A FORMAÇÃO INICIAL EM PLANOS DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO

UMA ANÁLISE COMPARADA DE CASOS EM MUNICÍPIOS DO PARANÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2023.41320

Palavras-chave:

Planos de carreira docente, Valorização docente, Formação inicial

Resumo

O presente artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa sobre a dimensão da formação nos planos de carreira do magistério. A partir do foco na formação inicial de ingresso em redes municipais, analise os problemas da definição da forma de ingresso a partir de três casos exemplares em municípios paranaenses: Itaperuçu, Pinhais e Quatro Barras. As principais conclusões mostram que há uma relação de retroalimentação entre a oferta dos cursos de nível médio por parte do estado do Paraná e oferta de vagas por parte dos munícipios.

Biografia do Autor

  • Michele Jiombra Alves de Oliveira, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

    Mestre em educação pela Universidade Federal do Paraná. Graduada em pedagogia também pela
    Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora no setor privado na região metropolitana de
    Curitiba

  • Andrea Barbosa Gouveia, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

    Doutora e mestre em educação pela Universidade de São Paulo. Graduada em pedagogia pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora titular do Setor de Educação da UFPR. 

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Publicado

2023-05-29

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

A FORMAÇÃO INICIAL EM PLANOS DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO: UMA ANÁLISE COMPARADA DE CASOS EM MUNICÍPIOS DO PARANÁ. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 32, n. 1, p. 63–74, 2023. DOI: 10.35699/2238-037X.2023.41320. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/41320. Acesso em: 20 dez. 2024.

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