A RECONTEXTUALIZAÇAO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2022.39299Palavras-chave:
Políticas curriculares, Educação Profissional, Trabalho docenteResumo
O texto analisa os fatores que influenciam no trabalho dos professores no processo de recontextualização curricular. Foi realizado um estudo de caso de uma instituição de educação profissional do estado de Goiás com a realização de análise documental e entrevista. Os interlocutores da pesquisa foram sete professores, sendo dois professores da área técnica e cinco do núcleo comum. O estudo foi realizado a partir da noção de recontextualização curricular e do trabalho docente pela perspectiva da ergologia. Foram identificados os seguintes fatores que influenciam na recontextualização curricular dos professores participantes da pesquisa: organização do trabalho pedagógico, história de vida dos professores e o significado social da instituição, dimensão pessoal e o caráter socioeconômico do trabalho, estudantes, campo disciplinar, área de atuação, experiência profissional, políticas educacionais e curriculares e os valores dos professores.
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