FILOSOFIA DA PRÁXIS E ENSINO INTEGRADO: PARA ALÉM DA QUESTÃO CURRICULAR / The Praxis Philosophy and integrated education: an ethical and political question

Autores

  • Ronaldo Marcos de Lima Araújo UFPA
  • Doriedson do Socorro Rodrigues UFPA

Palavras-chave:

Educação Profissional, Ensino integrado, Filosofia da Práxis, Práticas Pedagógicas.

Resumo

Focamos neste artigo as práticas pedagógicas em educação profissional e problematizamos o suposto subjacente às políticas oficiais brasileiras de que o ensino integrado pode ser construído somente com processos de formação docente e com estratégias curriculares. A partir de uma pesquisa bibliográfica, apoiados na Filosofia da Práxis, sustentamos que a efetivação de estratégias de ensino integradoras do pensar e do fazer depende principalmente da existência de projetos políticos de transformação social, revelados em um posicionamento docente e no compromisso institucional com uma práxis pedagógica revolucionária.

Biografia do Autor

  • Ronaldo Marcos de Lima Araújo, UFPA
    Professor da Graduação e Pós-Graduação em Educação da UFPA. Pesquisador do CNPq. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação da Universidade Federal do Pará. Doutor em Educação pela UFMG.
  • Doriedson do Socorro Rodrigues, UFPA
    Professor da Universidade Federal do Pará. Doutorando em Educação pela UFPA.

Downloads

Publicado

2011-08-02

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

FILOSOFIA DA PRÁXIS E ENSINO INTEGRADO: PARA ALÉM DA QUESTÃO CURRICULAR / The Praxis Philosophy and integrated education: an ethical and political question. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 20, n. 1, p. 11–22, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8672. Acesso em: 13 jan. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 778

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)