ANÁLISE DE CONTEÚDO SOBRE AS DEFINIÇÕES DE COMPETÊNCIA, COMPETÊNCIA DIGITAL E COMPETÊNCIA DIGITAL DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2021.32817

Palavras-chave:

Competência, Competência Digital, Competência Digital Docente

Resumo

Existe um evidente imbróglio terminológico e conceitual acerca dos termos competência, competência digital e competência digital docente na literatura acadêmica e documental. Visando colaborar com esclarecimentos pontuais, este artigo tem por objetivos: i) identificar definições de competência, competência digital e competência digital docente, no campo da educação, presentes em publicações de relevância acadêmica internacional; ii) analisar de forma quantitativa as contribuições sobre estes temas em um corpus selecionado de referências da área; iii) elaborar definições próprias sobre competência, competência digital e competência digital docente sob um ponto de vista educacional. A metodologia aplicada foi a Análise de Conteúdo, em um corpus de treze referências oriundas de buscas nas bases de dados Web of Science e Scopus, cujos procedimentos analíticos foram realizados com o auxílio do software Atlas.ti. Os dados revelaram que neste conjunto de referências há poucas definições explícitas destes termos e que, quando existem, há nuances nos entendimentos; contudo, percebeu-se que, mesmo em distintas formas de expressar tais conceitos, há elementos convergentes no entendimento dos autores, compostos por termos como habilidades, uso e literacia. Por fim, à luz do referencial selecionado, foi possível elaborar definições próprias que emergiram a partir deste estudo e que podem servir para referência e discussão de outros pesquisadores da área.

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Biografia do Autor

Daiane Padula Paz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco, da linha de pesquisa Educação e Desenvolvimento. Professora do Colegiado de Letras do Instituto Federal do Paraná, Câmpus Palmas.

Edilson Pontarolo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Departamento Acadêmico de Informática e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, na linha de pesquisa Educação e Desenvolvimento da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Pato Branco.

Gilson Diztel Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo. Professor dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Pato Branco.

Maria de Lourdes Bernartt, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Educação e Direitos Humanos (GPPEDH), Editora Associada da Revista DRd/UNC.

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Publicado

2021-09-20

Como Citar

PAZ, D. P.; PONTAROLO, E.; SANTOS, G. D. .; BERNARTT, M. de L. ANÁLISE DE CONTEÚDO SOBRE AS DEFINIÇÕES DE COMPETÊNCIA, COMPETÊNCIA DIGITAL E COMPETÊNCIA DIGITAL DOCENTE . Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 30, n. 2, p. 207–225, 2021. DOI: 10.35699/2238-037X.2021.32817. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/32817. Acesso em: 4 dez. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS