A UNIDADE TEORIA-PRÁTICA EM UMA PERSPECTIVA MARXISTA / Theory-practice unity in a marxist perspective

Autores

  • Paula Elizabeth Nogueira Sales UFMG
  • Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira PUC Minas

Palavras-chave:

Teorias Marxianas, Relação Teoria-Prática, Educação Profissional

Resumo

Este artigo busca estruturar as bases teóricas para a discussão sobre a interação entre teoria e prática na educação profissional, a partir de concepções marxistas. Como procedimento metodológico deste estudo, recorreu-se à pesquisa bibliográfica e virtual, que abrangeu a revisão de livros e artigos científicos sobre a temática em foco. O sentido marxista de teoria e prática pode constituir um fundamento para um pensamento crítico sobre a educação profissional no atual contexto político-econômico neoliberal, que envolve intensa transformação do mundo do trabalho e problemas sociais e econômicos. Nota-se que muitas instituições de ensino profissional vêm dicotomizando a teoria e a prática, ou privilegiando uma perspectiva pragmática, ligada ao mercado. Considera-se essencial que a educação profissional envolva uma formação prática e teórica, que possibilite ao indivíduo não só se relacionar e atuar sobre a realidade, mas também apreender o sentido do mundo que o circunda

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Publicado

2012-03-29

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

A UNIDADE TEORIA-PRÁTICA EM UMA PERSPECTIVA MARXISTA / Theory-practice unity in a marxist perspective. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 21, n. 1, p. 143–152, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8716. Acesso em: 24 dez. 2024.

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