DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA ERA DA TECNOLOGIA / Education's Challenges in the Era of Technology

  • Márcia Cassitas Hino
Palavras-chave: Technology, Education, Protagonism, Tecnologia, Educação, Protagonismo

Resumo

Technology has changed the way people live, get around, eat, study and communicate. However, the use of technology in the education process is still controversial. This article promotes a reflection on the aspects of the use of technology in the process of teaching and learning from the perspective of education, the student, the teacher and the educational institutions themselves. The protagonism of the cell phone identified as a pedagogical tool was due to its low cost, ease of use and accessibility, but also to put the student in a more active position and responsible for their education. Students, teachers and educational institutions need to recreate themselves in this context since technology opens up opportunities for individualized, collaborative and informal learning. The multitasking profile of the students facilitates the use of technologies in the classroom, once their relevance and usefulness in the use are perceived. Teachers have not been prepared to use technology in the classroom and need to develop new skills. Educational institutions should encourage and support the development of technological skills by teachers so that they can lead the transformation process.

___

A tecnologia tem mudado a forma como as pessoas vivem, locomovem-se, comem, estudam e se comunicam. Porém, o uso da tecnologia no processo da educação ainda é controverso. Este artigo promove uma reflexão sobre os aspectos do uso de tecnologia no processo de ensino e aprendizagem sob a perspectiva da educação, do aluno, do professor e das próprias instituições de ensino. Identificou-se o protagonismo do celular como ferramenta pedagógica, em decorrência de seu baixo custo, facilidade de uso e acessibilidade, mas também por colocar o aluno em uma posição mais ativa e responsável pela sua educação. Alunos, professores e instituição de ensino precisam se recriar nesse contexto, uma vez que a tecnologia abre oportunidades de aprendizagem individualizada, colaborativa e informal. O perfil multitarefa dos alunos facilita o uso de tecnologias em sala de aula, uma vez que seja percebida sua relevância e utilidade no uso. Professores não foram preparados para utilizar tecnologia em sala de aula e precisam desenvolver novas habilidades. As instituições de ensino devem encorajar e suportar o desenvolvimento de habilidades tecnológicas pelos professores para que estes possam liderar o processo de transformação.

Biografia do Autor

Márcia Cassitas Hino

Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do PR e MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Especialização em Administração pela FAE/PR, Finanças pela FAE/PR, Engenharia da Informação pela PUC/PR e Didática do Ensino Superior pela PUC/PR. Atualmente realiza estágio pós doutoral na Universidade Positivo e é professora na Fundação Getúlio Vargas.

Publicado
2019-02-21
Como Citar
HINO, M. DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA ERA DA TECNOLOGIA / Education’s Challenges in the Era of Technology. Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537 / e-ISSN 2238-037X, v. 28, n. 1, p. 127-139, 21 fev. 2019.