Usabilidade de design e usabilidade pedagógica a partir do olhar do aluno em EAD: uma análise comparativa entre dois ambientes virtuais de aprendizagem

Autores

  • Cleber Marques de Oliveira Instituto Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.3.1.20-28

Palavras-chave:

Educação a Distância. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Mediação. Usabilidade de Design. Usabilidade Pedagógica.

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada em duas turmas de cursos de graduação a distância em que uma utiliza um Software Livre e a outra, um Software Proprietário como Ambiente Virtual de Aprendizagem. A pesquisa busca analisar de que forma a Usabilidade de Design e a Usabilidade Pedagógica desses ambientes comprometem o processo de ensino-aprendizagem. Para isso, parte-se da análise dos testes de usabilidade, com ênfase nos graus de dificuldade e de acessibilidade dos conteúdos, e dos objetos de mediação presentes nesses ambientes para a construção de um processo de ensino e aprendizagem eficaz. Os resultados mostram que ainda há necessidade de desenvolver interfaces que permitam a interação e a produção do conhecimento de forma simples e eficiente entre professores e alunos, utilizando Ambiente Virtual de Aprendizagem. Conclui-se que os ambientes investigados possuem entraves que comprometem a eficácia na mediação entre professores, conteúdos e alunos. Contudo, a partir das análises, algumas pistas, como regras para padronização da interface, apontam para possíveis resoluções dos problemas.

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Biografia do Autor

Cleber Marques de Oliveira, Instituto Federal de Alagoas

Graduado em Pedagogia.

Especialista em Educação a Distância.

Pedagogo do IFAL.

Tutor online da UFAL/UAB entre 2009 e 2011.

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Publicado

03-09-2011

Como Citar

OLIVEIRA, C. M. de. Usabilidade de design e usabilidade pedagógica a partir do olhar do aluno em EAD: uma análise comparativa entre dois ambientes virtuais de aprendizagem. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 3, n. 1, p. 20–28, 2011. DOI: 10.17851/1983-3652.3.1.20-28. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16573. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação e Tecnologia