Booktubers brasileiros

canais literários de incentivo à leitura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.39079

Palavras-chave:

Booktubers, YouTube, Leitura, Educação

Resumo

Booktubers são produtores de vídeos com conteúdo literário que incentivam a leitura de livros e compartilham as produções no espaço virtual do YouTube. Objetivou-se investigar os principais canais literários e o conteúdo veiculado pelos booktubers mais influentes do Brasil. Realizou-se uma pesquisa quantiqualitativa na plataforma YouTube com os descritores  "booktubers Brasil", "booktuber Brasil" e "booktubers brasileiros", para localizar canais nacionais com número de inscritos igual ou superior a 100 mil e acessar os vídeos e as estatísticas correspondentes. Os resultados revelaram seis canais – "Bel Rodrigues", "Ler antes de morrer", "Tatianagfeltrin", "Ler até amanhecer", "Vá ler um livro" e "Melina Souza" – e 18 vídeos. Verificou-se que, em conjunto, congregam 2.910.000 inscritos, com média anual de 624 postagens e de 34.783.434 visualizações. Todas as influenciadoras são mulheres jovens e brancas, que, com notável fluência verbal e corporal, resenham diferentes gêneros literários, adensados por dados históricos, jornalísticos, sociais e outros. Elementos verbo-visuais, como cenas cinematográficas, fragmentos musicais, fotografias e textos em destaque, ilustram os relatos. Conclui-se que os booktubers transformam o YouTube em um atrativo cenário de aprendizagem e de incentivo à leitura. Apesar de ter expressivo número de acesso, ainda é inacessível aos carentes de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará, Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Fortaleza, CE, Brasil

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Pós-doutorada em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora doutora do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE) e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (MPPP/UECE). Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades - PEMO. Editora da revista Educação & Formação do PPGE/UECE. Pesquisadora produtividade CNPq.

Vanusa Nascimento Sabino Neves, Universidade Federal da Paraíba, Programa de Pós-Graduação em Educação, João Pessoa, PB, Brasil

Doutoranda em Educação, Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes (UFPB), Licenciatura e Graduação em Enfermagem (UFPB), Graduação em Direito (UNIPE), Especializações em Enfermagem Pediátrica (UFPE), Especialização em Linhas de Cuidados em Enfermagem Saúde Materno, Neonatal e do Lactente (UFSC), Especialização em Enfermagem Obstétrica (UFMG). Enfermeira da Universidade Federal da Paraíba e enfermeira do Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho.

Referências

BROWDER, Laura. True crime. In: NICKERSON, Catherine Ross (Ed.). The Cambridge Companion to American Crime Fiction. [S.l.]: Cambridge University Press, jul. 2010. p. 121–134. DOI: 10.1017/ccol9780521199377.011. Disponível em: https://doi.org/10.1017/ccol9780521199377.011.

CARMEN QUILES, Marı́a del. Discurso publicitario e intertextualidad: itinerarios para la formación comunicativa del profesorado. Educação & Formação, v. 6, n. 1, e3455, jan. 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i1.3455. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3455.

DÍAZ, Inmaculada Clotilde Santos; CALVILLO, Marı́a Juárez; IBÁÑEZ, Ester Trigo. Motivación por la lectura académica de futuros docentes. Educação Formação, Educacao e Formacao, v. 6, n. 1, e3535, jan. 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i1.3535. Disponível em: https://doi.org/10.25053/redufor.v6i1.3535.

FELTRIN, Tatiana. Ligando livros e pessoas. [S.l.: s.n.], 2021. https://www.youtube.com/user/tatianagfeltrin.

FERREIRA, Élida Paulina; SANTOS, Daiane Conceição Simões. Inovação no ensino: letramento crı́tico no smartphone em sala de aula de lı́ngua portuguesa. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Universidade Federal de Minas Gerais - Pro-Reitoria de Pesquisa, v. 11, n. 3, p. 252–267, dez. 2018. DOI: 10.17851/1983-3652.11.3.252-267. Disponível em: https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.3.252-267.

FIALHO, Lia Machado Fiuza; SOUSA, Francisca Genifer Andrade de. A formação do pedagogo em reflexão. Plurais Revista Multidisciplinar, v. 6, n. 3, p. 171–186, dez. 2021. ISSN 2177-5060, 2447-9373. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n3.8600. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8600. Acesso em: 18 out. 2022.

GARCÍA-ROCA, Anastasio. Spanish Reading Influencers in Goodreads: Participation, Experience and Canon Proposed. Journal of New Approaches in Educational Research, University of Alicante, v. 9, n. 2, p. 153, jul. 2020. DOI: 10.7821/naer.2020.7.453. Disponível em: https://doi.org/10.7821/naer.2020.7.453.

ISABELLA LUBRANO. Vá ler um livro. [S.l.: s.n.], 2021. https://www.youtube.com/c/lerantesdemorrer.

KIRCHOF, Edgar R; SILVEIRA, Rosa Hessel. Leitura em tempos de rede: booktubers e jovens leitores/as. Revista Letras Raras, Editora da Universidade Federal de Campina Grande, v. 7, n. 3, p. 55–74, dez. 2018. DOI: 10.35572/rlr.v7i3.1171. Disponível em: https://doi.org/10.35572/rlr.v7i3.1171.

KRUG, Flavia Susana. O texto eletrônico e suas particularidades textuais. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Universidade Federal de Minas Gerais - Pro-Reitoria de Pesquisa, v. 12, n. 1, p. 37–47, abr. 2019. DOI: 10.17851/1983-3652.12.1.37-47. Disponível em: https://doi.org/10.17851/1983-3652.12.1.37-47.

LEITE, Tatiany. Vá ler um livro. [S.l.: s.n.], 2021. https://www.youtube.com/channel/UCS5a1_esduzm8pczibavnmq.

NEVES, Vanusa Nascimento Sabino; FIALHO, Lia Machado Fiuza; MACHADO, Charliton José dos Santos. Trabalho docente no Brasil durante a pandemia da Covid-19. Educação Unisinos, v. 25, p. 1–18, set. 2021. ISSN 2177-6210. DOI: 10.4013/edu.2021.251.26. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/23128. Acesso em: 18 out. 2022.

NEVES, Vanusa Nascimento Sabino; MACHADO, Charliton José dos Santos et al. Utilização de lives como ferramenta de educação em saúde durante a pandemia pela Covid-19. Educação & Sociedade, v. 42, e240176, 2021. ISSN 1678-4626. DOI: 10.1590/es.240176. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100308&tlng=pt. Acesso em: 18 out. 2022.

NEVES, Vanusa Nascimento Sabino; VALDEGIL, Daniel de Assis; SABINO, Raquel do Nascimento. Ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19 no Brasil: estado da arte. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 3, n. 2, e325271, mar. 2021. ISSN 2675-519X. DOI: 10.47149/pemo.v3i2.5271. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5271. Acesso em: 18 out. 2022.

OLIVA, Manuel Francisco Romero; PONCE, Hugo Heredia; JURADO, Paula Rivera. Una mirada a los clásicos en la formación inicial de maestro desde la Lectura Fácil. Educação & Formação, v. 6, n. 1, e3533, jan. 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i1.3533. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3533.

OLIVEIRA, Heloá Cristina Camargo de et al. Booktubers e bibliotecas: uma proposta de atuação inovadora de mediação de leitura. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, v. 14, p. 8–25, 2021.

PENA, Zósimo López. El análisis multimodal del anuncio publicitario audiovisual para el aula de Lengua Castellana y Literatura en Educación Secundaria y Bachillerato. Educação Formação, Educacao e Formacao, v. 5, n. 3, mai. 2020. DOI: 10.25053/redufor.v5i15set/dez.2839. Disponível em: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i15set/dez.2839.

RAMOS-NAVAS-PAREJO, Magdalena et al. uso de las TIC para la animación a la lectura en contextos vulnerables. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Universidade Federal de Minas Gerais - Pro-Reitoria de Pesquisa, v. 13, n. 3, p. 240–261, out. 2020. DOI: 10.35699/1983-3652.2020.25730. Disponível em: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2020.25730.

RODRIGUES, Bel. Literatura, criminologia, cinema. [S.l.: s.n.], 2021. https://www.youtube.com/c/belrodrigues.

RODRIGUES, Joici. Ler até amanhecer. [S.l.: s.n.], 2021. https://www.youtube.com/c/lerat%c3%89amanhecer.

SILVA, Cı́cero da; GONÇALVES, Adair Vieira. Principales vertientes de los estudios de alfabetización en Brasil. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Universidade Federal de Minas Gerais - Pro-Reitoria de Pesquisa, v. 14, n. 1, e29164, abr. 2021. DOI: 10.35699/1983-3652.2021.29164. Disponível em: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.29164.

SOUZA, Kellcia Rezende; KERBAUY, Maria Teresa Miceli. Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotoamia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Educação e Filosofia, EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia, v. 31, n. 61, p. 21–44, abr. 2017. DOI: 10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v31n61a2017-p21a44. Disponível em: https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v31n61a2017-p21a44.

SOUZA, Leticia Oliveira de; ANSELMO, Katyanna De Brito. Saberes da docência: leitura crı́tica, emancipação humana e profissional. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, Revista Praticas Educativas, Memorias e Oralidades, v. 3, n. 1, e314290, dez. 2020. DOI: 10.47149/pemo.v3i1.4290. Disponível em: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.4290.

SOUZA, Melina. Melina Souza. [S.l.: s.n.], 2021. https://www.youtube.com/c/melinasouza01.

SOUZA MINAYO, Maria Cecı́lia de. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & Saúde Coletiva, FapUNIFESP (SciELO), v. 17, n. 3, p. 621–626, mar. 2012. DOI: 10.1590/s1413-81232012000300007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1413-81232012000300007.

TEIXEIRA, Claudia Souza; COSTA, Andressa Abraão. Movimento Booktubers: práticas emergentes de mediação de leitura / Booktubers movement: emerging practices of reading mediation. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Universidade Federal de Minas Gerais - Pro-Reitoria de Pesquisa, v. 9, n. 2, p. 13–31, dez. 2016. DOI: 10.17851/1983-3652.9.2.13-31. Disponível em: https://doi.org/10.17851/1983-3652.9.2.13-31.

TOMASENA, José Miguel. ¿Quiénes son los bookTubers? Ocnos. Revista de estudios sobre lectura, Universidad Castilla la Mancha, v. 20, n. 2, p. 43–55, jun. 2021. DOI: 10.18239/ocnos_2021.20.2.2466. Disponível em: https://doi.org/10.18239/ocnos_2021.20.2.2466.

VIZCAÍNO-VERDÚ, Arantxa; CONTRERAS-PULIDO, Paloma; GUZMÁN-FRANCO, Marı́a-Dolores. Reading and informal learning trends on YouTube: The booktuber. Comunicar, Grupo Comunicar, v. 27, n. 59, p. 95–104, abr. 2019. DOI: 10.3916/c59-2019-09. Disponível em: https://doi.org/10.3916/c59-2019-09.

Downloads

Publicado

07-11-2022

Como Citar

FIALHO, L. M. F.; NEVES, V. N. S. Booktubers brasileiros: canais literários de incentivo à leitura. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 16, p. e39079, 2022. DOI: 10.1590/1983-3652.2023.39079. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/39079. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 2023: Novos ambientes educativos para leitura: alfabetização, multimodalidade e transmidialidade