Conferência online entre pares
uma janela de oportunidade a favor do feedback para a escrita
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.46202Palavras-chave:
Feedback por pares, Conferência online entre pares, Escrita acadêmica, Letramento acadêmico, Google MeetResumo
A pandemia teve um grande impacto na forma como ensinamos e aprendemos. Durante esse tempo, as universidades brasileiras implementaram o ensino remoto por mais de 15 meses. Se inicialmente esse movimento foi uma reação emergencial e observou-se a transposição de muitas aulas presenciais para o modo virtual, nos meses seguintes observaram-se novas iniciativas que potencializaram o aprendizado mobilizando de forma eficiente o uso da tecnologia digital. Nesse contexto, este estudo descritivo qualitativo emprega uma abordagem exploratória de casos múltiplos para investigar os propiciamentos no contexto digital que os alunos do ensino superior usam para facilitar o engajamento com feedback por pares mediado por computador durante um curso de letramento acadêmico em inglês em uma universidade no Brasil. Os dados provêm de entrevistas individuais semiestruturadas, gravações de reuniões do feedback em duplas e seções de visionamentos individuais com três pares de alunos. Os participantes são alunos do ensino superior que tiveram duas reuniões online, usando o Google Meet, para discutir o feedback de seus colegas sobre dois textos que escreveram para o curso ao longo de um semestre. Os resultados indicam que as conferências online oferecem um canal de comunicação multimodal, em que diferentes aspectos semióticos desempenham um papel na mediação do insumo escrito. Além disso, o WhatsApp foi amplamente utilizado para feedback informal de colegas. Concluímos o trabalho com implicações pedagógicas e sugerimos ações para que os aprendizes possam aproveitar todo o potencial oferecido por essas ferramentas.
Downloads
Referências
BAKLA, Arif. Extensive reading and web 2.0 tools in tandem: a mixed-methods study. Education and Information Technologies, v. 25, n. 4, p. 3131–3160, 2020. DOI: 10.1007/s10639-020-10103-9.
BANKIER, John. Socialization into English academic writing practices through out-of-class interaction in individual networks of practice. Journal of Second Language Writing, v. 56, p. 100889, 2022. DOI: 10.1016/j.jslw.2022.100889.
BELDA-MEDINA, Jose. Enhancing multimodal interaction and communicative competence through task-based language teaching (TBLT) in synchronous computer-mediated communication (SCMC). Education Sciences, v. 11, n. 723, p. 1–17, 2021. DOI: 10.3390/educsci11110723.
CARLESS, David; BOUD, David. The development of student feedback literacy: enabling uptake of feedback. Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 43, n. 8, p. 1315–1325, 2018. DOI: doi.org/10.1080/02602938.2018.1463354.
CARNEIRO, Leonardo de Andrade; RODRIGUES, Waldecy; FRANÇA, George; PRATA, David Nadler. Uso de tecnologias no ensino superior público brasileiro em tempos de pandemia COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, e267985485–e267985485, 2020.
CHANDRA, Shekhar; PALVIA, Shailendra. Online education next wave: Peer to peer learning. Journal of Information Technology Case and Application Research, v. 23, n. 3, p. 157–172, 2021.
CHANG, Carrie Yea-huey. Two decades of research in L2 peer review. Journal of Writing Research, v. 8, n. 1, p. 81–117, 2016. DOI: 0.17239/jowr-2016.08.01.03.
CHEUNG, Anisa. Verbal and on-screen peer interactions of EFL learners during multimodal collaborative writing: A multiple case-study. Journal of Second Language Writing, v. 58, p. 100931, 2022. DOI: 10.1016/j.jslw.2022.100931.
CÓ, Elisa Prado; AMORIM, Gabriel Brito; FINARDI, Kyria Rebeca. Ensino de lı́nguas em tempos de pandemia: experiências com tecnologias em ambientes virtuais. Revista docência e cibercultura, v. 4, n. 3, p. 112–140, 2020. DOI: 10.12957/redoc.2020.53173.
COHEN, Louis; MANION, Lawrence; MORRISON, Keith. Case studies. In: COHEN, Louis; MANION, Lawrence; MORRISON, Keith (org.). Research methods in education. [S. l.]: Routledge, 2018. p. 375–390.
ÇOLAK, Fulya; BALAMAN, Ufuk. The use of online dictionaries in video-mediated L2 interactions for the social accomplishment of Virtual Exchange tasks. System, v. 106, p. 102772, 2022. DOI: 10.1016/j.system.2022.102772.
COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. Towards a new learning: The scholar social knowledge workspace, in theory and practice. E-learning and Digital Media, v. 10, n. 4, p. 332–356, 2013. DOI: 10.2304/elea.2013.10.4.332.
COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. Conceptualizing E-learning. In: COPE, Bill; KALANTZIS, Mary (eds.). E-learning ecologies: Principles for new learning and assessment. New York: Routledge, 2017.
ELOLA, Idoia; OSKOZ, Ana. Writing with 21st century social tools in the L2 classroom: New literacies, genres, and writing practices. Journal of Second Language Writing, v. 36, p. 52–60, 2017. DOI: 10.1016/j.jslw.2017.04.002.
GOFFMAN, Erving. Interaction ritual: Essays in face-to-face behavior. New York: Garden City, 1967.
HATTIE, John; TIMPERLEY, Helen. The power of feedback. Review of educational research, v. 77, n. 1, p. 81–112, 2007. DOI: 10.3102/003465430298487.
HO, Mei-ching; SAVIGNON, Sandra J. Face-to-face and computer-mediated peer review in EFL writing. CALICO journal, p. 269–290, 2007. DOI: 10.1558/cj.v24i2.269-290.
HYLAND, Ken; HYLAND, Fiona. Feedback on second language students’ writing. Language teaching, v. 39, n. 2, p. 83–101, 2006. DOI: 10.1017/S0261444806003399.
IBÁÑEZ MORENO, Ana; VERMEULEN, Anna. A comparative analysis of a mobile app to practise oral skills: in classroom or self-directed use? Journal of Universal Computer Science, v. 27, n. 5, p. 472–484, 2021. DOI: 10.3897/jucs.67032.
KOHNKE, Lucas; MOORHOUSE, Benjamin Luke. Facilitating synchronous online language learning through Zoom. Relc Journal, v. 53, n. 1, p. 296–301, 2020. DOI: 10.1177/0033688220937235.
LI, Jinrong; LI, Mimi. Turnitin and peer review in ESL academic writing classrooms. Language Learning & Technology, v. 22, p. 27–41, 2018. DOI: 10125/44576.
LI, Mimi. Computer-Mediated Peer Response. In: LI, Mimi (ed.). Researching and Teaching Second Language Writing in the Digital Age. Cham: Palgrave Macmillan, 2021. p. 51–78. DOI: 10.1007/978-3-030-87710-1_4.
LYSTER, Roy; SAITO, Kazuya; SATO, Masatoshi. Oral corrective feedback in second language classrooms. Language teaching, v. 46, n. 1, p. 1–40, 2013. DOI: 10.1017/S0261444812000365.
MIN, Hui-Tzu. Training students to become successful peer reviewers. System, v. 33, n. 2, p. 293–308, 2005. DOI: 10.1016/j.system.2004.11.003.
NLG, New London Group. A pedagogy of multiliteracies: Designing social futures. Harvard educational review, v. 66, n. 1, p. 60–93, 1996.
OLIVEIRA, Hudson do Vale de; SOUZA, Francimeire Sales de. Do conteúdo programático ao sistema de avaliação: reflexões educacionais em tempos de pandemia (COVID-19). Boletim de Conjuntura BOCA, v. 2, n. 5, p. 15–24, 2020.
PAYANT, Caroline; ZUNIGA, Michael. Learners’ flow experience during peer revision in a virtual writing course during the global pandemic. System, v. 105, p. 102715, 2022. DOI: 10.1016/j.system.2021.102715.
RANALLI, Jim. L2 student engagement with automated feedback on writing: Potential for learning and issues of trust. Journal of Second Language Writing, v. 52, p. 100816, 2021. DOI: 10.1016/j.jslw.2021.100816.
SANTOS, Gabriela Krause; PUPO, Deise Flesch. Cada colega pôde abordar alguns pontos diferentes, enriquecendo o trabalho: uma análise da escrita colaborativa de artigos de opinião multimodais na Academia. In: KERSCH, Dorotea Frank (org.). Multiletramentos na pandemia: aprendizagens na, para a e além da escola. São Leopoldo: Casa Leiria, 2021. p. 113–133.
SILUS, Alan; CASTRO FONSECA, Angelita Leal de; JESUS, Djanires Lageano Neto de, et al. Desafios do ensino superior brasileiro em tempos de pandemia da COVID-19: repensando a prática docente. Liinc em Revista, v. 16, n. 2, e5336–e5336, 2020.
SVENSSON, Ann Johansson; RUSTAND, Kari Anne; HASHEMI, Sylvana Sofkova; STEFFEMSEM, Tom. Students’ Use of Semiotic Structures in Synchronous Computer-Mediated Communication: An Inter-Scandinavian Study, in Proc. ECTC-2013. The European Conference on Technology in the Classroom: “The Impact of Innovation: Technology and You”, p. 150–163, 2013.
TAGATA, William Mineo; RIBAS, Fernanda Costa. Rethinking digital literacy practices and educational agendas in times of Covid-19 uncertainty. Revista Brasileira de Linguı́stica Aplicada, v. 21, p. 399–431, 2021.
TAO, Jian; GAO, Xuesong Andy. Teaching and learning languages online: Challenges and responses. System, v. 107, p. 102819, 2022. DOI: 10.1016/j.system.2022.102819.
UMAMAH, Atik; CAHYONO, Bambang Yudi. EFL university students’ use of online resources to facilitate self-regulated writing. Computer Assisted Language Learning, v. 23, n. 1, p. 108–124, 2022.
VYGOTSKY, Lev. Readings on the development of children. In: GAUVAIN, Mary; COLE, Michael (org.). Readings on the development of children. New York: W.H. Freeman and company, 1997.
WILLIS, Jill; DAVIS, Kate; CHAPLIN, Sally. Sociocultural Affordances of Online Peer Engagement. Journal of Learning Design, v. 6, n. 1, p. 34–45, 2013.
YANG, Min; MAK, Pauline; YUAN, Rui. Feedback experience of online learning during the COVID-19 pandemic: Voices from pre-service English language teachers. The Asia-Pacific Education Researcher, v. 30, n. 6, p. 611–620, 2021. DOI: 10.1007/s40299-021-00618-1.
ZACCARON, Rafael. Desenvolvimento da autonomia na escrita em lı́ngua adicional através do feedback por pares: um relato de experiência. Revista Linguagem & Ensino, v. 23, n. 2, p. 532–546, 2020. DOI: 0.17239/jowr-2016.08.01.03.
ZHANG, Zhe Victor; HYLAND, Ken. Fostering student engagement with feedback: An integrated approach. Assessing Writing, v. 51, p. 100586, 2022. DOI: 10.1016/j.asw.2021.100586.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Donesca Cristina Puntel Xhafaj, Rafael Zaccaron
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.