APROXIMAÇÕES PARA ENTENDER A SUBJETIVIDADE NUMA PERSPECTIVA MARXISTA / Approaches to understand the subjectivity in a Marxist perspective

Autores

  • Ronaldo Marcos de Lima Araújo UFPA
  • Elinilze Guedes Teodoro UFPA

Palavras-chave:

Formação humana, subjetividade, marxismo

Resumo

O artigo procura se aproximar, por meio de pesquisa bibliográfica, do conceito de subjetividade em Marx, de acordo com os trabalhos de Berino (1994), Teixeira (1993) e Souza Jr. (1996). Problematiza as idéias de que não é possível construir uma teoria da subjetividade em Marx e de que a perspectiva marxista refletiria uma abordagem economicista. Os autores estudados concordam que o referencial marxista mantém força e vitalidade explicativa em relação ao objeto e apresenta o homem como ser ativo/consciente e social/genérico. Conclui-se apontando que na atual fase de desenvolvimento do capitalismo está se produzindo o fracionamento da relação objetividade/subjetividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

ARAÚJO, R. M. de L.; TEODORO, E. G. APROXIMAÇÕES PARA ENTENDER A SUBJETIVIDADE NUMA PERSPECTIVA MARXISTA / Approaches to understand the subjectivity in a Marxist perspective. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 15, n. 1, p. 68–83, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8831. Acesso em: 27 nov. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)