Matemática e Física em experiências de Robótica Livre

explorando o sensor ultrassônico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.29629

Palavras-chave:

Robótica Educacional Livre, Aprendizagem criativa, Construcionismo, Ondas ultrassônicas com Robótica Livre, Arduino no ensino básico

Resumo

Neste presente artigo, abordamos a aprendizagem de Matemática e Física por intermédio da Robótica Educacional em uma perspectiva livre, com a utilização de materiais livres, para que os estudantes criassem seus conhecimentos a partir da ideia do Construcionismo, alinhada à Espiral de Aprendizagem Criativa. A construção deste manuscrito foi possível a partir de uma pesquisa de campo, com um estudo de caso de caráter qualitativo, aplicada em uma turma de 9º ano de uma escola pública do estado de Goiás durante o segundo semestre de 2019, na qual foi utilizada a plataforma Arduino e peças de hardwares livres. Por intermédio do desenvolvimento de robôs, com sequências de montagem, foi possível, imaginar, criar, brincar, compartilhar e refletir, perpassando a construção da Espiral de Aprendizagem Criativa. Dessa perspectiva, prepara-se o “terreno” para a aprendizagem de Matemática, Física, Engenharia, Tecnologias, Arte e Ciências, embutida ao processo de desenvolvimento do robô. Com as sequências desenvolvidas, aqui neste artigo, foi possível a aprendizagem de conceitos e habilidades, como: ondas ultrassônicas, velocidade média, conversão de unidades de medidas, funções e intervalos numéricos. Como resultado, pode-se salientar a importância do estudo da Matemática e das Ciências, alinhadas ao uso das tecnologias livres, encurtando a distância entre conhecimento curricular e o desenvolvimento tecnológico sustentável.

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Publicado

24-08-2021

Como Citar

SILVA, M. P. da; BARBOSA, F. da C. Matemática e Física em experiências de Robótica Livre: explorando o sensor ultrassônico. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 14, n. 3, p. e29629, 2021. DOI: 10.35699/1983-3652.2021.29629. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/29629. Acesso em: 29 mar. 2024.