ANÁLISE DE CONTEÚDO SOBRE AS DEFINIÇÕES DE COMPETÊNCIA, COMPETÊNCIA DIGITAL E COMPETÊNCIA DIGITAL DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2021.32817

Palavras-chave:

Competência, Competência Digital, Competência Digital Docente

Resumo

Existe um evidente imbróglio terminológico e conceitual acerca dos termos competência, competência digital e competência digital docente na literatura acadêmica e documental. Visando colaborar com esclarecimentos pontuais, este artigo tem por objetivos: i) identificar definições de competência, competência digital e competência digital docente, no campo da educação, presentes em publicações de relevância acadêmica internacional; ii) analisar de forma quantitativa as contribuições sobre estes temas em um corpus selecionado de referências da área; iii) elaborar definições próprias sobre competência, competência digital e competência digital docente sob um ponto de vista educacional. A metodologia aplicada foi a Análise de Conteúdo, em um corpus de treze referências oriundas de buscas nas bases de dados Web of Science e Scopus, cujos procedimentos analíticos foram realizados com o auxílio do software Atlas.ti. Os dados revelaram que neste conjunto de referências há poucas definições explícitas destes termos e que, quando existem, há nuances nos entendimentos; contudo, percebeu-se que, mesmo em distintas formas de expressar tais conceitos, há elementos convergentes no entendimento dos autores, compostos por termos como habilidades, uso e literacia. Por fim, à luz do referencial selecionado, foi possível elaborar definições próprias que emergiram a partir deste estudo e que podem servir para referência e discussão de outros pesquisadores da área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Padula Paz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco, da linha de pesquisa Educação e Desenvolvimento. Professora do Colegiado de Letras do Instituto Federal do Paraná, Câmpus Palmas.

Edilson Pontarolo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Departamento Acadêmico de Informática e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, na linha de pesquisa Educação e Desenvolvimento da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Pato Branco.

Gilson Diztel Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo. Professor dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Pato Branco.

Maria de Lourdes Bernartt, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Educação e Direitos Humanos (GPPEDH), Editora Associada da Revista DRd/UNC.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 3a impress ed. São Paulo: Edições 70, 2016.

BEHAR, P. A. Competências em Educação a Distância. Porto Alegre: Penso, 2013.

CARRERA FARRÁN, F. X.; COIDURAS RODRÍGUEZ, J. L. Identificación de la competencia digital del profesor universitario: un estudio exploratorio en el ámbito de las Ciencias Sociales. REDU. Revista de Docência Universitária, v. 10, n. 2, p. 273, 2 ago. 2012.

DOANE, D. P.; SEWARD, L. E. Estatística Aplicada à Administração e à Economia. 4. ed. Porto Alegre: AMGH Editora Ltda., 2014.

ENGEN, B. K. Understanding social and cultural aspects of teachers’ digital competencies. Comunicar, v. 27, n. 61, p. 9–19, 1 out. 2019.

ESPINOSA, M. P. P.; PORLÁN, I. G.; SÁNCHEZ, F. M. Competencia digital: una necesidad del profesorado universitario en el siglo XXI. Revista de Educación a Distancia (RED), n. 56, 30 jan. 2018.

EUROPEU, P.; CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA. Recomendação do Parlamento EuropeuBruxelas, 2006. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:32006H0962&from-=EN. Acesso em: 30 jun. 2020

FALLOON, G. From digital literacy to digital competence: the teacher digital competency (TDC) framework. Educational Technology Research and Development, v. 68, n. 5, p. 2449–2472, 29 out. 2020.

GARCÍA, A. M. R.; TORRES, J. M. T.; RODRÍGUEZ, J. S. Impacto de la productividad científica sobre competencia digital de los futuros docentes: aproximación bibliométrica en Scopus y Web of Science. Revista Complutense de Educación, v. 30, n. 2, p. 623–646, 9 abr. 2019.

GRANADOS, A. C.; DÍAZ, K. Y. A. Competencias digitales docentes: un acercamiento inicial. Revista Electrónica Calidad en la Educación Superior, v. 11, n. 1, p. 47–80, 2020.

GUTIÉRREZ, A.; TYNER, K. Media Education, Media Literacy and Digital Competence. Comunicar, v. 19, n. 38, p. 31–39, 1 mar. 2012.

JOHNSON, R. B.; ONWUEGBUZIE, A. J. Mixed Methods Research: A Research Paradigm Whose Time Has Come. Educational Researcher, v. 33, n. 7, p. 14–26, 2004.

KRUMSVIK, R. J.; RØKENES, F. M. Development of Student Teachers’ Digital Competence in Teacher Education - A Literature Review. Nordic Journal of Digital Literacy, n. 4, p. 250–280, 2014.

LUCAS, M.; MOREIRA, A.; COSTA, N. Quadro europeu de referência para a competência digital: Subsídios para a sua compreensão e desenvolvimento. Observatório, v. 11, n. 4, p. 181–198, 2017.

MARTINO, L. M. S. Teoria das Mídias Digitais: linguagens, ambientes, redes. 2. ed. Petrópolis; RJ: Editora Vozes, 2020.

MATTOS, M. C. DE. Construção de um modelo de referência para aferição do nível de Competências Digitais de professores na Educação à Distância. [Tese.] Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, 2019.

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Measuring the Digital Transformation: A Roadmapd for the futureMeasuring the Digital Transformation. [s.l.] OECD, 11 mar. 2019.

PARK, H.; KIM, H. S.; PARK, H. W. A Scientometric Study of Digital Literacy, ICT Literacy, Information Literacy, and Media Literacy. Journal of Data and Information Science, p. 1–23, 24 jul. 2020.

PÉREZ, M. A.; DELGADO, Á. From Digital and Audiovisual Competence to Media Competence: Dimensions and indicators. Comunicar, v. 20, n. 39, p. 25–34, 1 out. 2012.

PETTERSSON, F. On the issues of digital competence in educational contexts – a review of literature. Education and Information Technologies, v. 23, n. 3, p. 1005–1021, 14 maio 2017.

REDDY, P.; SHARMA, B.; CHAUDHARY, K. Digital literacy: A review of literature. International Journal of Technoethics, v. 11, n. 2, p. 65–94, 2020.

RUIZ CABEZAS, A. et al. Formación del Profesorado Universitario en la Competencia Digital. Pixel-Bit, Revista de Medios y Educación, v. 58, n. 58, p. 181–215, 2020.

SÁ, P.; PAIXÃO, F. Contributos para a clarificação do conceito de competência numa perspetiva integrada e sistémica. Revista Portuguesa de Educação, v. 26, n. 1, p. 87, 2013.

SILVA, B. Aprendizagem na cibercultura: Um novo olhar sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação Digital no contexto educativo ubíquo. Interfaces Científicas - Educação, v. 6, n. 3, p. 17, 2018.

SILVA, K. K. A. DA; BEHAR, P. A. Competências Digitais na Educação: uma discussão acerca do conceito. Educação em Revista, v. 35, 2019.

SILVA JUNIOR, L. A.; LEÃO, M. B. C. O software Atlas.ti como recurso para a análise de conteúdo: analisando a robótica no Ensino de Ciências em teses brasileiras. Ciência & Educação (Bauru), v. 24, n. 3, p. 715–728, set. 2018.

SPANTE, M. Hashemi, S. S.; Lundin, M.; Algers, A.Wang, S. Digital competence and digital literacy in higher education research: Systematic review of concept use. Cogent Education, v. 5, n. 1, p. 1519143, 1 jan. 2018.

STORDY, P. H. Taxonomy of Literacies Introduction. Journal of Documentation, v. 17, n. 3, p. 456–476, 2015.

TEJADA, J. Competências docentes. Profesorado, v. 13, n. 2, 2009.

UNIDAS, O. DAS N. Marco de competencias de los docentes en materia de TIC UNESCO. [s.l.] Library, UNESCO Digital, 2019.

VILLA, S. V. et al. Competencias Docentes y Transformaciones en la Educación en la Era Digital. Formación universitária, v. 12, n. 6, p. 3–14, dez. 2019.

YIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.

ZAVALA, D.; MUÑOZ, K.; LOZANO, E. Un enfoque de las competencias digitales de los docentes. Revista Publicando, v. 3, n. 9, p. 330–340, 30 jan. 2017.

Downloads

Publicado

2021-09-20

Como Citar

PAZ, D. P.; PONTAROLO, E.; SANTOS, G. D. .; BERNARTT, M. de L. ANÁLISE DE CONTEÚDO SOBRE AS DEFINIÇÕES DE COMPETÊNCIA, COMPETÊNCIA DIGITAL E COMPETÊNCIA DIGITAL DOCENTE . Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 30, n. 2, p. 207–225, 2021. DOI: 10.35699/2238-037X.2021.32817. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/32817. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS