IMPLANTAÇÃO DO TELETRABALHO NO INSTITUTO FEDERAL BAIANO, CAMPUS GOVERNADOR MANGABEIRA

ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO DO CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

Autores

  • Adriano dos Santos Moraes Instituto Federal Baiano
  • Francisco José Aragão Pedroza Cunha Universidade Federal da Bahia
  • Maria de Fátima Hanaque Campos Universidade Estadual da Bahia
  • Jéssica Silva Almeida Instituto Federal Baiano

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2023.40539

Palavras-chave:

Teletrabalho, Gestão do Conhecimento, Aprendizagem Organizacional

Resumo

Este artigo objetiva analisar o impacto da implantação do teletrabalho no Instituto Federal Baiano (IF Baiano), Campus Governador Mangabeira, na Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional, a partir da percepção dos servidores lotados no Campus. Trata-se de pesquisa qualiquantitativa, bibliográfica e documental. Foram aplicados questionários aos informantes qualificados e articulados aportes conceituais relacionados à Gestão do Conhecimento Organizacional, Informação e Aprendizagem Organizacional, associados aos princípios da proposta do Pensamento Complexo de Morin (Teoria da Complexidade). Os resultados da pesquisa indicam que a implantação do teletrabalho no IF Baiano, Campus Governador Mangabeira, acontece de forma não estruturada e não sistematizada, ou seja, fora de uma política institucional, o que acaba por causar prejuízos aos processos de gestão do conhecimento e da aprendizagem organizacional. Entende-se que esta pesquisa deve ser continuada na forma de um estudo comparado da implantação do teletrabalho no Campus Governador Mangabeira com os demais Campi do IF Baiano e realizados estudos no que concerne aos efeitos ergonômicos, físicos, psicológicos e emocionais relacionados ao teletrabalho, com ênfase nas questões atinentes à (sobre)carga de trabalho, atingimento de metas institucionais e avaliação de desempenho do teletrabalhador.

Biografia do Autor

  • Adriano dos Santos Moraes, Instituto Federal Baiano

    Aluno Especial de Doutorado do Programa de Pós-Graduação Multi-institucional em Difusão do Conhecimento (PPGDC) em forma associativa da UFBA, IFBA, UNEB, LNCC, UEFS e Centro Universitário Senai Cimatec), Disciplina: Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Colaborativa. Mestre em Educação Profissional Científica e Tecnológica (Programa de Pós-graduação em Educação Profissional, Científica e Tecnológica - ProfEPT, Polo: IFBA), Especialista em Direito Educacional, Especialista em Gestão Pública, Graduado em Tecnologia em Gestão Pública.

  • Francisco José Aragão Pedroza Cunha, Universidade Federal da Bahia

    Doutor em Difusão do Conhecimento pelo Programa de Pós-gradução Multi-institucional e Multidiciplinar da Faculdade de Educação da UFBA (2012). Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica do Salvador (1985) e mestrado em Ciência da Informação pela UFBA (2005). Professor Associado do Departamento de Documentação e Informação da UFBA. Professor permanente dos Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFBA e do Doutorado Multi-institucional e Multidiciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC) da Faculdade de Educação da UFBA. 

  • Maria de Fátima Hanaque Campos, Universidade Estadual da Bahia

    Graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia (1981), mestrado em Historia da Arte pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em História da Arte pela Universidade do Porto (2004). Atualmente é professora titular B da Universidade do Estado da Bahia e atua no Curso de Licenciatura em História. Integra como professora colaboradora do Doutorado Multiinstitucional de Difusão do Conhecimento (DMMDC).

  • Jéssica Silva Almeida, Instituto Federal Baiano

    Possui graduação em Direito pela Universidade do Estado da Bahia (2013). Advogada. Pós-graduada em Direito Constitucional Aplicado. Atualmente é servidora pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. 

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Publicado

2023-05-29

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Como Citar

IMPLANTAÇÃO DO TELETRABALHO NO INSTITUTO FEDERAL BAIANO, CAMPUS GOVERNADOR MANGABEIRA: ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO DO CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 32, n. 1, p. 100–117, 2023. DOI: 10.35699/2238-037X.2023.40539. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/40539. Acesso em: 20 dez. 2024.

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