O SUJEITO, O SABER E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS

Autores

  • Margareth Diniz FAE/UFMG
  • Eloisa Helena Santos

Palavras-chave:

sujeito, saber, relação do sujeito com o saber, práticas educativas

Resumo

O texto pretende explorar as concepções de saber e de sujeito nos campos da Sociologia e da Psicanálise, a partir de Freud e Lacan e de autores como Bernard Charlot e Jackie Beillerot apontando possibilidades de relações entre elas. Pensamos que cada concepção de saber supõe uma de sujeito e que as diferentes maneiras de articulá-las geram diferentes práticas educativas. Está estruturado  em quatro partes. Começaremos por esboçar a problemática que envolve os conceitos de sujeito e de saber tomando os campos da Filosofia, da Sociologia e da Psicanálise. No momento seguinte, abordaremos a discussão em torno da relação que um sujeito estabelece com o saber. Finalmente, procuraremos apontar alguns desdobramentos nas práticas educativas.

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Como Citar

DINIZ, M.; SANTOS, E. H. O SUJEITO, O SABER E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 12, n. 1, p. 137–150, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8981. Acesso em: 27 nov. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS