare.net/lourdes.martins/usabilidade-2004-lourdes-martins. Acesso em: 13 mai. 2009.

MARTINS, Maria de Lourdes Oliveira; BARBOSA, Ana Cristina Chagas. Usabilidade: a importância de testar interfaces para o ensino a distância mediado pelo computador. 2006. Disponível em: http://www.abed.org.br/seminario2006/pdf/tc031.pdf. Acesso em: 25 jan. 2010.

VETROMILLE-CASTRO, Rafael. O papel da usabilidade no ensino de inglês para leitura mediado por computador. 2003. 116 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, RS, 2003.

Downloads

Publicado

03-09-2011

Como Citar

OLIVEIRA, C. M. de. Usabilidade de design e usabilidade pedagógica a partir do olhar do aluno em EAD: uma análise comparativa entre dois ambientes virtuais de aprendizagem. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 3, n. 1, p. 20–28, 2011. DOI: 10.17851/1983-3652.3.1.20-28. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16573. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Educação e Tecnologia