POLÍTICAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES (PEFPD) – DESAFIOS E POSSIBILIDADES | Policies for teachers training in professional education: special program for...
Palavras-chave:
Formação de Docentes/Professores, Educação Técnica e Profissional, Programa Especial de Formação Pedagógica | Professional Development of Teachers, Technical/Professional Education, ‘Programa Especial de Formação Pedagogica Docente’Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma dissertação de Mestrado, que teve como objeto de estudo o Programa Especial de Formação Pedagógica de Docente, ofertado por uma instituição de Educação Profissional e Tecnológica de Belo Horizonte. O objetivo principal da investigação foi analisar o papel desse Programa na formação/profissionalização de docentes para Educação Profissional e Tecnológica. A metodologia adotada neste estudo centrou-se no âmbito da investigação “Quanti-Quali”. Como principais referências teóricas, foram utilizados: Oliveira (2005, 2008); Luckesi (2002), Moura (2007) e Morgado e Ferreira (2006). Em síntese, constatou-se que as ações de formação de professores para a Educação Profissional, promovidas especialmente pelo Governo Federal, historicamente, se caracterizaram, sobretudo, por terem caráter emergencial, sem uma integralidade própria. Os dados coletados em campo permitiram inferir que os docentes do Programa eram predominantemente doutores com ampla formação acadêmica, embora não possuíssem formação acadêmica específica nas licenciaturas para as quais o Programa pretendia habilitar. No que se relaciona à avaliação geral do curso, o currículo foi considerado, pelos discentes e docentes, como integrado e interdisciplinar, no qual conteúdos práticos e teóricos eram trabalhados de forma concomitante, principalmente na disciplina de Estágio Curricular. Avalia-se que o Programa Especial de Formação Pedagógica é comprometido com uma formação consistente, levando em consideração as particularidades de seus alunos, que são oriundos de cursos que não contemplam formação didático-pedagógica.
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This abstract presents the results of a Masters thesis, which had the objective of studying Program for the pedagogical development of teachers - offered by an institution of professional and technological education in the city of Belo Horizonte. The main objective was to analyze the role of this Program on the training and professional development of teachers of professional and technical education. The methods adopted in this study focused on investigation type ‘Quanti-Quali’. It has been used Oliveira (2005, 2008), Luckesi (2002), Moura (2007), Morgado and Ferreira (2006) as main references. In short, it was observed that the training of teachers on professional education promoted by the Federal Government characterized as being atypical and by its lack of self-integrity. The data collected in the field allowed showed that teachers of the professional education program had doctoral degrees with broad academic training, thought they did not have the specific licentiate training of which the program is intended to train students on. Regarding the general evaluation of the course, the curriculum was considered, by both teachers and students, as integrated and trans disciplinary, in which practical and theatrical topics were worked on simultaneously, especially during the mandatory internship. It has been concluded that the ‘Programa Especial de Formação Docente’ is compromised with consistent training, taking into account the uniqueness of its students, who came from courses that do not include pedagogic training.