PROFISSÃO DOCENTE NA AMÉRICA LATINA
CIDADANIA, POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORES(AS) DE HISTÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2019.12245Palavras-chave:
América Latina, Identidade docente, Políticas PúblicasResumo
Este texto visa relacionar os elementos identitários de um grupo de professores(as) de História que atuam na educação básica de Belo Horizonte à constituição das identidades na América Latina, seus aspectos gerais e as políticas públicas educacionais na região. Investigou-se sobre a(s) identidade(s) profissional(is) docente(s) visando correlacionar as temáticas presentes no texto com o relato de profissionais docentes que atuam em escolas de educação básica na região metropolitana de Belo Horizonte. Para tal, como método para a investigação, foi aplicado um questionário, com perguntas fechadas e abertas, solicitando informações de dados pessoais e percepções sobre a atividade docente. Percebeu-se que o(a) professor(a) de História da Educação Básica vai moldando sua(s) identidade(s) e, durante a fase de estabilização de Huberman (1995), o professorado já tem maior consciência de suas atribuições e contribuições para a sociedade, mesmo percebendo o movimento das políticas públicas que desprofissionalizam sua função e os fazem repensar sobre as expectativas e projeções de futuro. Percebeu-se, também, grandes problemas na área educacional e na relação dos(as) professores(as) com as políticas públicas educativas implantadas nas últimas décadas. Logo, a condição docente no início do século XXI se mostra heterogênea em compasso com as modificações no campo do trabalho do mundo capitalista e tangenciada por elementos que interferem na qualidade de vida dos(as) profissionais.
Downloads
Referências
CASTILLO, Raúl Ramirez. Reelaborar la identidad docente para formar en competencias. México, Itaca, 2014.
FANFANI, Emílio Tenti. La escuela y la cuestión social: ensayos de sociologia de la educación. Buenos Aires: Siglo XIX, Primera Edición, 2007. Cap.1
GATTI, Bernadete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Maria Eliza Dalmazo de Afonso. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO-MEC, 2011.
GATTI, Bernadete Angelina. Reconhecimento social e as políticas de carreira docente na educação básica. Cadernos de pesquisa. v. 42, n. 145, p. 88-111, jan./abr. 2012
GUIMARAES, Selva Fonseca. Formação de professores de História: reflexões sobre um campo de pesquisa (1987 – 2009). Cadernos de História da Educação – v.11, n. 1 – jan./jun. 2012. p. 285 – 303.
HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida professional dos professores. In: NÓVOA, António. (org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1995, p. 31-61.
MARCELO García, Carlos. A identidade docente: constantes e desafios. Revista Brasileira sobre formação de Professores. v. 01, n. 01, p. 109-131, agosto, 2009.
MIRANDA, Marília Gouvea de. Novo Paradigma de conhecimento e politicas educacionais na América Latina. Caderno de Pesquisa, n. 100, p. 37-48, mar. 1997.
MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa. Professores de História: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2010. (2 ed).
MONTEIRO, Gabriela Alves. Estudo sobre o bem-estar/mal-estar docente na perspectiva dos professores de História da Educação Básica. Revista Vozes, Pretérito & Devir, Piauí, v. VII, n. 1, p. 268-285, 2017. Disponível em: http://revistavozes.uespi.br/ojs/index.php/revistavozes/article/view/160/178. Acesso em: 28 jun. 2018.
NÓVOA, António. (org.). Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 1999. (2ª ed.).
OLIVEIRA, Dalila. Andrade. Educação básica: gestão do trabalho e da pobreza. 2° ed. Petrópolis: Vozes, 2010, p. 210-269.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. Nova gestão pública e governos democrático-populares: contradições entre a busca da eficiência e a ampliação do direito à educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, nº. 132, p. 625-646, jul.-set., p. 2015 625.
PRYJMA, Leila Cleuri. de. Ser professor: representações sociais de professores. 143 f. Tese (doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologias, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente. 2016.
PUIGGRÓS, Adriana. Las alternativas cambian con el tiempo. In: PUIGGRÓS, Adriana. De Simón Rodríguez à Paulo Freire: educación para la integración iberoamericana. Buenos Aires: Colihue, 2010, p.7-37.
SORJ, Bernardo, MARTUCCELLI, Danilo. A nação e os desafios da identidade. In: SORJ, Bernardo, MARTUCCELLI, Danilo. O desafio latino-americano coesão social e democracia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008, pp. 242-262.