A GÊNESE DA PERSPECTIVA ERGOLÓGICA: CENÁRIO DE CONSTRUÇÃO E CONCEITOS DERIVADOS / The genesis of the ergological perspective: scenario building and derived concepts

Autores

  • Paulo Roberto Vieira Júnior PUCMG
  • Eloisa Helena Santos UNA

Palavras-chave:

ergologia, taylorismo-fordismo, atividade do trabalho

Resumo

O objetivo desta revisão de literatura é apresentar o cenário no qual o francês Yves Schwartz e seus colaboradores elaboraram as propostas de construção da perspectiva ergológica, bem como discutir os principais conceitos derivados desse processo. Para a ergologia, o trabalho se posiciona como atividade humana, espaço de debate de normas, criação e recriação do trabalhador frente às demandas do mundo do trabalho. Nessa trajetória, Schwartz é influenciado por importantes pesquisadores: o médico italiano Ivar Oddone e os médicos franceses Alain Wisner e Georges Canguilhem. Baseado nesses autores, o referencial ergológico avança na construção de termos descritivos como: normas antecedentes, renormalizações, corpo si, usos de si por si e pelo outro, dramáticas do uso de si e dispositivo dinâmico a 3 polos. Pode-se afirmar que a perspectiva ergológica é uma ferramenta diferenciada para análise e modificação das realidades trabalhistas, pois nesse processo abre possibilidades para que o trabalhador constitua-se como agente influenciador das demandas provenientes de seu espaço laboral em prol de sua saúde.

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Biografia do Autor

Eloisa Helena Santos, UNA

Professora do Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA (Belo Horizonte, Brasil). Membro da Rede Franco-lusófona Ergologia, Trabalho e Desenvolvimento. Doutora em Educação, Pós-Doutora em Sociologia do Trabalho e em Ergologia. Professora adjunta da Faculdade de Educação da UFMG onde trabalhou até
2003. Membro fundador do Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação do qual foi Coordenadora.

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Publicado

2012-03-29

Como Citar

VIEIRA JÚNIOR, P. R.; SANTOS, E. H. A GÊNESE DA PERSPECTIVA ERGOLÓGICA: CENÁRIO DE CONSTRUÇÃO E CONCEITOS DERIVADOS / The genesis of the ergological perspective: scenario building and derived concepts. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 21, n. 1, p. 83–100, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8729. Acesso em: 27 nov. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS